O espetacular LM69, produzido pelos escoceses da Ecurie Ecosse, é um superdesportivo à imagem das máquinas que corriam em Le Mans na década de 60, com V12 atmosférico de 509 cv em posição central. À antiga…
Conhecida pelas paisagens de filme e famosíssima pelos seus uísques, a Escócia passa também a figurar no mapa dos produtores de exclusivos supercarros.
Em Edimburgo, no Reino Unido, os homens da Ecurie Ecosse surpreenderam com a apresentação do LM69, um superdesportivo homologado para estrada, totalmente inspirado no Jaguar XJ13 de competição, o protótipo desenhado por Malcom Sayer para correr nas 24h de Le Mans, em 1966. E que, curiosamente, por via de uma alteração operada nos regulamentos, não chegou à pista…
Agora, mais de 50 anos depois, a empresa escocesa atreve-se a ressuscitar o espírito de automóvel que integra o espólio de luxo do British Motor Museum, ‘copiando’ as linhas deliciosamente retro e até usando técnicas artesanais de produção e materiais idênticos aos utilizados no fabrico do Jaguar original.
No Ecurie Ecosse LM69, algumas diferenças: carroçaria coupé, em vez de roadster, pneus mais largos, montados em jantes de maiores dimensões, e a adoção de uma avantajada asa traseira para favorecer a aerodinâmica.
Atrás, em posição central, versão revista e actualizada do V12 5.0 de quatro válvulas por cilindro, um bloco atmosférico que debita 509 cv.
Com produção limitada a apenas 25 unidades, o LM69 terá a sua estreia pública no London’s International Concours of Elegance, em setembro.