A Mercedes-Benz Portugal conta, desde o dia 1 de novembro, com um novo CEO, cabendo a Holger Marquardt, atual CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, a tarefa de suceder a Pierre-Emmanuel Chartier enquanto Administrador-Executivo de Automóveis e CEO da marca no nosso país.

Chartier passou a ser, desde 1 de setembro, o responsável máximo da Mercedes-Benz BeNeLux e Países Baixos, pelo que a Marquardt assume assim um novo desafio na Europa aos 56 anos. Licenciado em administração de empresas pela Universidade de Göttingen (Alemanha), Marquardt iniciou a sua carreira na Daimler AG em 1990, tendo ocupado várias funções nas áreas de vendas e controlling na Alemanha, Espanha, Portugal, Turquia e China.

Em 2015, assumiu a posição de Diretor Geral de Marketing e Vendas de Automóveis da América Latina e Caraíbas tendo passado, em janeiro de 2020, a CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil. Agora, tem em Portugal uma nova etapa, naquele que acaba por ser um regresso ao mercado europeu.

Falando sobre esta nova posição de Administrador Executivo de Automóveis e CEO da Mercedes-Benz Portugal, Holger garante estar empenhado em dar continuidade ao sucesso da Mercedes-Benz em território nacional, afirmando-se ainda como um “enorme fã da cultura portuguesa”.

“Desejo muito voltar a Portugal. Sou um enorme fã da cultura portuguesa, da sua fascinante história, das pessoas orientadas para a inovação e para o futuro, do clima ameno, da sua excelente gastronomia e, no geral, do lifestyle dos portugueses que tem tudo a ver com os automóveis da nossa marca. Será, sem dúvida, um grande desafio manter os números de sucesso da Mercedes-Benz em Portugal, até mesmo pela atual situação de pandemia que enfrentamos, mas sei que vou encontrar uma equipa extremamente profissional, organizada, altamente motivada e habituada a superar os mais difíceis objetivos. Estou, por isso, muito confiante com o desafio que se avizinha”, afirmou.

Compromisso com a sustentabilidade rumo à digitalização

Holger afirma que os grandes pilares da sua vida são a família, os amigos e a natureza, os quais zela com o maior respeito. É um defensor da eletrificação do automóvel e considera que a estratégia – Ambition 2039 – é o propósito global da marca para uma mobilidade sustentável e rumo a um futuro cada vez mais ecológico e digital.

Uma das suas principais estratégias incidirá, claramente, na submarca EQ e nos seus produtos elétricos ou Plug-in Hybrid, segmento no qual a Mercedes-Benz pretende continuar a dar cartas. Além disso, numa prova de aceitação dos modelos elétricos da marca, é apontado que a produção do seu modelo totalmente elétrico – o EQC – está totalmente esgotada para 2020.

Na senda do seu esforço pela preservação do ambiente, tendo mesmo desenvolvido um plano de reflorestação do Brasil através do ‘Projeto Floresta Mercedes-Benz’ com 13.000 árvores em vias de serem plantadas para defender a Mata Atlântica, Marquardt irá também olhar para projetos do mesmo cariz em Portugal.

Assim, a Mercedes-Benz Portugal prepara-se para inaugurar o seu novo Mercedes-Benz EQ Lounge, na Nazaré, naquele que será um projeto sustentável e ponto de partida e chegada para aqueles que pretendem enfrentar o canhão da Nazaré.