A Mercedes-Benz revelou mais detalhes da sua futura berlina elétrica de luxo, o EQS, que apresentará uma abordagem holística do processo de carregamento, integrando-se, de forma inteligente, na própria gestão energética da rede doméstica.

De acordo com a marca, esta abordagem holística permitirá oferecer novos serviços e inovações no setor do carregamento, lançando fórmulas de simplificação na vivência com o automóvel que tem como elemento transversal a filosofia ‘Mercedes me Charge’.

Entre as possibilidades permitidas está a funcionalidade ‘Plug & Charge’, que permitirá que o veículo seja carregado de forma imediata sem necessidade de processos de autenticação e com pagamento automático através da aplicação, pelo que o processo será mais rápido e eficiente. A compatibilidade dos postos com a função ‘Plug & Charge’ estará disponível no mapa de navegação do veículo e na aplicação ‘Mercedes me App’, estando inicialmente presente apenas nos postos de carregamento rápido da rede IONITY na Europa e nos Estados Unidos.

A marca alemã indica que este será o quarto método de carregamento depois de já ter agilizado o processo através do sistema de multimédia MBUX do veículo, da aplicação ‘Mercedes me App’ e do cartão de carregamento ‘Mercedes me Charge’. No total, a rede ‘me Charge’ tem mais de 500 mil pontos de carregamento no mundo, dos quais mais de 200 mil na Europa.

Outra funcionalidade anunciada para o EQS é o do carregamento bidirecional no Japão, podendo o EQS fornecer eletricidade a uma habitação quando necessário. A Mercedes-Benz aponta que o EQS poderá ser usado como um ‘powerbank’ acumulando energia ‘verde’ nas horas de ‘vazio’ para a devolver à rede quando houver um pico de procura ou em caso de falha no fornecimento público, por exemplo.

O novo EQS será lançado ainda este (agosto ou setembro), posicionando-se como uma variante do Classe S, ou seja, uma berlina de luxo assente numa plataforma de nova geração que lhe permitirá dispor de uma autonomia WLTP superior a 700 quilómetros com um único carregamento. A marca explica que essa nova arquitetura será modular, o que permite a adaptação a diferentes modelos com distâncias entre eixos distintas e capacidades de baterias igualmente diferenciadas.