Publicidade Continue a leitura a seguir

Mercedes-Benz Classe S: Eixo traseiro direcional e tecnologia reforçada

Parken und Lenken leicht gemacht: Mit der neuen Hinterachslenkung der Mercedes-Benz S-Klasse Parking and steering made easy: With the new rear-axle steering of the Mercedes-Benz S-Class

Publicidade Continue a leitura a seguir

O novo Classe S da Mercedes-Benz continua a ver os seus segredos desvendados paulatinamente, surgindo hoje mais detalhes relativos a esta berlina de luxo que será apresentada no mês de setembro. Sabe-se agora que o foco na condução não foi esquecido, mas que o apoio das tecnologias de assistência será maior do que nunca.

A ideia da marca alemã foi conceber um modelo de grande distância entre eixos, mas capaz de ser manobrável como um compacto, sem esquecer uma ampla gama de tecnologias de assistência à condução para assim manter o Classe S sempre sob controlo. Entre as novidades do Classe S estão o eixo traseiro direcional com um elevado ânguilo de viragem (até 10 graus) para manobras a baixa velocidade mais fáceis. Há, porém, dentro do mesmo equipamento opcional, uma escolha possível entre duas versões, uma com um ângulo da direção do eixo traseiro de até 10 graus e outra de até 4,5 graus.

Com o sistema de quatro rodas direcionais e um elevado ângulo da direção do eixo traseiro, o diâmetro de viragem do Classe S é reduzido em até 2 metros. Isto confere ao Classe S Longo um diâmetro de viragem inferior a 11 metros.

Mas é na tecnologia que a Mercedes-Benz deposita muito do seu empenho, com a marca alemã a dar mais um passo rumo à condução autónoma e à eliminação dos acidentes de viação. Graças à melhoria dos sensores de deteção das condições circundantes ao veículo, por exemplo, os sistemas de estacionamento fornecem ao condutor uma ainda melhor assistência às manobras a baixa velocidade.

Em situações de perigo, os sistemas de assistência podem ajudar o condutor a responder perante colisões iminentes se a situação o exigir, e evitá-las de forma ideal. O Active Parking Assist e a câmara de 360° com uma nova vista 3D assistem o condutor em manobras de estacionamento ou durante manobras em espaços reduzidos.

Com cinco processadores multi-core, mais de 20 sensores e a utilização da câmara estéreo, a suspensão E-Active Body Control (opcional) responde preventivamente a diferentes situações de condução, tratando-se de uma suspensão totalmente ativa alimentada pelo sistema elétrico da carroçaria de 48 V, com uma extremamente ampla variação das características de comportamento em diferentes modos de condução.

As unidades de controlo do sistema analisam a situação de condução 1000 vezes por segundo, e adaptam a suspensão adequadamente. Além de compensar as oscilações transversais, longitudinais e verticais, esta suspensão também regula as forças de amortecimento e de retorno em cada roda.

Diferenciando-se entre modos, o seu funcionamento é variado. No modo de condução Comfort, a função ‘Road Surface Scan’ utiliza a câmara multifunções estéreo (SMPC) para monitorizar a superfície da estrada em frente ao veículo. Os amortecedores são, então, acionados para reduzir significativamente os movimentos da carroçaria aquando da passagem por lombas. Por outro lado, no modo de condução ‘Curve’, o veículo inclina ativamente para o lado interior das curvas.

detalhada anteriormente, a suspensão tem ainda uma função de segurança Pre-Safe em caso de uma colisão lateral iminente, elevando a carroçaria no lado do embate previsivel para assim direcionar a força do mesmo para uma área mais resistente do veículo, enquanto os ocupantes são ‘empurrados’ para o centro do habitáculo, afastando-se das portas, por intermédio das bolsas de ar nos bancos que agem perante o alerta de perigo detetado pelos sensores. E, caso o embate aconteça mesmo, os ocupantes do banco traseiro tiram partido do primeiro airbag montado para esses passageiros.

Haverá ainda a possibilidade de equipar um airbag central, entre os bancos dianteiros, para reduzir o risco de contacto entre as cabeças dos passageiros desses lugares.

Além disso, pela primeira vez, em combinação com o MBUX Interior Assistant, pode ser utilizada uma câmara para detetar uma cadeira de crianças no banco do passageiro dianteiro. Uma mensagem de colocação do cinto de segurança na cadeira de crianças surge no ecrã central antes de o condutor iniciar a viagem.

Ainda na vertente tecnológica, a última geração do Pacote de Assistentes à Condução integra novas funções aperfeiçoadas, como o Assistente Ativo de Ângulo Morto, com uma função de aviso de saída assim que o condutor ou o passageiro dianteiro alcancem o puxador da porta. Reconhecida uma situação de potencial perigo, é fornecido um aviso visual através de uma luz de aviso vermelha com símbolo triangular no espelho exterior e através da iluminação ambiente ativa.

No estacionamento, o novo sistema desenvolvido pela marca alemã recorre a 12 sensores de ultrassons nas secções dianteira e traseira, com desempenho aperfeiçoado, podendo o condutor interagir de forma tátil com o MBUX para utilização do sistema no momento de parquear. O Pack Parking com câmara de 360° (opcional) conta com quatro câmaras adicionais (instaladas nas secções dianteira e traseira, e nos espelhos exteriores), que permitem a deteção e sugestão de mais lugares de estacionamento. Uma inovação, porém: os lugares de estacionamento definidos por linhas (e não por veículos) também podem ser utilizados para o estacionamento.

As imagens das quatro câmaras individuais são combinadas numa imagem tridimensional da zona circundante ao veículo. Esta é apresentada no ecrã central com perspetivas dinâmicas e o condutor pode até beneficiar de funções de ampliação/redução.