Mercedes-Benz quer que partilhe o novo Classe A com a família

Pedro Junceiro
Pedro Junceiro
Editor Conteúdos

Apresentado recentemente, o novo Mercedes-Benz Classe A está a gerar grande expectativa, não só pelas suas competências mecânicas e dinâmicas, mas também pelas possibilidades de conectividade que alargam os horizontes de vivência com o automóvel. Uma dessas possibilidades é a de partilha do veículo com outras pessoas. Nesse sentido, a marca alemã apresentou uma aplicação para o carsharing por intermédio da Mercedes me.

Partilhar um automóvel com amigos e família ficará mais fácil com esta nova aplicação providenciada pela marca alemã. Tendo como ponto de partida as boas indicações dadas pela marca Car2Go, a companhia germânica aposta agora num sistema de partilha que permite ao proprietário fornecer permissões a um grupo restrito de amigos ou familiares para que utilizem o seu automóvel a partir da app Car Sharing do Mercedes me.

O funcionamento do sistema é bastante simples: o utilizador autorizado consegue abrir o veículo a partir da aplicação através do módulo de transmissão de dados Mercedes me instalado no Classe A, sendo que a ignição é feita a partir da chave que fica no interior do carro e é definido um período temporal para a sua utilização, uma vez mais, com recurso à aplicação digital. Quando o utilizador devolve o Mercedes-Benz, o condutor deixa a chave no interior e efetua o trancamento das portas a partir da aplicação, terminando o período de utilização do veículo. Para garantir a segurança da operação, a chave no interior do carro apenas pode ativar o motor durante a fase de empréstimo, não funcionando quando o mesmo não estiver aprovado pelo proprietário.

O carro pode também ser desbloqueado a partir da tecnologia Near Field Communication (NFC), a qual é utilizada pela Chave Digital do Veículo. O novo Classe A está disponível na Alemanha com autocolante de Chave Digital de veículo e controlador interno NFC que dispensa assim a utilização do smartphone como elemento de utilização do NFC.

Recorde-se que a tecnologia NFC permite comunicações sem fios de curto alcance, com a transferência de dados a iniciarem-se automaticamente assim que um dispositivo NFC é aproximado de um outro aparelho. A Chave Digital do Veículo da Mercedes-Benz transfere a autorização para a condução para um chip seguro e encriptado no telefone ou autocolante. Tal pode ser utilizado como chave do automóvel.

Ou seja, na prática, uma vez que nem todos os smartphones têm um interface de NFC que corresponda às normas de segurança da Mercedes-Benz, este autocolante de chave digital tem um código integrado e um microcontrolador. Uma vez colocado no smartphone, este autocolante permite a abertura do veículo de forma imediata sem recurso à chave física. É possível ao seu utilizador abrir, ligar e fechar o Classe A, sendo que para se dar a ignição é necessário colocar o smartphone com o autocolante NFC na num espaço dedicado na consola central ao mesmo tempo que são recarregados sem fios.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.