A Skoda atualizou o Octavia, dando-lhe mais atributos tecnológicos e imagem diferenciada para dar continuidade a uma história de sucesso que leva já mais de sete milhões de unidades vendidas, sendo, de longe, o modelo mais vendido da marca checa.

Na sua quarta quarta geração, o Octavia recebeu agora um visual renovado que inclui uma grelha revista e novos faróis LED Matrix de segunda geração, enquanto as funcionalidades tecnológicas foram bastante reforçadas com a presença, por exemplo, de um novo ecrã digital de 10 polegadas a bordo ou o sistema Climatronic de dupla zona.

Esteticamente, a renovação do Octavia inclui uma atualização sensível das zonas dianteira e traseira, com grelha frontal modernizada e também para-choques com novidades, a que se juntam ainda luzes traseiras LED revistas com indicadores dinâmicos e uma série de novos designs de jantes de liga leve (entre as 16 e as 19 polegadas). Em realce está a chegada da tecnologia LED Matrix com novos elementos Crystallinium e 36 segmentos individuais de iluminação para conseguir melhorar o feixe de luz sem encandear os automobilistas que se dirigem em sentido contrário.

Os novos para-choques aumentam o comprimento total do renovado Octavia em nove milímetros, passando a medir agora 4698 mm.

No interior, além de materiais novos e sustentáveis para os bancos, tablier e painéis das portas, um ecrã digital de 10 polegadas é agora fornecido de série em modelos selecionados, podendo receber um novo ecrã de 13 polegadas, em opção, naquela que é uma estreia para o modelo. O Octavia atualizado oferece nove seleções de Design para o interior, que são marcadas por uma maior utilização de materiais sustentáveis.

Ao nível da capacidade de resposta do infoentretenimento, o Octavia passa a dispor de tecnologia ChatGPT baseado em Inteligência Artificial (IA), integrado de série no assistente de voz Laura. Graças a isso, abrem-se novas capacidades do assistente virtual por voz, de acordo com a Skoda. O Virtual Cockpit de 10 polegadas, introduzido no lançamento da quarta geração do Octavia, continua a ser oferecido.

A tecnologia ‘Phone Box’ de 15 watts é novidade, oferecendo carregamento rápido sem fios de smartphones, bem como uma função de arrefecimento dos mesmos. As portas USB-C fornecem agora uma potência de 45 watts, três vezes superior ao que existia antes. Pela primeira vez no Octavia, o sistema atualizado de acesso ao veículo sem chave Kessy destranca ou tranca automaticamente o veículo assim que o condutor entra ou sai de uma área num raio de 1,5 metros do automóvel enquanto transporta a chave.

O Assistente de Estacionamento Inteligente e o Assistente de Estacionamento Remoto também fazem a sua estreia no Octavia, incrementando a quantidade de tecnologias de assistência à condução, numa lista que foi bastante reforçada: por exemplo, o sistema de deteção de fadiga do condutor recorre agora a uma série de dados e parâmetros para averiguar o comportamento do condutor. A lista de airbags pode chegar agora aos dez.

Motores com foco na eficiência

A gama de motores é composta por quatro variantes a gasolina e duas turbodiesel, não faltando ainda soluções mild-hybrid, com potências entre os 116 CV e os 265 CV (neste caso, para a versão mais potente RS, com acerto específico do chassis e diferentes apontamentos estéticos).

Para ‘abrir’ a lista de opções, o motor 1.5 TSI pode ser configurado em variantes de 116 CV e de 150 CV, sendo que ambas podem ser associadas a tecnologia mild-hybrid, com recurso a um sistema elétrico de 48 V, que reduz os consumos e melhora ligeiramente as prestações. Sempre que o Octavia beneficie de solução mild-hybrid, tem sempre caixa automática DSG de sete velocidades.

A energia recuperada durante a travagem é armazenada numa bateria de iões de lítio de 48 volts, utilizando um gerador de arranque de 48 volts arrefecido a água e acionado por correia. Isto apoia o motor de combustão interna quando necessário ou permite que o Octavia se movimente com o motor completamente desligado. Quando é necessária menos potência, os motores 1.5 TSI podem desligar dois cilindros utilizando a desativação ativa de cilindros ACT+ para reduzir o consumo de combustível.

A motorização 1.5 de 116 CV e de 150 CV estão disponíveis também com caixa manual de seis velocidades, mas neste caso sem sistema mild-hybrid.

Depois, ainda nas opções a gasolina, haverá duas variantes com motor 2.0 TSI, uma com 150 CV (prevista apenas para 2025), e outra de 265 CV para o Octavia RS, debitando esta mais 20 CV do que anteriormente. Ambos os motores 2.0 TSI injetam combustível com uma pressão de 350 bar e apresentam funcionamento variável das válvulas. A entrada de ar melhorada e a otimização da fricção contribuem para o aumento da potência face às versões anteriores. A variante de 204 CV com tração integral de série funciona no ciclo Budack com uma taxa de compressão aumentada de 12,2:1 e é 14 CV mais potente do que o seu antecessor.

Mas, há também espaço para os motores turbodiesel, com duas opções assentes no bloco 2.0 TDI cuja eficiência foi melhorada ao nível do tratamento dos gases de escape. Neste caso, há um aumento na pressão de injeção para os 2200 bar enquanto o sistema de tratamento dos gases de escape efetua uma redução mais eficaz do óxido de azoto (NOx) com catalisador de dois pontos.

Para Klaus Zellmer, Presidente do Conselho de Administração da Skoda, “esta atualização eleva o nosso modelo mais vendido ao próximo nível. Inovações como um sistema de infoentretenimento totalmente redesenhado, novos sistemas de segurança, maior utilização de materiais sustentáveis e faróis mais potentes tornam-no ainda mais adequado para os exploradores do dia-a-dia. Estou confiante que o nosso mais recente Octavia irá surpreender e deliciar os seus condutores e passageiros, confirmando o seu lugar como o nosso automóvel mais popular”.

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