Com o futuro puramente elétrico ‘à porta’, a Mercedes-Maybach olha para o seu rico passado e apresenta versões especiais comemorativas do centenário da marca para os modelos Classe S e GLS, cada qual limitada a 100 exemplares.

“O que é bom também tem de ser belo”: foi com esta crença que Wilhelm e Karl Maybach, pai e filho, criaram a Maybach no início do século XX, procurando a perfeição e o máximo requinte em todos os detalhes dos seus automóveis. Esperado para 2023, o primeiro modelo 100% elétrico, com base no Concept EQS apresentado no Salão de Munique do início de setembro, irá catapultar a marca alemã para uma outra era. Porém, será um SUV com base na nova arquitetura modular para os automóveis premium da Mercedes.

No entanto, já para o presente, os Classe S e GLS terão direito a uma edição comemorativa do centenário da marca, denominada ‘Edition 100’, que honra o Maybach W 3 apresentado em Berlim no longínquo mês de setembro de 1921. Foi o primeiro automóvel alemão de produção em série com travões nas quatro rodas, sistema de mudanças epicloidais e um interior com foco no requinte e luxo. No final da década de 1960, após a morte de Karl Maybach e dados os laços históricos entre aquela família e a de Daimler, a Daimler-Benz AG adquiriu a Maybach Motorenbau GmbH. Mas só em 2002 é que a marca sinónimo de luxo e exclusividade foi recuperada, sendo integrada nas fundações da Mercedes-Benz desde 2014.

Estes novos modelos são assim exemplos de competência e de cuidado com os detalhes. O GLS conta com um motor V8 de 557 CV de potência, que se demarca pelo seu espaço a bordo, suspensão pneumática e interior extremamente bem insonorizado. Por seu turno, o Classe S é um dos últimos resistentes do mercado com motor V12, capaz de debitar 612 CV de potência, demarcando-se pelo habitáculo de primeira classe à prova de ruídos exteriores, equipamento de som da Burmester (4D) e funções de bancos com massagem e aquecimento. Além disso, mesmo comparado com o Classe S da Mercedes-Benz com a distância entre eixos mais comprida, o Maybach Classe S dispõe de mais 18 cm na distância entre eixos, além de tração integral.

A edição de comemoração, limitada a 100 unidades, distingue-se por elementos como a grelha dianteira com o logótipo da marca, as cores pintadas à mão da carroçaria em tonalidades ‘silver/nautical blue’ e um design especial do interior em couro, nas cores ‘designo crystal white/silver grey pearl’. No pilar C (ou D no GLS), está incrustada a menção ‘Edition 100’, que também surge nas centros das rodas.

A Maybach destaca também uma capa para os automóveis com o icónico duplo ‘M’, bem como uma bolsa feita à mão em couro para guardar as chaves e papéis,reforçando assim a sua exclusividade.

As versões ‘Edition 100’ dos Classe S e GLS estarão nos concessionários no início de 2022, com as encomendas a abrirem no final deste ano.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.