A Mazda anunciou novas etapas para o seu futuro rumo à neutralidade carbónica, garantindo que irá acelerar os seus planos globais de eletrificação. Assim, já para 2030, a marca japonesa garante que um quarto dos seus produtos irá ser totalmente elétrico e que os demais terão alguma forma de eletrificação associada.

Entre 2022 e 2025, a Mazda irá introduzir uma gama de novos produtos utilizando a denominada Skyactiv Multi-Solution Scalable Architecture, em especial para o Japão, Europa, EUA, China e região ASEAN. A mesma irá originar cinco modelos híbridos, cinco modelos plug-in híbridos e três modelos elétricos (VE), não existindo ainda detalhes quanto a estes lançamentos. A única revelação diz respeito aos modelos híbridos que terão um sistema fornecido pela Toyota, sendo de esperar também a chegada de elétricos com extensor de autonomia com base num motor ‘wankel’ de pequenas dimensões.

A Mazda está também a desenvolver uma plataforma dedicada para veículos eléctricos – Skyactiv EV Scalable Architecture – que será utilizada para veículos elétricos de diferentes dimensões e tipos de carroçarias para lançamento entre 2025 e 2030.

No entanto, a marca de Hiroxima continua empenhada num futuro de opções variadas de forma a alcançar-se a neutralidade climática. Através da Skyactiv Multi-Solution Scalable Architecture, o contínuo processo de eletrificação irá andar lado a lado com o desenvolvimento da tecnologia inerente aos motores de combustão interna, de que são exemplo o bloco e-Skyactiv X e os novos motores de seis cilindros em linha.

Em muitas regiões, a Mazda está a investir em diferentes projetos e parcerias de modo a promover o desenvolvimento e a utilização de combustíveis renováveis nos automóveis, como por exemplo no Japão ou na Europa, onde aderiu à eFuel Alliance em fevereiro último, sendo o primeiro construtor automóvel a integrar a aliança.

Evolução nos sistemas de segurança

Por outro lado, a Mazda revelou ainda que irá expandir o leque de tecnologias de segurança avançadas com a introdução do seu sistema de condução autónoma centrado no ser humano, denominado Mazda Co-Pilot Concept. Primeiramente e a partir de 2022, irá surgir uma versão Mazda Co-Pilot 1.0. Através desse, a Mazda irá gradualmente introduzir um sistema que monitoriza constantemente o estado e condições do condutor.

Se for detetada uma alteração súbita na condição física do condutor, o sistema alterna para uma condução autónoma, direcionando a viatura para um local seguro, imobilizando-a e realizando uma chamada de emergência.

Juntamente com outras quatro marcas japonesas (Suzuki, Subaru, Daihatsu e Toyota), a Mazda irá codesenvolver especificações de engenharia de série para dispositivos de comunicação de próxima geração in-vehicle, impulsionando um sistema de comunicação padronizado que permita assegurar serviços conectados mais seguros e relaxantes.