Dando mais um passo na sua estratégia de transição energética, a Mercedes-Benz prepara o lançamento em agosto de 2022 da variante 100% elétrica da Citan, denominada eCitan, que também estará disponível com diferentes versões de carroçaria, a exemplo do que sucede com as versões de motor de combustão. A autonomia deverá rondar os 285 quilómetros em ciclo misto WLTP.
Já com dois comerciais ligeiros alimentados puramente a eletricidade, a Mercedes-Benz prepara a introdução do terceiro modelo, o eCitan, que se vem juntar ao eSprinter e eVito, que é apontado como método preferencial para o trabalho dentro da cidade, uma vez que uma grande parte das tarefas de entregas de mercadorias é feito nesse ambiente.
O motor elétrico da eCitan, disponível com distintas versões de carroçaria, terá uma potência máxima de 75 kW/102 CV, com o binário de 245 Nm disponível logo desde o arranque, facilitando os arranques e as recuperações. Alvo de grande trabalho de compactação para acomodar os elementos do sistema elétrico, nomeadamente a bateria de iões de lítio, que fica situada sob o piso do veículo, esta versão elétrica não sofre perdas de capacidade de carga pela transformação motriz. Com proteção contra impactos, esta bateria tem uma capacidade de kWh, com uma máquina síncrona de excitação independente a transmitir a potência às rodas dianteiras. A velocidade máxima é de 130 km/h.
A eCitan terá dois modos de condução, entre o ‘Comfort’ e ‘Eco’, esta última com autonomia otimizada, e três níveis de regeneração de energia.
Quanto ao carregamento, as possibilidades são amplas. Dispõe de carregador de bordo de 11 kW e opcionalmente pode surgir com um carregador de 22 kW, em ambos os casos para corrente alternada (AC), variando o tempo de carregamento em função da tomada utilizada – com uma wallbox, o tempo necessário para o carregamento reduz-se significativamente quando comparado com uma tomada doméstica simples de 2.3 kW.
Mais velozes são ainda os carregamentos na rede de carga contínua (CC), podendo carregar a uma potência máxima de até 75 kW, repondo de 10 a 80% da carga em 40 minutos.
O preço e os equipamentos desta versão serão detalhados mais perto do seu lançamento comercial, em meados de 2022.
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