A SEAT revelou aquele que é o seu modelo de produção em série mais potente de sempre – o Leon Cupra R, que tem por base o recém-renovado Cupra de 300 CV, mas oferece uma série de modificações para se tornar ainda mais extremo. E limitado, uma vez que apenas serão produzidos 799 exemplares deste Cupra.

O aumento de potência foi ligeiro, na ordem dos 10 CV, passando agora o motor 2.0 TSI a debitar 310 CV com caixa manual e 300 CV com a caixa automática DSG de 6 velocidades, sendo que ambos contam com tração dianteira. Quanto a prestações… tudo no ‘segredo dos deuses’, mas não deverão fugir muito daquilo que a Volkswagen apresenta com o seu Golf R, atendendo a que as bases são as mesmas.

Entre as diferenças de relevo para este Leon Cupra R contam-se o novo acerto do eixo dianteiro (em termos de camber), a suspensão adaptativa, um novo sistema de escape específico e um conjunto de travões da Brembo mais eficaz. Também o visual exterior conta com novidades, embora sejam de pormenor, como o spoiler dianteiro, difusor traseiro e saias laterais produzidas em fibra de carbono.

Por outro lado, existem entradas de ar diferentes e apontamentos em bronze um pouco por toda a carroçaria. As cores disponíveis para este modelo são três: Preto Midnight, Cinzento Pyrenees e Cinzento Matte. A combinação de carbono e bronze também foi aplicada ao interior, de acordo com a marca espanhola, havendo ainda muitos revestimentos em Alcantara.

Este será um dos modelos presentes em Frankfurt, sendo que alguns dos outros destaques são o novo SEAT Arona, pela primeira vez exposto publicamente, a gama alimentada a gás natural, como o Ibiza 1.0 CNG, o serviço de conectividade e de serviços Amazon Alexa e, por fim, os três nomes finalistas do concurso para denominar o futuro SUV de grandes dimensões que será posicionado acima do Ateca.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.