Nova fábrica da Tesla vai nascer nos arredores de Berlim

13/11/2019

Colocando um ponto final em diversos meses de especulação, a Tesla anunciou que irá construir uma nova fábrica na Alemanha, nos arredores de Berlim, naquela que será a quarta infraestrutura de produção do fabricante americano de automóveis elétricos.

A informação foi avançada pelo próprio presidente executivo da Tesla, Elon Musk, na noite de terça-feira, ao receber o “Volante de Ouro”, entregue pela revista Auto Bild, na capital alemã.

Esta fábrica, a quarta, a juntar às americanas do Nevada e Nova Iorque e à chinesa de Xangai, irá “construir baterias, motorizações e veículos, começando com o modelo Y”, conforme explicou Musk na rede social Twitter, fazendo alusão ao novo SUV que pretende lançar em breve.

Na cerimónia, o líder da Tesla elogiou a engenharia alemã considerando-a “extraordinária”, sendo essa “uma das razões para implantar a mega fábrica europeia” da empresa “na Alemanha”. A fábrica alemã vai ter também um centro de engenharia e de design, acrescentou.

A primeira fábrica europeia da Tesla vai situar-se perto do “novo aeroporto” de Berlim, indicou Elon Musk, o que suscitou alguns risos na assistência uma vez que o aeroporto devia ter sido inaugurado em 2012, mas a sua inauguração tem sido sucessivamente adiada devido a vários problemas, nomeadamente em termos de segurança contra incêndios.

A Alemanha é o principal mercado europeu de veículos de luxo e conta com programas para incentivar a venda de veículos elétricos em detrimento os automóveis com motores de combustão.

Em finais de outubro, a Tesla anunciou que registou perdas de 907 milhões de dólares nos primeiros nove meses de 2019, 28,7% menos do que em 2018, após ter alcançado um lucro de 150 milhões de dólares no terceiro trimestre, renovando a promessa de entregar entre 360.000 e 400.000 viaturas novas este ano.

Com Lusa