A chinesa Aiways pretende entrar em força no mercado europeu, tendo revelado o seu U6ion Concept, um SUV totalmente elétrico que pretende assinalar os planos da marca para o seu futuro a médio prazo.

Oriunda de Xangai, a Aiways apresentou um novo protótipo para um coupé crossover com elevado detalhe aerodinâmico e foco na tecnologia, partilhando a sua plataforma ‘MAS’ (More Adaptable Structure) com o U5, outro SUV 100% elétrico que será comercializado nalguns mercados europeus a partir deste agosto.

O seu desenho foi supervisionado por Ken Okuyama, Conselheiro de Design da Aiways, tendo a sua equipa criado uma linguagem de design que pretende evocar uma ideia de “tecnologia inteligente e simplificada”. Assim, as suas linhas exteriores revelam uma pose desportiva e musculada, com um tejadilho em vidro ao estilo de um ‘fastback’.

O trabalho aerodinâmico fica patente por detalhes como as entradas de ar sob os faróis, enquanto as cavas das rodas traseiras são também volumosas e contam com uma lâmina na sua parte posterior. Há ainda um spoiler superior que oferece um fluxo de continuidade com o o grande tejadilho panorâmico. Também as jantes de 21 polegadas de baixo atrito aerodinâmico contribuem para uma boa eficácia nesse capítulo, com um coeficiente de arrasto de 0.27.

No interior, a tecnologia impera, com superfícies coloridas e diversos detalhes desportivos, como o volante multifunções ou os bancos integrais. O painel de instrumentos é ‘flutuante’ com 7.0 polegadas, enquanto o seletor de condução, na consola central, é inspirado na alavanca de aceleração dos iates de luxo. Ainda na consola central, o grande destaque vai para o ecrã tátil de 14.6 polegadas, para o sistema de infoentretenimento que também conta com um assistente virtual com reconhecimento avançado de voz para controlar diversas funcionalidades.

A pensar nas mudanças da mobilidade quotidiana, a Aiways também acrescenta locais de arrumação para um drone, o qual é arrumado entre os passageiros dos bancos traseiros (assim como o controlo remoto), e para uma scooter elétrica na bagageira.

Sem informação técnica sobre os motores elétricos, a marca chinesa detalha porém a sua extensa lista de assistentes à condução e de segurança, incluindo travagem autónoma de emergência, cruise control adaptativo, alerta de trânsito cruado atrás, assistente de máximos ou sistema de manutenção em faixa, entre outros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.