A Mazda procedeu a uma série de retoques à sua gama para 2021, focando-se com especial atenção na sua gama SUV, com o CX-5 e CX-30 em destaque, mas também sem esquecer dois outros modelos importantes, ainda que de formas distintas – os Mazda3 e MX-5. Entre as novidades está o reforço de eficiência do motor e-Skyactiv X e a melhoria do sistema de infoentretenimento.

Em época de aperto de emissões, a Mazda revela ligeiras alterações na sua gama que procuram tornar os seus modelos mais apelativos e eficientes. Disponível nos Mazda3 e CX-30, o motor de combustão Skyactiv X beneficia de ligeira evolução técnica, com ajuste da relação de compressão do bloco e-Skyactiv X de 16,3:1 para 15,0:1, otimização do controlo da combustão, pistões modificados e a atualização do software do sistema Mazda M Hybrid de eletrificação simples, aumentando o nível de auxílio ao motor de combustão nas fases de paragem em semáforos, por exemplo, ou nas acelerações mais fortes.

Fruto dessas ligeiras mexidas, a Mazda conseguiu não só aumentar a potência e disponibilidade do e-Skyactiv X em 6 CV de potência e 16 Nm de binário, mas também a sua eficiência. Com 186 CV às 6000 rpm e 240 Nm de binário às 4000 rpm, as médias de consumos e de emissões de CO2 foram reduzidas em 0,5 l/100 km e 10 g/km de CO2, valores substanciais atendendo a que as mexidas técnicas não foram muito profundas.

Assim, o Mazda3 e-Skyactiv X regista agora uma média de consumo combinada WLTP entre os 5,0-6,5 l/100 km, com emissões de CO2 médias de 114-146 g/km. Quanto ao Mazda CX-30 e-Skyactiv X regista agora uma média de consumo combinada WLTP de 5-7-6,6 l/100 km, com emissões de CO2 médias de 128-149 g/km.

A marca aponta que os ganhos obtidos no motor traduzem uma maior eficiência de combustão, aumentando a performance ao mesmo tempo que melhora a sua competência ambiental, graças a uma estabilidade de ignição ainda maior, minimizando ainda mais o já muito baixo risco de autoignição inesperada ou de pré-ignição, devido à variabilidade da qualidade do combustível em diferentes mercados. O funcionamento do sistema pode ser acompanhado a bordo a partir do ecrã multimédia no interior.

O motor e-Skyactiv X está disponível para os modelos Mazda3 e Mazda CX-30 com caixa manual de seis velocidades ou automática de igual número de relações, havendo ainda a possibilidade de estar associado, opcionalmente, a sistemas de tração integral i-Activ nas variantes hatchback do Mazda3 e no Mazda CX-30.

A força dos SUV

Determinantes para a estratégia comercial da Mazda no mercado europeu, os SUV ganham volume e em Portugal isso é ainda mais evidente com a preponderância do CX-30, SUV de dimensões médias que tem tido uma aceitação acima de qualquer expectativa por parte da Mazda Portugal, com cerca de 50% das vendas da marca de Hiroxima em solo luso.

As mexidas neste modelo não são muito significativas, passando pela introdução do bloco e-Skyactiv X anteriormente descrito, pela adoção do preto para a cor interior e da redução de 400€ na versão com o Pack Active devido à passagem da bagageira elétrica para o Pack Sport.

Já o CX-5 apresenta novidades mais relevantes, com este modelo a receber algumas melhorias na dinâmica (com alterações na suspensão, direção assistida e adoção do G-Vectoring Control Plus) e na conectividade, a par de uma edição especial ‘Homura’ mais focada na oferta de equipamento requintado.

Assim, para este modelo, a marca reservou um novo sistema de estacionamento de quatro câmaras para função 360 graus, um novo sistema de infoentretenimento com software atualizado e ecrã de 10.25″ (compatível agora com Apple CarPlay e Android Auto), comandado a partir da consola central, num esquema de botões que a Mazda procurou tornar mais intuitivo, e de funcionalidades tecnológicas incrementadas com recurso ao sistema MyMazda App.

Edição especial CX-5 Homura

Para 2021, o CX-5 apresenta uma edição especial designada ‘Homura’. Expressão japonesa que significa “fogo” ou “chama”, o conceito “Homura” é refletido nos pormenores em vermelho do interior, onde existem painéis exclusivos em preto, com desenho ninho de abelha gravado no tablier e painéis das portas, e costuras em vermelho vivo no aro do volante, comando da caixa de velocidades, consola central e caixa de consola e apoios de braço das portas. A pedido, os bancos em couro podem contar com painéis centrais em camurça artificial ‘Gran Luxe’, igualmente com costuras a vermelho. No exterior, a imagem de requinte é reforçada com capas dos retrovisores em preto e jantes em liga leve de alumínio exclusivas de 19’’.

Esta aplicação, estreada anteriormente no MX-30, permite aos utilizadores do CX-5 aceder aos serviços conectados da marca, procurar o veículo, fechar e abrir as portas do veículo remotamente, enviar roteiros para o sistema de navegação, consultar o estado do veículo e o histórico de manutenção e receber alertas de roubo.

A nível técnico, destaque para a melhoria das características de NVH (ruído, vibrações e asperezas), a par da redução das emissões poluentes do SUV. Composta por uma gama de motores a gasolina e Diesel, caixas manual e automática de seis velocidades e sistemas de tração dianteira ou integral, o CX-5 assume-se como um modelo de ampla versatilidade de opções.

