A Nissan revelou o concept para um novo SUV a apresentar publicamente no Salão de Mobilidade de Tóquio, previsto para o final deste mês. O Hyper Urban concept, aqui ainda em formato digital, antecipa mais um dos futuros modelos 100% elétricos da marca japonesa.

Esta série de protótipos será revelada gradualmente (estão previstos novos anúncios para 10, 17 e 19 de outubro), em formato digital, até pouco antes do dia reservado para a comunicação social no Japan Mobility Show (ou Salão de Mobilidade de Tóquio, em português), agendado para 25 de outubro.

O conceito original para esta série de projetos é representado pela palavra Hyper, simbolizando o “máximo de emoção” que a Nissan espera introduzir nos seus automóveis do futuro. De acordo com a companhia, a mensagem que procura transmitir é a de melhorar a vida das pessoas e revolucionar o panorama dos automóveis elétricos com produtos e tecnologias transformadoras.

Com visual repleto de arestas e bastante irreverente, o Hyper Urban revela também uma silhueta desportiva e cuidada devido à aerodinâmica para uma maior eficiência energética. Os pneus largos sublinham o aspeto desportivo, ao qual se associa também a cor exterior amarelo-limão que altera a expressão cromática em função do ângulo da luz. As portas abrem de forma inovadora, numa variante do estilo ‘suicida’, permitindo um acesso amplo e facilitado ao habitáculo.

O interior foi inspirado em triângulos caleidoscópicos, não faltando um foco muito grande na tecnologia, com o painel de instrumentos a poder ser personalizado. Além disso, os bancos dianteiros podem ser rebatidos e dobrados com os bancos traseiros, criando um espaço de relaxamento semelhante a um sofá privado.

O Nissan Hyper Urban também está interligado ao ecossistema de automóveis elétricos, com capacidade de ligação V2H (‘Vehicle-to-Home’), que permite que o automóvel seja conectado à casa, fornecendo-lhe energia, resultando em economias significativas e reduzindo a pressão sobre a rede elétrica.

Graças à sua tecnologia V2G, que liga também o automóvel à rede elétrica, os proprietários podem até contribuir com a energia excedente do seu automóvel para a rede, de forma a apoiar a sua comunidade local e obter rendimentos. O sistema inteligente de gestão de carga dispõe de Inteligência Artificial que pode carregar automóveis e alimentar edifícios de forma autónoma, proporcionando uma gestão de energia eficiente.

Além disso, com atualizações de hardware e software para o automóvel, é fornecida uma nova experiência de propriedade durante muitos anos. Por exemplo, o interior pode ser renovado com um novo painel de instrumentos que reflita as mais recentes tecnologias e tendências no que respeita as interfaces gráficas e experiência de utilizador.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.