Enquanto desenvolve o seu novo superdesportivo, o MC20, a Maserati encontrou também uma forma de homenagear a lenda da Fórmula 1, Stirling Moss, que faleceu no passado mês de abril aos 92 anos. Para o efeito, criou uma decoração especial para a camuflagem do protótipo de desenvolvimento do MC20.

A marca explica que o design para este protótipo foi inspirado no Maserati Eldorado, um monolugar que Moss estreou no circuito de Monza em 1958, durante o ‘Trofeo dei due Mondi’.

A marca do ‘Tridente’ presta assim a sua homenagem ao piloto britânico, que nunca venceu um campeonato do mundo de Fórmula 1, mas que se tornou num ícone devido ao seu talento e desportivismo. Além disso, recorda também o triunfo de Moss no GP do Mónaco de Fórmula 1 de 1956, ao volante do Maserati 250F, com o qual liderou de princípio ao fim da corrida que teve 100 voltas.

No total, Moss conseguiu 16 triunfos na modalidade, de 66 participações, naquele que é um bom rácio para o piloto, conseguindo ser o segundo classificado nas tabelas de pilotos por quatro vezes. Por esse mesmo motivo, ganhou a alcunha de ‘rei sem coroa’. Na sua carreira, esteve por dois anos ao serviço da Maserati, em 1965 e 1957.

Quando ao MC20, é o corolário de um processo de desenvolvimento aturado para este modelo, que irá apresentar um motor inteiramente projetado, desenvolvido e produzido pela Maserati.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.