Ao cabo de vários protótipos criados ao abrigo da denominação Hyper, a Nissan revelou o Hyper Force, que serve de visão para a próxima geração de supercarros da marca japonesa, que daqui em diante irá apenas apostar em automóveis elétricos para atingir o seu objetivo de neutralidade carbónica.
Concebido para uma nova geração de entusiastas da competição automóvel, jogadores online e também adeptos da adrenalina dentro e fora das pistas, este supercarro totalmente elétrico de alto desempenho visa proporcionar máximo prazer de condução, enquanto oferece um reduzido impacto ambiental.
No seu núcleo está um conjunto propulsor elétrico de alta potência com uma bateria de estado sólido – permitindo uma distribuição de peso ideal – que pode produzir até 1000 kW/1360 CV de potência. O Hyper Force apresenta ainda a tecnologia de controlo integral e-4ORCE e uma carroçaria leve em carbono de alta resistência.
O desenho exterior contempla os requisitos da eficiência aerodinâmica em função da agilidade, dos consumos e do arrasto, mas também o respeito pelo legado da marca japonesa, evocando nos faróis dianteiros e traseiros os automóveis de alto desempenho, como é o caso do GT-R. A conceção do exterior foi desenvolvida em conjunto com a equipa de competição NISMO, gerando aquilo que se chama de efeito de solo.
A complexidade aerodinâmica fica patente em elementos como a estrutura de dois níveis sob o capot dianteiro, o difusor traseiro de nível duplo, o para-lamas dianteiro e ambas as extremidades da asa traseira, esta última com funcionalidade aerodinâmica ativa única, enquanto um atuador a plasma recentemente desenvolvido suprime o desprendimento de ar para maximizar a aderência e minimizar a elevação das rodas interiores durante as curvas. As leves jantes de carbono forjado ajudam na aerodinâmica e no arrefecimento dos travões.‘Sim’ à condução
Este protótipo da Nissan apresenta dois modos de condução, “R” (competição) e “GT” (Gran Turismo), fazendo variar diversos parâmetros consoante o modo selecionado, como a interface gráfica, que muda de cor e de visualização. Já que se mencionou o tal respeito pelo passado da marca, vale a pena indicar que os gráficos da instrumentação resultam da colaboração entre a Nissan e a Polyphony Digital Inc., produtora do videojogo ‘Gran Turismo’, numa parceria que virou uma página importante no automobilismo ao levar pilotos ‘do sofá’ paras as pistas e competições ‘a doer’.
No modo R, o habitáculo ilumina-se a vermelho e cria um cockpit intuitivo centrado no condutor para apoiar a concentração. Enquanto isso, quatro ecrãs em torno do volante exibem a aderência e a temperatura e pressão dos pneus, a temperatura do rotor do travão, a distribuição de potência e outras informações relevantes.
No modo GT, o habitáculo ilumina-se em azul e os ecrãs que rodeiam o volante afastam-se e combinam-se, proporcionando uma experiência imersiva com uma interface de infoentretenimento mais simples, incluindo ar condicionado, áudio, suspensão e estabilizador, para uma condução confortável. A suspensão e os estabilizadores foram concebidos como pioneiros a nível mundial, para poderem ser facilmente operados no ecrã durante a condução.

O capítulo digital é reforçado ainda pelo conceito de realidade aumentada (RA) e realidade virtual (VR) que permite conduzir tanto no mundo real, como no virtual. Quando o automóvel está parado, o condutor pode usar um capacete especial com viseira para VR que permite entrar numa experiência de condução de jogo completa, com modos que permitem competir contra o relógio ou outros pilotos online. Por sua vez, ao usar viseira de realidade aumentada, o piloto pode competir em circuito contra si próprio, “duplos” digitais dos seus amigos, ou até mesmo pilotos profissionais, permitindo que os utilizadores aumentem com segurança as suas habilidades de condução em pistas do mundo real.
Embora sem apresentar mais dados técnicos, a Nissan revela que o Hyper Force é a sua visão para um supercarro de alto desempenho totalmente elétrico da próxima geração.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.