Nissan continua em busca da fórmula perfeita… agora com o novo X-Trail

09/11/2022

Quarta geração do X-Trail chega agora a Portugal como o único SUV eletrificado do segmento com opção de sete lugares. O preço começa nos 49.000 euros.

 

Quando um construtor automóvel encontra uma fórmula (quase) perfeita, é apenas natural que continue a procurá-la nas novas gerações de modelos da família. Como se de uma herança genética se tratasse. Por vezes, anda perto, como comprovámos na apresentação internacional, realizada em Liubliana, capital da Eslovénia. Ora, o novo Nissan X-Trail, que agora chega ao mercado nacional, não é apenas parecido com o muito bem-sucedido Qashqai. É construído a partir da mesma plataforma CMF-C da marca.

O ADN da Nissan continua presente e percorre as três gerações anteriores do X-Trail: uma carroçaria musculada, numa abordagem flexível, com capacidades de tração integral. O lado aventureiro e versátil está refletido nas suas linhas.

O exterior conta com elementos típicos do design da Nissan: tejadilho flutuante e grelha V-motion. A frente é dominada por faróis marcantes que parecem moldados dentro da própria carroçaria e do para-choques dianteiro, com luzes de circulação diurna e indicadores de mudança de direção “aninhados” ao longo da linha de fecho do capot.

De perfil, sobressaem as cavas das rodas robustas, na frente e na traseira, que garantem uma presença imponente na estrada. A forma do pilar C procura “lembrar” uma barbatana de golfinho, trazendo tensão para a retaguarda, onde as luzes completam o aspeto traseiro observado de três quartos. Na traseira, uma linha horizontal logo acima e abaixo do local onde a placa de matrícula dá nas vistas, enquanto as luzes traseiras divididas asseguram uma abertura larga para o acesso à bagageira.

Sete lugares

São vários os argumentos deste modelo, mas o facto de ser o único SUV eletrificado do segmento a apresentar uma versão de sete lugares não será um mero detalhe (também existe uma versão de cinco lugares para famílias menos numerosas). Na opção de sete ocupantes, o habitáculo conta com uma terceira fila de dois bancos, que pode “esconder-se” no piso do veículo para a mala ganhar uma capacidade total de 585 litros (mais 20 litros do que na anterior geração). Além disso, apresenta várias melhorias no acesso à área de bagagem, de modo a facilitar as operações de cargas e descargas.

As semelhanças com o Qashqai são ainda bem visíveis nas decorações interiores, com os serviços NissanConnect acessíveis a partir do monitor tátil central de 12,3”, em combinação com o painel de instrumentos digital de 10,8 polegadas e o head up display.

Vantagens e-Power

O protagonista na gama de motores é o sistema e-Power, que combina bateria de alta potência e motor de arranque integrados com um motor a gasolina de relação de compressão variável, existindo ainda um gerador de energia, um inversor e um motor elétrico dianteiro de 150 kW. A potência combinada é de 204 cv, o suficiente para este SUV cumprir o arranque dos 0 aos 100 km/h em oito segundos. A velocidade máxima está limitada a 160 km/h e o consumo médio anunciado é de 5,8 l/100 km. Disponível está, também, a variante 1.5 turbo a gasolina mild-hybrid de 163 cv, associada a tração dianteira e caixa automática de variação contínua (CVT), pertencente à família Xtronic.

Os níveis de equipamento são três (N-Connecta, Tekna e Tekna+). O preços começa nos 49.000 euros da versão e-Power 2WD de cinco lugares (N-Connecta), passa pelos 54.150 euros do e-Power e-4ORCE (também de cinco lugares) e chega aos 59.210 euros do e-Power e-4ORCE (Tekna+) na mais apetecível versão de sete lugares.