Mercedes-AMG CLA 35 4MATIC: Demonstração de força com 306 CV

09/04/2019

A poucos dias do início do Salão de Nova Iorque, a Mercedes-Benz revelou o CLA 35 4MATIC, que recorre aos mesmos elementos mecânicos do A 35 AMG, com o destaque a ir para o motor 2.0 turbo de quatro cilindros com um total de 306 CV de potência e 400 Nm de binário máximo.

Marcando a entrada na gama desportiva do CLA, este 35 pretende apelar às jovens famílias que não descuram o lado desportivo, sublinhado já pelo carácter de condução do CLA ‘civil’. Com tração integral 4MATIC e caixa de velocidades de dupla embraiagem AMG Speedshift DCT 7G, o novo elemento da marca de Affalterbach permite uma aceleração dos zero aos 100 km/h em apenas 4,9 segundos para uma velocidade máxima limitada de 250 km/h.

Os consumos variam entre os 7,2 e os 7,3 l/100 km, enquanto as emissões rondam os 164-167 g/km de CO2, dependendo das jantes escolhidas para este CLA 35 4MATIC, que se destaca também pelo exterior arrojado e pelo interior com forte componente tecnológica permitida pelo sistema MBUX, que deriva daquele que se pode encontrar já nos CLA de base, mas que dispõe de ecrãs e modos específicos para utilização AMG.

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Tobias Moers, CEO da Mercedes-AMG, aponta este carro para os “jovens, ativos e com uma consciência muito forte de lifestyle” que esperam “desenho excitante do seu veículo, a par de performance superior e características dinâmicas inspiradoras”. Assim, as suas credenciais obrigam a uma compilação de fatores muito elaborada, contando não só com o seu estilo arrojado – sublinhado pelas cavas das rodas alargadas, capot com nervuras mais pronunciadas, grelha AMG, ponteiras de escape ovais, spoiler superior e difusor no para-choques –, mas também com chassis melhorado a pensar num comportamento entusiasmante. De série, aparece com jantes de 18 polegadas, embora opcionalmente possa receber unidades de 19 polegadas.

A carroçaria a ‘nu’ foi reforçada para maior rigidez torsional, em especial na secção dianteira, além de configuração específica da suspensão. A atenção ao detalhe vai ao ponto de instalar um painel de alumínio aparafusado sob o motor, para assim melhorar a rigidez na dianteira e, com isso, a sua condução. Juntam-se, ainda, duas ‘traves’ adicionais na diagonal para rigidez elevada.

A bordo, as portas sem moldura voltam a ser característica, destacando-se pela combinação de elementos desportivos com a sofisticação da tecnologia, em especial com a inclusão do sistema MBUX (com três opções de configuração de ecrãs, a mais avançada com um painel horizontal de aparência contínua), o qual permite configuração de informação e acesso por voz (‘Hey Mercedes’) e comandos gestuais aperfeiçoados.
O interior combina tecnologia com elementos desportivos. O volante com seletor de modos de condução e patilhas atrás é opcional.

Para o condutor, existem três estilos de apresentação de informação AMG: o ‘Classic’, ‘Sport’ e ‘Supersport’, este último com informações mais concisas relativas à prestação do veículo. Através do menu AMG, o condutor pode escolher dados como o de Warm-up’, forças G ou do motor. Ponto de destaque também é o sistema AMG Track Pace que serve de telemetria para todos os dados do carro. O volante conta com botões para os modos de condução, sendo este uma opção.

Potência brava

Com 306 CV de potência e 400 Nm de binário máximo (entre as 3000 e as 4000 rpm), o tempo de aceleração dos zero aos 100 km/h é de 4,9 segundos, com o sistema de tração integral inteligente a conseguir dividir a potência caso necessite numa fórmula 50:50 entre os dois eixos ou, em condições normais, de 100% para o eixo dianteiro. O motor é um 2.0 com turbocompressor ‘twin-scroll’ e soluções para maior eficiência, como o controlo variável das válvulas CAMTRONIC, a gestão inteligente da temperatura do motor e do óleo e cilindros com revestimento para reduzir o atrito.

Além da suspensão adaptativa, este Mercedes-AMG recorre também a modos de condução que alteram diversos parâmetros do veículo, como a resposta do motor, a direção ou a forma de funcionamento do controlo de estabilidade. Para arranques eficazes, o CLA 35 4MATIC dispõe de sistema de partida lançada.

A sua chegada ao mercado nacional está prevista para o verão.
Mercedes-AMG CLA 35 4MATIC
Motor 2.0 de 4 cilindros em linha, turbo
Cilindrada 1991 cc
Potência máxima 306 CV às 5800 rpm
Binário máximo 400 Nm às 3000-4000 rpm
Tração AMG Performance 4MATIC (tração integral variável)
Transmissão AMG SPEEDSHIFT DCT 7G
Consumo médio 7.3-7.2 l/100 km
Emissões CO2 167-164 g/km
Acceleração 0-100 km/h 4.9 s
Velocidade máxima 250 km/h (limitada)

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