Novo Mercedes-Benz CLA Coupé: Estilo e tecnologia juntos num só corpo

09/01/2019

A gama de modelos compactos da Mercedes-Benz cresce com a chegada de mais uma variante, a CLA Coupé, que se assume como uma berlina de quatro portas com desenho mais agressivo, mostrando até alguns pontos de semelhança com o AMG GT de quatro portas. Além disso, dispõe das mais recentes tecnologias de conectividade MBUX Interior Assist, agora com resposta aos gestos do condutor. O CLA será fabricado na fábrica de Kecskemét (Hungria) e será lançado no mercado em maio de 2019.

A nova geração dos modelos compactos contribuiu significativamente para o rejuvenescimento e a mudança de imagem da Mercedes-Benz. O CLA tem um papel fundamental na conquista e retenção de clientes. No total, cerca de 750.000 unidades da primeira geração do CLA Coupé e CLA ShootingBrake saíram das linhas de montagem para as estradas, dando azo a um crescimento assinalável por parte da marca germânica. Agora, chega um novo CLA Coupé que se posiciona como uma variante mais emocional.

Esse é um dos aspetos que a marca mais destaca no novo modelo: aerodinâmica pensada para reduzir o arrasto e o atrito (coeficiente aerodinâmico de 0.23), vidros das portas sem moldura e dianteira com grelha e faróis inclinados para a frente, “como o nariz de um tubarão”, são pontos de orgulho para a Mercedes-Benz. O visual desportivo é ainda salientado pela combinação de faróis planos, capot de baixa altura, grelha do radiador com padrão diamante e estrela central, ao passo que na traseira, os farolins, estreitos e bipartidos, e a chapa de matrícula alojada no para-choques, conferem à traseira do CLA uma aparência especialmente larga.

No interior, todos os elementos como, por exemplo, o volante, a consola central ou os bancos, estão dispostos de acordo com os temas de design high-tech e modernismo jovem. Tal como no Classe A, um desenho com linhas simples impera no tablier, com a sua estrutura a unir-se às portas dianteiras sem descontinuidade visual. O painel de instrumentos de ecrã amplo é totalmente independente.

Motores: arrancar com o mais potente… para já

Durante a apresentação na feira de Las Vegas, estará disponível o CLA 250, naquela que é, por enquanto, a versão mais potente da gama: o motor a gasolina de quatro cilindros debita 225 CV de potência e 350 Nm de binário, com caixa de velocidades de dupla embraiagem 7G-DCT (consumo de combustível em ciclo combinado: 6.3-6.1 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado: 143-140 g/km). No entanto, quando chegar ao mercado no mês de maio, estará disponível com uma vasta gama de motores Diesel e a gasolina, com caixas de velocidades manual ou caixas de velocidades de dupla embraiagem, e ainda sistema de tração integral 4MATIC.

Foco na dinâmica

Um dos aspetos que a Mercedes-Benz quis enfatizar neste CLA Coupé foi o comportamento dinâmico. Com uma elevada largura das vias (63 mm adicionais no eixo dianteiro e um acréscimo de 55 mm no eixo traseiro comparativamente ao modelo antecessor) e um menor centro de gravidade, a companhia de Estugarda acredita que este modelo estará à altura dos acontecimentos. A especificação técnica inclui um eixo traseiro multi-link isolado para a redução do ruído e da vibração, um sistema Direct-Steer de série e apoios hidráulicos no eixo dianteiro.

Uma barra estabilizadora com um maior diâmetro permite reduzir o adornamento da carroçaria. Como opção, o modelo está disponível com um sistema de amortecimento adaptativo ativo, permitindo ao condutor escolher entre uma configuração de conforto e uma afinação rigorosa mais desportiva. Estão disponíveis jantes com dimensões entre as 16 e as 19 polegadas e pneus entre 205/60 R 16 e 225/40 R 19 de série. O ESP foi especialmente adaptado ao CLA para efetuar curvas a elevada velocidade.

MBUX em aprendizagem contínua

Há um ano, o MBUX – Mercedes-Benz User Experience – causou furor durante a sua apresentação mundial no CES em Las Vegas. Mas, a chave para o seu sucesso está na evolução contínua, com funcionalidades acrescidas com o passar do tempo. Este sistema engloba elementos como ecrãs e gráficos brilhantes, apresentação personalizável, ecrã Head-up, navegação com realidade aumentada, software com capacidade de aprendizagem e o “Olá Mercedes” – a palavra-chave para o controlo por voz. O próximo nível está a ser dado com o CLA, graças ao MBUX Interior Assist, que facilita a utilização natural do veículo. Agora o controlo por voz reconhece as respostas num crescente número de temas. Devido ao contínuo desenvolvimento do sistema, é também possível considerar os fornecedores de conteúdos específicos de um país.

O Interior Assist opera sem contacto do utilizador e, além de funcionar durante a luz natural do dia, também funciona em condições de completa escuridão. O sistema permite a adaptação dos conteúdos do ecrã assim que, por exemplo, uma mão se aproxima do ecrã tátil no tablier ou do touchpad na consola central. Os elementos individuais são destacados de acordo com o menu atualmente ativo. Além disso, o sistema tem capacidade para distinguir entre as pretensões do condutor e as do passageiro, e desta forma reconhece, por exemplo, o banco do ocupante para o qual a função de massagem deve ser ativada.

No comunicado de lançamento, a Mercedes-Benz refere a existência de “funções que podem ser controladas intuitivamente sem necessidade de praticar os correspondentes gestos: no escuro, a luz de leitura pode ser ligada e desligada, por exemplo, estendendo a mão no sentido do espelho retrovisor. Se o condutor inclinar o seu corpo para o lado do banco do passageiro dianteiro desocupado e em condições de escuridão, esta zona será automaticamente iluminada, o que facilita a procura de quaisquer objetos que possam ter sido colocados no banco. Assim que a mão da pessoa for retirada desta área, a luz desliga novamente de forma automática”.

Também presente estará a função de conforto Energizing, que interliga vários sistemas de conforto do veículo, havendo recomendações inteligentes do Energizing Coach, no pack Energizing Plus, são completamente novas. Em geral, o controlo de conforto Energizing utiliza sistematicamente as funções do sistema de ar condicionado e dos bancos (aquecimento, ventilação, massagem), a iluminação e o sistema de áudio, e permite configurar as condições de conforto do veículo em função do estado psicológico e das necessidades do condutor. Novidade é a possibilidade de associação desses packs ao smartwatch Mercedes-Benz vivoactive 3, que está a ser apresentado no CES. Se este ou outro aparelho Garmin compatível for utilizado, as estatísticas pessoais, como o nível de stress ou a qualidade do sono, otimizam o rigor da recomendação de conforto.

No seu primeiro ano de comercialização, o novo CLA também estará disponível numa edição especial, a Edition 1. No que diz respeito ao exterior e ao interior, esta edição limitada inclui vários destaques visuais que realçam a sua exclusividade. Preços e especificações doutros modelos serão anunciados mais perto do seu lançamento comercial em Portugal.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.