Jeep Wild Days: ‘Selvagens’ radicais para fugir à rotina

13/10/2018

Para dar a conhecer a sua renovada gama em Portugal, a Jeep organiza na Companhia das Lezírias, no Porto Alto, um dia dedicado aos ‘selvagens’ da sua gama, com os novos Renegade, Cherokee e Wrangler a assumirem os papéis principais neste local radical.

Num evento dedicado sobretudo a clientes da marca (e interessados), os modelos da Jeep são colocados à prova em condições bastante agrestes, passando por trilhos e pisos pouco ‘convidativos’ para uma grande parte dos automóveis. E que Compass, Renegade e Wrangler superaram com distinção impressionante, atendendo aos esforços exigidos, não só em estabilidade, como também em conforto a bordo.

Detalhando as novidades da Jeep, o Renegade surge agora com bastantes alterações em quatro áreas principais. Diretamente visível, a estética tem agora diferenças significativas, apresentando faróis dianteiros redondos e cavas das rodas trapezoidais. De acordo com a marca, procurou-se efetuar uma “clara ligação entre o design do Renegade 2019 e o do novo Wrangler”. Este SUV bastante compacto está disponível em duas configurações – tração dianteira e integral (com dois sistemas de tração integral e desconexão do eixo traseiro), controlo de tração Selec-Terrain, Assistência ao Arranque em Subidas e Assistência à Travagem em Descidas. Ou seja, mantém a sua adaptabilidade para capacidades 4×4, das quais a melhor expressão está no nível de equipamento Trailhawk, criado para condução em todo-o-terreno e caracterizado por elementos técnicos e estilísticos específicos.

Além disso, o Renegade estreia três motores a gasolina sobrealimentados de três e quatro cilindros – a nova família inclui um motor de 1 litro com 120 CV de potência e 190 Nm de binário e um motor de 1.3 litros com 150 CV ou 180 cv e 270 Nm ou 290 de binário, respetivamente. A gama inclui ainda os renovados motores Diesel 1.6 e 2.0 MultiJet II com SCR (Redução Catalítica Selectiva), todos Euro 6/D. Todos os motores podem ser equipados com caixa manual de seis velocidades, com DDCT (Transmissão de Dupla Embraiagem a Seco) ou com transmissão automática de nove velocidades.

A gama oferece quatro níveis de equipamento – Sport, Longitude, Limited e Trailhawk –, dispondo, entre muitos outros elementos, de opções de personalização várias e de opções de jantes de 16 a 19 polegadas.

MOTORES RENEGADE

1.0 T3 TURBO
120 CV e 190 Nm
1.3 T4 TURBO
150 CV e 270 Nm
180 CV e 290 Nm
1.6 MULTIJET 2
120 CV
2.0 MULTIJET 2
140 ou 170 CV

O novo Renegade a gasolina tem um preço de base de 21.500€ para a versão 1.0 120 Sport, mas a marca promete uma variante abaixo dos 20.000€ para tornar esta proposta ainda mais competitiva.

O 1.3 de 150 CV com caixa DCT estará disponível a partir dos 26.000€ na versão Longitude, ao passo que o Diesel 1.6 de 120 CV 4×2 tem um custo de 25.858€.

Nova agressiva pista de todo-o-terreno, repleta de desníveis e de pedregulhos de variadas dimensões, o Renegade mostrou aptidão total para lidar de forma confortável com os trilhos, proporcionando igualmente elevadíssima resistência e diversão ao volante.

O chefe Cherokee

Também o Cherokee surge bastante alterado, com estética renovada, mais tecnologia a bordo e interior atualizado com novos materiais e mais compartimentos para arrumação. A bagageira conta com volume aumentado em 70 litros, levando a capacidade total de carga até um máximo de 570 litros.

A aposta tecnológica foi igualmente reforçada, estando disponível com sistema Uconnect de quarta geração com opção entre ecrã tátil de 7 ou 8.4 polegadas com incorporação de tecnologia Apple CarPlay e AndroidAuto.

No que diz respeito à combinação motor/caixa, as versões europeias contam com o motor Diesel 2.2 MultiJet II com duas variantes de potência (150 ou 195 CV) e nova caixa automática de nove velocidades, beneficiando ainda de três sistemas de tração integral à escolha. Agora, poderá estar equipado em versão de 195 CV com tração dianteira e caixa automática de nove velocidades (por 60.000€).

Em Portugal, o novo Jeep Cherokeeterá disponíveis os níveis de equipamento Longitude, Limited e Overland, com preços desde 52.000€ (2.2 150 CV MT6 Longitude). A gama europeia do novo Cherokee completar-se-á, no próximo ano, com a introdução do Sport e da imparável versão Trailhawk.

Inconfundível Wrangler

A derradeira ‘fera’ a ensaiar foi o Wrangler, que se assume como um descendente direto do original Jeep Willis de 1941, mantendo em relação a esse alguns traços identificativos, mas agora levado para uma nova modernidade, com mais tecnologia e comodidades a bordo, como os sistemas de conectividade e infoentretenimento Uconnect de nova geração.

Para este novo modelo, surgem dois avançados sistemas de tração integral, ativa e permanente on-demand – Command-Trac e Rock Trac, e ainda sistema de bloqueio elétrico dos eixos dianteiro e traseiro Tru-Lock, diferencial autoblocante mecânico Trac-Lok e desconexão eletrónica da barra estabilizadora dianteira. Tudo isto para permitir melhores capacidades fora de estrada, como pudemos atestar numa pista de obstáculos com alguns ‘rigores’ bastante complicados, como cruzamento de eixos, passagem por valas profundas e inclinação lateral significativa. Daquela que parece acabar em ‘tombo’ lateral. Mas, como falamos de um dos jipes mais versáteis do mercado, tudo controlado. Conta, ainda, com estrutura ‘body on frame’ (carroçaria sobre chassis) e mais alumínio na carroçaria, o que lhe permite ser mais leve e ágil.

Na Europa, a oferta inclui dois motores novos – um 2.2 MultiJet II turbodiesel e um 2.0 turbo gasolina. Todos os motores do Wrangler são acoplados à nova caixa automática de oito velocidades e dispõem de tecnologia Stop&Start. Os conteúdos de avançada tecnologia incluem novos faróis dianteiros e grupos óticos traseiros com LED, novo sistema Uconnect com Apple CarPlay, Android Auto e escolha entre ecrãs táteis de 5.0, 7.0 ou 8.4” com funcionalidade “tocar e ampliar”. Pela primeira vez, pode ter igualmente uma capota elétrica.

Surge com três níveis de equipamento – Sport, Sahara e Rubicon – e configurações de duas ou quatro portas, com preços desde 51.000€.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.