A evolução mais significativa é o facto de o UX 250h Premium Hybrid ser substituído pelo novo UX 300h. O novo modelo é alimentado por um motor de quatro cilindros em linha de 2.0 litros acoplado a dois motores elétricos, mas o motor elétrico traseiro do sistema de tração integral e-Four do novo modelo é quase seis vezes mais potente do que o do seu antecessor. Em vez do motor de indução de 5,3 kW (7 CV) do UX 250h, existe agora um motor de ímanes permanentes de 30 kW (41 CV).
Dessa forma, a potência combinada passa a ser superior, atingindo os 146 kW/199 CV (tanto no de tração dianteira, como no de tração integral), um aumento de 8% em relação aos 135 kW (184 CV) do UX 250h. Este aumento é possível graças a um sistema híbrido de quinta geração que substitui a anterior bateria de hidreto metálico de níquel de 180 células e 216 volts por uma bateria de iões de lítio mais eficiente.
Como resultado, a aceleração dos zero aos 100 km/h foi melhorada em ambos os modelos, passando de 8,5 para 8,1 segundos no UX 300h de tração dianteira e de 8,7 para 7,9 segundos no de tração integral. O consumo de combustível também melhorou, graças a um grupo motopropulsor mais eficiente e à redução de peso, para 4,7 a 5,0 l/100 km no modelo de tração dianteira e 5,0 a 5,4 l/100 km no modelo de tração integral no ciclo combinado WLTP. Isto representa uma melhoria de 12% em relação ao modelo anterior.
Dinâmica melhorada
De acordo com a marca japonesa, o UX 300h de tração integral é acompanhado de dinâmica de condução mais precisa, graças a uma redução no rolamento da carroçaria, melhorando-se também a a estabilidade do veículo em travagens bruscas e, quando a superfície da estrada é mais escorregadia de um lado do que do outro.Estas melhorias foram conseguidas através da afinação do controlo dinâmico da distribuição do peso por eixo do sistema de tração integral e-Four, que monitoriza continuamente a tração para otimizar a distribuição do binário à frente e atrás. A dinâmica também beneficia de uma maior rigidez da carroçaria, conseguida através da introdução de um reforço no suporte do radiador e do reforço da porta da bagageira.
No habitáculo, o cliente pode agora optar por um novo ecrã de instrumentação totalmente digital de 12.3”, o qual pode ser personalizado no aspeto e nas informações apresentadas. O ecrã tátil multimédia de 8 polegadas também foi atualizado.
Os clientes do UX podem agora escolher uma nova cor interior, Light Sand, e estofos sem pele com bancos em tecido ou pele sintética, bem como pele sintética para o volante aquecido e para a alavanca das mudanças. O volante foi atualizado para incorporar uma câmara de monitorização do condutor que verifica constantemente a atenção do condutor e reconhece se este perdeu a concentração devido a fadiga ou desconforto. Se o condutor não responder aos avisos, o monitor ativa a Paragem de Emergência do Condutor, levando o veículo a uma paragem controlada e ativando as luzes de emergência.
No caso do elétrico UX 300e de tração dianteira, já havia sido submetido a atualizações importantes na primavera de 2023, como por exemplo, recebendo uma bateria de iões de lítio de maior capacidade (72.8 kWh), que alimenta um motor/gerador compacto de 150 kW/204 CV de potência e 300 Nm de binário. A autonomia foi aumentada em mais de 40%, para 450 quilómetros e o cockpit foi equipado com um novo sistema multimédia com maior funcionalidade e ecrãs táteis maiores de 8 e 12.3 polegadas.
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