Com a sua recém-apresentada visão, a marca japonesa quer potenciar o seu valor estratégico e ajudar a construir um novo ecossistema de mobilidade integrada que seja simultaneamente eficiente e emocionante. Ao longo dos próximos dez anos, a Nissan irá ampliar a sua gama de automóveis eletrificados e de inovações tecnológicas, expandindo as suas operações a nível global. A visão apoia o objetivo da Nissan de se tornar neutra em carbono ao longo do ciclo de vida dos seus produtos até ao ano fiscal de 2050.
Ao colocar a eletrificação no centro da sua estratégia de longo prazo com a ‘Nissan Ambition 2030’, a empresa pretende acelerar a eletrificação da sua linha de automóveis e a taxa de inovação tecnológica com investimentos de 2 biliões de ienes (cerca de 15,6 mil milhões de euros) nos próximos cinco anos. Ao todo, serão lançados 23 novos modelos eletrificados, incluindo 15 novos modelos 100% elétricos até ao ano fiscal de 2030, por forma a alcançar mais de 50% de eletrificação a nível global nas suas marcas Nissan e Infiniti.
Com a introdução de mais de duas dezenas de modelos totalmente elétricos e eletrificados e-Power nos próximos cinco anos, a Nissan pretende aumentar o seu mix de vendas de eletrificação nos principais mercados até ao ano fiscal de 2026. A marca nipónica aspira assim a ter mais de 75% das suas vendas na Europa eletrificadas até esse ano, mais de 55% no Japão, mais de 40% na China e, no caso dos Estados Unidos da América, até 40% de vendas de veículos elétricos até 2030.
De acordo com o CEO da Nissan, Makoto Uchida, “o papel das empresas para responder às necessidades sociais é cada vez mais crucial. Com a ‘Nissan Ambition 2030’, vamos impulsionar a nova era da eletrificação, avançar tecnologias para reduzir a pegada de carbono e procurar novas oportunidades de negócio. Queremos transformar a Nissan numa empresa sustentável que é verdadeiramente relevante para os clientes e para a sociedade”.Representando a próxima etapa do futuro eletrificado da Nissan, a empresa revelou também também quatro novos protótipos para elétricos do futuro, além de propostas para ecossistemas conectados de mobilidade.
Baterias de estado sólido são o passo seguinte
A Nissan revelou ainda que irá continuar a evoluir as suas tecnologias de baterias de iões de lítio e a introduzir tecnologia sem cobalto para reduzir o custo em 65% até ao ano fiscal de 2028. A Nissan pretende também lançar um veículo elétrico com tecnologia de baterias de estado sólido (ASSB) até ao ano fiscal de 2028 e ter pronta uma fábrica piloto em Yokohama, no Japão, já no ano fiscal de 2024. Com a introdução dessa tecnologia, a Nissan poderá expandir as suas propostas de veículos elétricos a outros segmentos e oferecer um desempenho mais dinâmico.
Por outro lado, em parceria com os seus parceiros, a Nissan pretende aumentar a sua capacidade global de produção de baterias para 52 GWh até ao ano fiscal de 2026 e para 130 GWh até ao ano fiscal de 2030.
Através da ‘Nissan Ambition 2030’, a companhia nipónica pretende também alargar os benefícios da mobilidade, fornecendo as suas tecnologias avançadas de assistência ao condutor e inteligência a mais clientes. Dessa forma, é intenção da Nissan expandir a sua tecnologia ProPilot para mais de 2.5 milhões de automóveis Nissan e Infiniti até ao ano fiscal de 2026. A empresa também desenvolverá as suas tecnologias de automóveis autónomos, com o objetivo de incorporar sistemas LIDAR de próxima geração em praticamente todos os novos modelos até ao ano fiscal de 2030.
Ecossistema global para a mobilidade e não só
Além deste desenvolvimento tecnológico, a Nissan irá localizar o fabrico e o fornecimento para tornar os veículos elétricos mais competitivos. A Nissan vai expandir o seu conceito exclusivo de ‘hub’ EV, o EV36Zero, que foi lançado no Reino Unido, para mercados centrais, incluindo Japão, China e EUA. O EV36Zero é um ecossistema de fabrico e serviço totalmente integrado que liga a mobilidade e a gestão energética com o objetivo de concretizar a neutralidade carbónica.
Nota ainda para a pretensão da Nissan de vir a contratar mais de 3000 novos colaboradores e linha com o aumento do seu ritmo de inovação na mobilidade, continuando a aumentar a sua força de trabalho atual. A empresa basear-se-á também na colaboração no seio da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi para permitir a poupança de custos e conhecimentos partilhados em áreas como tecnologias neutras em carbono, eletrificação, software e serviços.
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