A Zeekr, marca premium do Grupo Geely, que procura posicionar-se mesmo acima da Volvo no seio daquele conglomerado, revelou mais um avanço no campo das baterias para automóveis elétricos, com uma opção que promete repor até 500 quilómetros de autonomia em apenas 15 minutos. Para complementar as suas potencialidades, trata-se de uma bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) cuja produção tem um custo mais baixo.

A marca chinesa, que está em pleno processo de expansão na Europa (tendo começado já a entregar os seus primeiros automóveis no continente), dá mais um passo para a adoção dos elétricos, com a introdução de uma nova bateria LFP e tecnologias complementares que poderão assim incrementar a autonomia e melhorar os tempos de carregamento.

Tradicionalmente, as baterias LFP são vistas como inferiores em termos de densidade energética quando comparadas com as baterias de iões de lítio compostas por níquel, cobalto e manganês (NMC), com a diferença a chegar a cerca de um terço quando comparadas as duas tecnologias. Mas os engenheiros da Zeekr alcançaram um progresso significativo que permite obter maior densidade energética ao nível do conjunto, graças à utilização de novos materiais e à simplificação do design estrutural, o que permitiu que se atingisse os 83,7% de utilização deste novo pack de baterias, superior ao de muitos outros concorrentes globais.

Adicionalmente, este novo pack de bateria LFP suporta carregamento ultrarrápido quando aliado a uma arquitetura elétrica de bordo de 800 V, permitindo dessa forma repor os tais 500 quilómetros de autonomia em 15 minutos. A marca garante, ainda, que estes ganhos não foram conseguidos à custa da segurança, uma vez que superou seis dos mais exigentes testes de segurança e robustez levados a cabo às baterias, como o de perfuração por um prego.

O primeiro modelo a utilizar esta nova bateria será o 007, berlina de luxo que será lançada em janeiro de 2024, devendo estender-se, gradualmente, a novos modelos da marca. A bateria será produzida pela própria Zeekr, na sua fábrica de Zhejiang, onde tem um dos maiores centros de produção da China.

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