Numa prova de que mesmo os ícones da combustão se começam a converter à eletrificação plena, o Classe G também irá contar com uma versão 100% elétrico dentro de algum tempo. No Salão de Munique, na Alemanha, a Mercedes-Benz revelou o EQG Concept, estudo quase final da versão de produção deste todo-o-terreno de nova estirpe – sem ruído mas com o mesmo carácter.
Visualmente, o EQG – mantém-se a lógica EQ para os veículos elétricos da marca alemã – revela os mesmos traços do Classe G de motor de combustão, embora com algumas diferenças visíveis para assegurar a necessária distinção face ao ‘G’ de combustão. As capacidades fora de estrada foram uma preocupação para a equipa de engenheiros da marca alemã, procurando manter todas as suas credenciais em pisos de dificuldade superior.
Assim, o formato mais angular está quase assegurado para a versão final, com a sua silhueta inconfundível a manter o EQG rapidamente reconhecível como um membro da família ‘G’. Faixas iluminadas fazem sobressair os elementos protetores exteriores, enquanto a pintura contrastante da carroçaria (preto brilhante na parte superior e cinzento ‘alumínio’ na parte inferior) reforça a ideia de robustez.
Na dianteira, os faróis redondos são uma referência, mas a grelha do radiador tradicionalmente utilizada nos motores de combustão interna desaparece e dá lugar a uma grelha fechada em preto. Neste painel preto, a estrela em efeitos 3D ganha vida e predominância, com padrões animados de ‘quadrados redondos’ na cor azul da Mercedes-EQ a dar outro tom à dianteira. Essa grelha está rodeada por uma banda iluminada. As jantes de 22 polegadas em alumínio polido são também marcantes para o visual.
Sem ruído e sem emissões
Sendo bastante próximo dos ‘G’ de combustão, o EQG é claramente diferente na motorização, abraçando outros valores: a carroçaria continua a ter por base o esquema de estrutura em escada, com suspensão independente no eixo dianteiro e rígido atrás, desenvolvido se adaptar às exigências da motorização elétrica. Neste sentido, dispõe de quatro motores elétricos perto das rodas e controláveis individualmente. Como qualquer modelo 4×4, disporá de redutoras através de uma caixa de duas velocidades.
A marca garante que a versão elétrica do Classe G irá ser sujeita ao teste de 1445 metros da montanha Schöckl, em Graz, na Áustria, antes do final do desenvolvimento. Com rampas de até 60 graus, é neste local de 5,6 quilómetros que a Mercedes-Benz tem vindo a submeter os seus Classe G aos mais ardilosos testes de resistência e capacidades.
A Mercedes-Benz promete elevados níveis de controlo da potência para se adaptar aos maus caminhos, sobretudo em pisos mais escorregadios.