Num progresso tecnológico de grande importância, a Kia revelou mais detalhes da sua nova caixa manual de velocidades inteligente (iMT), a qual foi concebida para aplicação nos automóveis equipados com sistemas ‘mild hybrid’ (MHEV) de elevada eficiência com a particularidade de ter um conceito ‘clutch-by-wire’, ou seja embraiagem de acionamento eletrónico.

Ao invés de um sistema convencional com engrenagem mecânica, a caixa iMT da Kia tem funcionamento meramente eletrónico, estando integrado de forma simples no sistema eletrificado de 48 volts. Funciona com o motor de arranque-gerador para desligar o motor de combustão mais cedo do que o atual sistema start-stop da marca, o que lhe permite reduzir as emissões de CO2 e o consumo de combustível.

A marca explica que a velocidade escolhida permanece ativa mesmo com o motor desligado, voltando a ligar-se assim que pressione o travão ou o acelerador, tirando partido do impulso de energia fornecido pelo sistema MHSG. Ou seja, mesmo com a mudança ‘engrenada’, o motor pode ser desligado para maior eficiência sem desvirtuar o apelo da condução de um carro de caixa manual.

A transmissão reativa o motor em ponto morto (com embraiagem aberta) caso o condutor pressione o pedal da embraiagem para mudar de velocidade ou se a velocidade for demasiado lenta para a mudança escolhida no momento.

Como funciona

Para explicar ainda mais eficazmente o funcionamento do sistema, a Kia simula mesmo um momento de condução. Assim, imagine-se que o condutor conduz com o carro na mudança certa enquanto começa a rolar por inércia, sem recurso ao motor, perdendo velocidade de forma gradual, por exemplo quando se aproxima de um cruzamento ou semáforo. Embora esteja com uma mudança ativa, a iMT envia um sinal eletrónico para a caixa de velocidades e para a unidade MHSG para desligar o motor e ‘abrir’ a embraiagem.
Esquema simples do funcionamento da nova caixa: quando o condutor pressiona o pedal da embraiagem, o motor de combustão reativa-se (simbolizado a vermelho), quando pode rolar por inércia, o motor desliga-se (imagem do meio), sem o vermelho simbólico.

Com o motor desligado, o carro continua a sua marcha, com a embraiagem aberta a limitar a desaceleração e permitindo o aproveitamento da energia cinética. Imaginando que se trata de um semáforo, assim que o condutor volta a acelerar ou pressiona o pedal da embraiagem para trocar de mudança, a unidade MHSG ativa o motor na mudança selecionada pelo condutor ou em ponto morto, uma vez mais com a embraiagem aberta para possibilitar uma rápida seleção.

A energia elétrica providenciada pelos sistemas MHSG e pela bateria de 48 volts colocam o motor e a transmissão na velocidade e na rotação corretas. Caso a velocidade desca abaixo de uma determinada velocidade, o motor reativa-se sem a assistência do MHEV e embraiagem, previamente aberta, fecha-se para assim evitar que o motor entre em esforço na mudança selecionada.

Esta nova unidade foi desenvolvida na Europa, pelo centro técnico da Hyundai Motor Europe em Offenbach, na Alemanha, sob a responsabilidade de Michael Winkler, diretor da área motriz do grupo, sendo também de esperar que esta solução possa ser aproveitada para os modelos da Hyundai. Winkler explica que esta é uma forma “de eletrificar as caixas manuais” tradicionais, procurando assim manter o apelo dos condutores europeus que apreciam bastante esta solução, mesmo com o crescimento das caixas automáticas, sobretudo as de dupla embraiagem.

Na Kia, o primeiro modelo a tirar partido desta nova caixa de velocidades será o Rio EcoDynamics+ com o motor 1.0 T-GDi a gasolina eletrificados (MHEV), que chegarão aos mercados no terceiro trimestre.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.