O desinvestimento da Nissan nos motores de combustão interna e a sua transição para a eletrificação vão condenar o Micra ao desaparecimento no final de 2022, não havendo um substituto direto no seu segmento até 2024.

A Nissan revelou que não irá investir na adequação dos motores de combustão à norma Euro 7 (que irá propor valores de emissões de CO2 bastante apertados), apostando ao invés no reforço da sua estratégia de eletrificação para o Velho Continente.

A partir de 2023, a marca japonesa terá uma gama completamente eletrificada e sem modelos de motor de combustão ‘puros’, o que quer dizer que o Micra está agora no seu derradeiro ano de vida antes de um hiato de um ano no segmento até à chegada de um novo utilitário 100% elétrico produzido com base na plataforma CMF-BEV (que também dará origem ao novo Renault 5 elétrico).

A informação foi confirmada ao Motor24 por Arnaud Charpentier, Vice-Presidente para a Europa das áreas de estratégia de produto e preço, garantindo que o final da produção do atual Micra irá acontecer no final de 2022, o que quer dizer que a Nissan não terá presença direta naquele segmento ao longo de 2023 e parte de 2024.

Só então irá aparecer um substituto, embora não se saiba ainda se manterá a designação Micra, que terá por base a mesma plataforma do futuro Renault 5, o que quer dizer que será produzido na plataforma CMF-BEV. Os laços com o modelo gaulês vão mais fundo, uma vez que a produção irá decorrer no mesmo local, ou seja, no centro Renault ElectriCity no Norte de França.

Sucessor do Nissan Micra