A gama completa de motores do CX-5 de 2021 contempla duas unidades a gasolina e dois blocos Diesel. Para o mercado português, o motor a gasolina Skyactiv-G de 2.0 litros com 165 CV está disponível em versão de tração dianteira (com caixa manual ou automática), enquanto o Skyactiv-G de 2.5 litros com 194 CV está associado apenas a tração integral e a caixa automática. De notar que as versões com caixa manual do Skyactiv-G 2.0 e todas as versões do Skyactiv-G 2.5 estão equipadas com sistemas de desativação de cilindros para maior eficiência.

No campo dos Diesel, há duas variantes assentes no motor Skyactiv-D de 2.2 litros, com 150 CV ou 184 CV, ambos com opção de transmissão manual ou automática. O modelo de maior potência tem tração dianteira, enquanto a tração dianteira está reservada para a versão de 184 CV, embora este possa, em estreia, passar a receber tração dianteira.

As melhorias para incremento da eficiência passaram pela otimização da operação do pedal do acelerador, para melhor resposta e controlo do veículo, a par de maior capacidade de resposta da transmissão automática de seis velocidades.

No capítulo da segurança, há um reforço do conjunto de tecnologias i-Activsense disponíveis, como são os casos do sistema avançado de travagem autónoma (Advanced Smart City Brake Support) e do cruise control com controlo por radar (MRCC) com função ‘stop & go’.

Outras gamas, a mesma relevância

Para o Mazda3, a marca reserva um papel especial que em Portugal não reflete o mesmo desempenho comercial que o modelo compacto – disponível em dois tipos de carroçaria, Hatchback e berlina – tem tido no resto da Europa. Não passando incólume ao processo de atualização, o Mazda3 beneficia assim do renovado motor e-Skyactiv X com 186 CV, a que se junta ainda a possibilidade de as versões Excellence com motor referido passarem a dispor de tete de abrir elétrico.

Por fim, o carismático MX-5 também é visado no processo de atualizações anuais, tratando-se de um modelo que a marca acarinha por tudo o que representa em termos de conceito de dinamismo e imagem. Para o roadster de dois lugares, disponível também em variante de teto rígido (RF) ou em lona, há nova cor azul Crystal, sistemas Apple CarPlay e Android Auto com compatibilidade sem fios, reforço dos sistemas de segurança, câmara de marcah-atrás e faróis Full LED de série.

Na vertente da segurança, nota para a adição do sistema inteligente de travagem autónoma em cidade (SCBS) com deteção de veículos e peões, sistema automático de travagem em marcha-atrás (SCBS R), reconhecimento de sinais de trânsito (TSR) e alerta de atenção do condutor (DAA), além de sistema de alerta de saída de faixa (LDWS). O capot ativo para proteção dos peões foi igualmente adicionado ao equipamento.

A gama de motores não se alterou, ainda que existam ligeiras atualizações para maior eficiência, mantendo as opções anteriores: o 1.5 Skyactiv-G de 132 CV e um binário máximo de 152 Nm às 4000 rpm (que permite a ambas as versões um consumo de 6,1 l/100 km, com emissões de CO2 de 138 g/km) e o 2.0 Skyactiv-G de 184 CV e 205 Nm de binário igualmente às 4000 rpm.

Animado pelo Skyactiv-G 2.0, o MX-5 com capota de lona acelera de zero aos 100 km/h em 6,5 segundos. Em ambas as versões de carroçaria, o consumo de combustível é de 6,9 l/100 km para emissões de CO2 de 157-156 g/km. Para aumentar ainda mais a eficiência de consumos, o Skyactiv-G 2.0 está equipado com i-Eloop, um sistema de recuperação da energia de travagem por condensador, e com i-stop, o sistema start-stop da Mazda.

Nota final para o alargamento da disponibilidade da edição limitada do MX-5 100th Anniversary, comemorativa dos 100 anos da Mazda Motor Corporation. A sua combinação de cores – carroçaria Branco Pérola, capota, alcatifa, tapetes e bancos em cabedal em bordeaux – constitui uma homenagem ao primeiro automóvel de passageiros da Mazda, o Mazda R360 Coupé lançado em 1960.

Preços

A gama de preços também foi ligeiramente revista em todos os automóveis. Começando pelo CX-30, o modelo equipado com o motor 2.0 e-Skyactiv G de 122 CV na versão Evolve arranca nos 29.938€, enquanto a variante e-Skyactiv X de acesso, na versão Evolve, tem um custo base de 37.018€.

No CX-5, a gama começa nos 33.276€ do motor 2.0 Skyactiv-G de 165 CV Evolve, com a correspondente versão a gasóleo, com 150 CV e motor 2.2, a arrancar nos 41.982€. A versão especial Homura tem um custo base a gasolina de 37.003€ na versão de 165 CV com caixa manual e de 40.003€ na versão de caixa automática.

Já o compacto Mazda3 Hatchback começa com o 2.0 de 122 CV a gasolina em versão Evolve, com preço de 28.514€, passando pelos 33.084€ na versão de 150 CV a gasolina. A variante Hatchback com motor e-Skyactiv X de 186 CV começa nos 32.615€ do nível Evolve.

No caso do mais desportivo, o MX-5 1.5 tem uma amplitude de preços que se inicia nos 29.077€ do 1.5 Skyactiv-G Evolve na versão soft-top, ao passo que a idêntica versão de entrada na carroçaria RF tem um custo base de 31.549€. No caso das versões com motor 2.0 Skyactiv-G, os preços arrancam nos 43.172€ e 46.199€, respetivamente para as duas carroçarias. Nota ainda para os preços das edições especiais de centenário – 37.577€ para o 1.5 Skyactiv-G de 132 CV em versão soft-top.

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