A Volvo Trucks está apostada em abraçar a mobilidade neutra em carbono até 2040, propondo uma gama de camiões cada vez mais orientada para a eletrificação. No entanto, o caminho para atingir a total neutralidade carbónica passa por mais do que uma solução.

Durante a demonstração no Autódromo do Estoril do Volvo The Iron Knight, camião/protótipo de pista criado para demonstrar o potencial dos combustíveis sintéticos na redução das emissões, o caminho para as emissões zero foi demonstrado pelos responsáveis da Auto Sueco, importadora da Volvo Trucks, primariamente em torno de três pilares: qualidade, ambiente e segurança.

O primeiro passa pela qualidade geral, tanto na construção dos veículos, como nos serviços de acompanhamento de frotas e de manutenção, sendo um argumento relevante para a Volvo Trucks, de acordo com William Esteves, gestor de Engenharia de Produto da Auto Sueco.

 

Já o segundo, relacionado com o ambiente, a marca sueca espera atingir uma redução de 50% nas emissões de CO2 até atingir à neutralidade carbónica total em 2040. A eletromobilidade é vista como fundamental para alcançar os objetivos da Volvo Trucks, tendo uma gama com propostas totalmente elétricas direcionadas a todos os tipos de utilização.

Por exemplo, o FM em variante elétrica está mais pensado para o transporte regional, enquanto o FMX de quatro eixos foi concebido para utilização para funções associadas a gruas e a outras necessidades de construção. Já o porta-estandarte FH também surge em configuração totalmente elétrica.

Adicionalmente, a companhia sueca oferece uma série de serviços associados à tendência de eletrificação, sendo este também um dos pontos destacados por William Esteves, adiantando que esse é, mesmo um dos pontos-chave na transição para a eletromobilidade. De acordo com aquele responsável, “cada pedido de um cliente para um veículo elétrico é acompanhado por um trabalho de análise das necessidades da transportadora e dos custos associados, na medida em que o custo de um camião 100% elétrico ainda é superior”.

Esses serviços podem passar por serviços de rota e de autonomia para ferramentas de utilização do cliente, com associação à aplicação online Volvo Connect, que permite analisar e antecipar o consumo e o alcance do veículo para um determinado trajeto.

Mais do que uma solução

Tendo bem delineado o seu caminho para a eletrificação, a Volvo Trucks irá apostar também noutros caminhos, como o hidrogénio, que está a ser desenvolvido de forma acelerada, ou os combustíveis sintéticos, que poderão ajudar a reduzir as emissões de CO2 de forma substancial, sobretudo atendendo à frota rolante atualmente em utilização.

Com o The Iron Knight, de 2400 CV, a ser ‘alimentado’ unicamente a HVO, combustível que permite uma redução de emissões em cerca de 80% em comparação com um combustível tradicional, a Volvo Trucks procura demonstrar o seu empenho em encontrar também outras opções que não apenas a eletrificação.

O HVO é apelidado de ‘Diesel verde’ por ter emissões baixas de CO2 e demais partículas nocivas para a saúde humana, possibilitando que seja uma alternativa fácil para o utilizador, tanto mais que a marca sueca garante a total compatibilidade com a sua gama de automóveis. O HVO (que será identificado nas bombas de abastecimento por XTL) deriva de matérias não-fósseis, sendo por isso observado como um patamar bastante importante para que os clientes e transportadores possam reduzir a sua pegada ambiental, desde que a disponibilidade aumente e o custo seja reduzido, sendo estes atualmente os principais desafios para os combustíveis sintéticos.

A outra aposta da marca é no GPL (com utilização de biogás) e no GNL, aqui sublinhando-se uma nova versão com motor de 500 CV e 4% mais eficiente. Com uma nova caixa de velocidades e depósito de gás de 225 kg, este camião a Gás Natural Liquefeito permite uma autonomia em torno dos 1000 quilómetros.

Mas as soluções relacionadas com o combustível sintético servirão apenas para as frotas atuais, já que no plano de projeto da marca, os motores de combustão irão continuar apenas para projetos especiais, nomeadamente para os veículos de grandes obras e em larguíssima escala em locais mais inóspitos.

O estatuto da segurança

A Volvo conta com um forte legado na segurança, sendo uma característica comum à marca de automóveis e à marca de camiões, embora sejam atualmente duas entidades distintas. Porém, a força do nome mantém-se diretamente associada à lógica da segurança e na Volvo Trucks essa ligação irá conhecer mais um patamar em 2024, quando entrar em vigor o novo Regulamento Geral de Segurança (GSR) na União Europeia (UE) para todos os camiões novos a partir de 7 de julho de 2024 (sem exceções de tipologia de veículo).

Neste sentido, a Volvo Trucks vai atualizar o seu leque de equipamento de segurança, como o Assistente Inteligente de Velocidade (ISA), também adaptado ao tipo de carga que o camião leva, alerta dianteiro de peões e ciclistas (combinação de radar e câmara), facilitador para instalação de alcoolímetro, aviso de travagem de emergência, sensores laterais para deteção de utilizadores vulneráveis, com destaque para o sensor de ângulo morto, e sensor de pressão dos pneus, num lote a que se junta ainda a câmara traseira digital para uma melhor visibilidade.

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