O motor Wankel (comummente denominado ‘rotativo’) regressa oficialmente à Mazda como extensor de autonomia para o elétrico MX-30, dando assim origem à variante híbrida plug-in MX-30 e-Skyactiv R-EV.

O novo modelo da marca de Hiroxima foi apresentado no Salão de Bruxelas, na Bélgica, com o MX-30, primeiro elétrico da Mazda, a receber agora uma versão habilitada com um motor Wankel para assim oferecer uma autonomia bastante mais ampla a este SUV. O MX-30 e-Skyactiv R-EV tem uma autonomia de condução em modo elétrico de de 85 quilómetros, o que a Mazda considera suficiente para as necessidades de utilização no quotidiano, bem como a capacidade de utilizar um gerador para permitir deslocações de longa distância.

A Mazda optou por um motor rotativo para alimentar este gerador, tirando partido da capacidade única dos motores rotativos na produção da potência a partir de um pequeno bloco. Este motor ‘rotativo’ 8C de nova conceção está alojado no compartimento mecânico, juntamente com o gerador e uma máquina elétrica de elevada potência. Este MX-30 dispõe de uma bateria de iões de lítio de 17.8 kWh e a um depósito de gasolina de 50 litros de capacidade, resultando num sistema plug-in híbrido único. O motor elétrico de 125 kW proporciona prestações ligeiramente melhores do que as do MX-30 EV.

Já o consumo médio para esta edição é de 1,0 l/100 km para emissões de CO2 de 21 g/km, em ambos os casos valores médios WLTP.

Em termos de carregamento, o MX-30 e-Skyactiv R-EV assume compatibilidade com carregamentos normais AC (bifásicos ou trifásicos), e carregamentos rápidos DC, funcionalidade de alimentação de 1500 W e três modos de condução – Normal, EV e Charge.

Edição “Edition R” para a Europa

A unidade exposta no stand da Mazda no salão belga é a “Edition R”, uma edição especial que ficará disponível no lançamento do MX-30 e-Skyactiv R-EV. Em termos estéticos, o MX-30 R-EV “Edition R” diferencia-se da versão standard pela tonalidade ‘Maroon Rouge Metallic’ – uma reedição da cor do tejadilho do R360 Coupe, o primeiro veículo de passageiros da Mazda –, complementando o tom preto aplicado à restante carroçaria, cor que também se destaca nos acabamentos interiores.

A versão “Edition R” inclui, também, elementos de design únicos, tais como um ‘emblema’ em forma de rotor costurado nos tapetes e gravado nos apoios de cabeça dos bancos da frente.

Detalhes do lançamento em Portugal do novo Mazda MX-30 R-EV, bem como da complementar versão “Edition R” serão comunicados posteriormente pela marca.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.