Publicidade Continue a leitura a seguir

Na estrada como na pista: BMW faz as afinações finais no novo Série 4 Coupé

Publicidade Continue a leitura a seguir

A BMW está a dar os passos finais no desenvolvimento do novo Série 4 Coupé, levando unidades deste seu modelo até alguns dos circuitos mais exigentes do mundo e também a percursos europeus que servem de barómetro para a afinação final.

Este coupé de duas portas está agora a ser desenvolvido em redor do Centro de Investigação e Inovação do Grupo BMW em Munique, havendo já um sentido óbvio na afinação do seu novo modelo – um sentido desportivo mais apurado.

Assim, depois de aperfeiçoar as suas qualidades dinâmicas no centro de inverno de Arjeplog, na Suécia, e no centro de testes do Grupo BMW em Miramas, França, o BMW Série 4 Coupé passou pelo temido circuito alemão de Nordchleife, a par de outros, para chegar agora aos percursos de rua, nos quais a sua afinação será concluída para utilização diária.

Numa espécie de regresso às raízes, o novo Série 4 Coupé está a ser ensaiado nas autoestradas e estradas rurais junto ao Centro de Investigação e Inovação do Grupo BMW, em Munique. Em comparação com o novo Série 3, este coupé terá um perfil mais desportivo, graças também a uma aerodinâmica mais apurada, sendo 57 mm mais baixo do que o modelo de quatro portas. Dessa forma, o seu centro de gravidade será também 21 mm mais baixo, logo adequado para um melhor compromisso de condução.

Isso será combinado com um aumento da inclinação negativa nas rodas dianteiras e um eixo traseiro 23 mm mais largo, de forma a melhorar a sua estabilidade. De igual forma, os engenheiros da marca também dedicam especial atenção à incoporação da tecnologia no chassis e no trabalho da suspensão.

Os amortecedores serão variáveis na sua atuação, privilegiando uma condução desportiva, algo que também é reforçado, adianta a BMW, pelo elevado nível de rigidez dos componentes no eixo dianteiro, com inclusão de um novo painel de conexão à carroçaria, que permite dessa forma uma direção mais precisa. Também atrás há elementos de reforço para aumentar a estabilidade em linha reta e em aceleração lateral.

Nas motorizações, a marca adianta já que a versão de topo por enquanto será a M440i xDrive, com motor de seis cilindros em linha com potência máxima de 374 CV, auxiliada pela tecnologia de eletrificação de 48V, com máquina elétrica/gerador e uma segunda bateria que serve para auxiliar o motor de combustão nas acelerações. No total, esse motor dará mais 8kW/11 CV.

a carregar vídeo

Esse motor terá ainda uma caixa de velocidades automática Steptronic Sport de oito relações, associado a um sistema de tração integral inteligente xDrive e um diferencial M Sport. O efeito de bloqueio gerado por um motor elétrico limita a equalização da velocidade entre a roda traseira interior e a exterior em curva, melhorando assim a tração na mesma. Na travagem, estará disponível com sistema M Sport, a que se juntam ainda jantes de liga leve de 18 polegadas com pneus mistos. Outras versões seguir-se-ão, mas não tão potentes, ainda que seja de esperar a existência de um M4 Coupé.