Publicidade Continue a leitura a seguir

Mégane eVision antecipa geração 100% elétrica com bateria ultrafina

Publicidade Continue a leitura a seguir

Reinventar o compacto familiar de uma forma emocional. A intenção é do novo CEO do Grupo Renault, Luca de Meo, ao apresentar o Megane eVision concept, um protótipo daquele que será o novo Mégane elétrico a lançar em 2021, com base na nova plataforma CMF-EV do Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.

Este modelo apresentado no evento de mobilidade elétrica eWays da Renault mostra o caminho a seguir pelo grupo, já que foi aí revelado o Dacia Spring Electric, mas também outros modelos eletrificados. No caso do Mégane eVision, trata-se, como o próprio nome indica, de uma visão para o futuro daquele compacto familiar, com base na recém-apresentada plataforma CMF-EV, que também será usada no Nissan Ariya.

Com inspiração estética também no concept Morphoz, apresentado em março, o Mégane eVision diferencia-se por ter uma pose mais compacta e ‘realista’, com uma imagem desportiva que se demarca por assinatura luminosa moderna na dianteira, capaz de grafismos dinâmicos, enquanto na vertente técnica a Renault aponta para a existência de um pack de bateria entre as mais finas do mercado e de uma nova motorização elétrica tremendamente compacta.

Tanto à frente, como atrás, o Mégane eVision Concept recorre a faixas luminosas horizontais com tecnologia LED, com a grelha dianteira fechada devido à pouca necessidade de refrigeração do motor elétrico. A aerodinâmica é também muito cuidada, visível pelas jantes de 20 polegadas com efeito aerodinâmico e também pelas cavas das rodas com aros de 21 polegadas com defletores.

a carregar vídeo

A bateria tem uma capacidade de 60 kWh, podendo ser carregada em postos rápidos até 130 kW, enquanto o motor elétrico consegue oferecer 217 CV de potência e 300 Nm de binário, fazendo-se a tração no eixo dianteiro. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em menos de oito segundos. Já a autonomia deste modelo não foi revelada pela Renault.

De acordo com Luca de Meo, a Renault “tirou total partido de uma plataforma puramente elétrica para reinventar o compacto clássico de uma forma emocional. Com a bateria mais fina do mercado, uma dimensão compacta de 4,21 metros que oferece a arrumação de um segmento C, o Mégane eVision é uma obra-prima da compactação”.