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Lexus UX 250h: Explorador urbano ‘aterra’ em Portugal

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Aquele que será um dos modelos mais importantes da Lexus no mercado europeu, o UX, acaba de chegar a Portugal, estando já disponível para encomenda. Dono de um estilo arrojado, tecnologia híbrida de última geração e condução a prometer bom equilíbrio entre dinamismo e conforto, o UX 250h tem os ingredientes certos para se destacar no segmento dos SUV compactos Premium.

Colocado como um rival para os BMW X2 e Audi Q2, o novo Lexus UX aproveita a ‘onda’ SUV que continua a crescer no mercado europeu, sendo observado pela marca nipónica como uma proposta para ajudar a atingir a meta das 100 mil unidades vendidas em solo europeu. Também em Portugal, o UX será importante para aumentar as vendas, num ano que teve um arranque tímido para a marca nos dois primeiros meses, mas que em março já foi de recorde de matrículas.

O estilo é inspirado nos jovens exploradores urbanos, sendo precisamente para esses que se destina, principalmente, este novo SUV compacto, com um design bastante arrojado.

Tendo por base a nova plataforma GA-C destinada aos modelos compactos (permitindo maior liberdade de design e de desenvolvimento), o UX 250h reforça a tendência híbrida da Lexus, oferecendo a quarta geração da tecnologia ‘Self-Charging Hybrid’, que é como quem diz um sistema que não precisa de ligação constante à tomada para manter a energia na bateria de hidretos metálicos de níquel (Ni-MH) de 216 V. Debita uma potência combinada de 184 CV, graças à aliança entre o motor de combustão interna com eficiência térmica de 41% e um motor elétrico de 80 kW/109 CV para a função de locomoção.

Os dois motores elétricos surgem num transeixo híbrido de nova geração que é mais compacto, mais leve e com menor fricção interna do que nos anteriores sistemas híbridos da Lexus. Além disso, a Unidade de Controlo de Potência (PCU) é mais potente ainda que 20% menor e 10% mais leve. O novo transeixo monta os motores geradores elétricos (MG1 e MG2) coaxialmente em vez de em linha. O conjunto resultante é menor e mais leve reduzindo as perdas por atrito em 25%. Além disso, o MG2 é agora um motor de rotações mais altas, proporcionando melhor desempenho e eficiência.

Suavidade

Em estrada, este Lexus consegue acompanhar os intentos dinâmicos do condutor, mostrando boas respostas em aceleração e em recuperações, graças à benesse de ter disponível o binário do motor elétrico (202 Nm) em cada momento. A gestão do sistema híbrido por parte de uma unidade de controlo de potência mais compacta faz com que se privilegie o modo elétrico (EV Mode) quando possível, podendo circular por mais tempo e até velocidades mais altas (115 km/h) sem emissões.

A resposta da motorização híbrida é mais contundente em modo Sport (ou Sport+ nos Luxury e F Sport+), atribuindo maior desportividade a este conjunto, sendo suave e mais progressivo quando o modo ECO está ativado, aqui dando primazia, sempre que possível, à unidade elétrica. A caixa e-CVT tem funcionamento melhorado para reduzir o efeito de ‘elástico’ em que a aceleração nem sempre corresponde ao correspondente aumento de velocidade e, embora ainda se sinta este efeito, o ruído e o seu funcionamento foram muito melhorados.

A versão E-Four com tração integral (graças a motor no eixo traseiro) terá pouca expressividade no mercado nacional, mas também estará disponível para encomenda. Este modelo recorre a um motor elétrico traseiro para um sistema inteligente de tração “a pedido” controlado pela unidade de gestão dinâmica do veículo. Assim que deteta perdas de motricidade, a unidade ativa o motor elétrico traseiro numa solução de tração integral virtual.

Interior requintado

No interior, a Lexus fez o seu trabalho com recurso à sabedoria dos artesãos ‘takumi’, cuidando sobretudo dos aspetos de silêncio a bordo, conforto e qualidade dos materiais e da construção, figurando de forma meritória no topo da sua classe. A tradição japonesa de bem receber – denominada ‘omotenashi’ – alia-se à nobreza de materiais, com inovadoras técnicas de produção. Ainda no âmbito de tradições nipónicas, é inspirado por um conceito de arquitetura tradicional denominado “engawa”, que dilui os limites entre o exterior e o interior de uma casa. No limite, quando visto de fora, o capot parece estar diretamente unido ao tablier através do para-brisas.

O conforto acústico sobressai como um dos pontos fortes deste SUV compacto, com a marca a destacar o trabalho que foi feito neste capítulo ao longo do desenvolvimento. A posição de condução é também um ponto a favor, aproximando-se mais de um compacto comum do que de um SUV.

Tecnologicamente, o Lexus Safety System+ é de série, integrando um compêndio de sistemas como o assistente de pré-colisão com reconhecimento noturno de peões e o Lexus Codrive que compreende o cruise control adaptativo, assistência à manutenção na faixa de rodagem e máximos adaptativos.

Os preços arrancam nos 42.500€ para a versão UX 250h de tração dianteira em nível Business, subindo para os 45.500€ na versão Executive (46.900€ para o Executive+). Já o AWD tem apenas três níveis de equipamento, arrancando no F Sport, com um preço de 52.400€. O modelo de tração dianteira é Classe 1 nas portagens e a marca acredita que o AWD também o será, embora o processo de homologação ainda não esteja concluído.