A prova de ralis mais dura do mundo vai servir de ‘exame’ às capacidades do mais recente Land Rover Defender. A marca terá dois Defender 110 com especificações de série para prestar apoio à equipa Bahrain Raid Xtreme (BRX) no Rali Dakar, disputado uma vez mais na Arábia Saudita em 2021.

Com o apoio da reputada preparadora Prodrive, a equipa BRX é composta pelo francês Sébastien Loeb, vencedor de nove Campeonatos do Mundo de Rali, e pelo espanhol Nani Roma, bicampeão do rali Dakar, naquela que é uma dupla de peso para atacar a edição de 2021 deste conceituado rali.

Longe da emoção da competição, os dois Defender 110 terão, ainda assim, uma importância elevada, devendo superar condições extremas e transpor as dunas do deserto, a lama, a savana e pedras para transportar provisões e materiais vitais para a equipa e para os pilotos (capacidade de carga de até 900 kg e uma capacidade de carga no tejadilho de 168 kg). Além disso, irão prestar apoio fundamental aos membros da equipa, que irão acampar, comer e dormir nos modelos Defender 110 equipados com o motor P400e durante esta extenuante aventura de 12 etapas no deserto.

Os dois Defender terão pintura Indus Silver, dispondo também de tecnologia de eletrificação simplificada, conjugando o motor Ingenium a gasolina de seis cilindros em linha e 400 CV com a tecnologia mild hybrid, surgindo ainda com o ‘Explorer Pack’, que inclui um porta-bagagens de tejadilho para expedições, entrada de ar elevada, abas dos guarda-lamas e o porta-bagagens externo. Em complemento, a escada articulada para o tejadilho proporciona acesso fácil à caixa do tejadilho, para facilitar o transporte de todo o equipamento.

Apesar de ser um regresso ao Dakar, o Defender não estará em competição, algo que não esmorece o contributo da marca britânica na edição deste ano, como refere Finbar McFall, responsável para a área da experiência do cliente da Jaguar Land Rover. “A Land Rover venceu a edição inaugural de 1979 do Dakar, pelo que os seus antecedentes são insuperáveis. Em complemento, este rali é o expoente máximo das provas de resistência todo-o-terreno. Os Defender não irão competir, mas o seu papel de apoio à equipa ao longo de milhares de quilómetros num deserto extenuante será fundamental. Em complemento, o facto de estes modelos não terem sofrido alterações confirma as capacidades extraordinárias e resistência intrínsecas do nosso lendário modelo 4×4, que foi submetido ao programa de testes de engenharia e desenvolvimento mais exigente da nossa história”.

Como nota adicional, o novo Defender encontra-se disponível nas versões de chassis curto e longo, o 90 e o 110, respetivamente.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.