Nova gama Audi A4: Mudanças de valor acrescentado

17/07/2019

Modelo de grande sucesso na Audi, o A4 renova-se a meio do seu ciclo de vida, apostando em design quase inteiramente novo e por maior eficiência mecânica, sobretudo com a adoção de sistemas Mild-Hybrid de 12 e de 48 V. No topo da gama, versão S4 com motor V6 turbodiesel de 347 CV. Ainda sem preços definidos, chegam a Portugal em setembro.

O peso da história é difícil de enganar e, apesar do crescente aumento de importância dos SUV, a gama A4 continua a ser fundamental para a marca dos quatro anéis. Em 25 anos de existência, esta gama já vendeu um total global de 7.5 milhões de unidades, das quais cerca de 345 mil apenas em 2018 (combinando as diversas carroçarias existentes, entre berlina, carrinha Avant e aventureira Allroad).

Assim, a Audi definiu o momento atual como o da renovação profunda da gama, com a parte estética a merecer uma intensa ‘lavagem de cara’. Tanto mais que um dos responsáveis com quem falámos garantiu que do anterior A4 apenas foram utilizados o capot, tejadilho e tampa do porta-bagagens, pelo que tudo o resto é diferente na parte estética.

A ambição da Audi foi dotar esta gama de uma aura “progressiva e dinâmica”, como explicou Helmut Jung, da equipa de design do A4, afiançando que se procuraram incorporar elementos visuais dos concepts Prologue no modelo de segmento médio. Na dianteira, destaque para a grelha Singleframe mais larga e de contornos definidos a que se juntam faróis estilizados com tecnologia LED, aplicando nas laterais a influência do Quattro na linha de ombros. Já na traseira, houve aposta em linhas horizontais, com um difusor inferior para um toque desportivo. Os farolins são agora segmentados para uma “identidade única”.

No interior, mudanças mais ténues, embora a instrumentação digital tenha algumas evoluções gráficas e haja agora um grande ecrã tátil no centro do tablier com 10.1 polegadas e acesso ao sistema Audi Connect, podendo agora beneficiar também da tecnologia de aviso de duração dos semáforos (onde disponível) por via do sistema Traffic Light Information. A aplicação MyAudi também permite maior integração com o veículo por parte do condutor, dando-lhe informação relevante sobre o seu A4.

Híbridos em nova fase

Com o facelift da gama A4 surge também a renovação das motorizações, com a filosofia Mild-Hybrid aplicada em diferentes formas. Para o topo de gama S4 está garantida versão de 48 V (para motores de seis cilindros), que junta um turbo de ativação mecânica e um compressor elétrico para garantir respostas prontas e eficiência melhorada no bloco V6 TDI de 347 CV e 700 Nm de binário.

Neste caso, o conjunto de turbo e compressor elétrico serve para garantir, essencialmente uma resposta sempre dinâmica do pedal do acelerador. O turbo funciona sempre, a todas as rotações, enquanto o compressor de ativação elétrica funciona a partir das 1200 até as 2500 rpm. Uma das particularidades da arquitetura de turbo convencional é que uma parte dos gases utilizados para o seu funcionamento provém do sistema de filtro de partículas, tratando-se de ar limpo, o que acentua a sua eficiência.

A poupança permitida por este sistema é de 0,4 l/100 km nos modelos a gasolina, sendo de 0,3 l/100 km nos Diesel com exceção do S4 TDI, que também tem poupança de 0,4 l/100 km graças à eficácia do sistema MHEV de 48 V.

No caso de outras motorizações menos potentes, existe sistema ‘Mild-Hybrid’ de 12 V, mais simples, mas que oferece um bom compromisso entre ecologia e economia (de custos para o condutor).

Além do S4 TDI para aptidões desportivas, a Audi terá ainda blocos a gasóleo 2.0 TDI de quatro cilindros em diferentes níveis de potência. De entrada, apresenta unidade com 136 CV e 320 Nm (30 TDI), seguindo-se uma de 163 CV e 380 Nm (35 TDI) e uma outra de 190 CV e 400 Nm (40 TDI quattro), os quais terão os referidos sistemas MEHV de 12 V. Logo abaixo do S4 está uma unidade também com um V6 TDI para o 45 TDI quattro Tiptronic de 231 CV e 500 Nm de binário.

Quanto aos gasolina, a sigla TFSI é exposta nos motores de dois litros com 150 CV e 270 Nm (35 TFSI), 190 CV e 320 Nm (40 TFSI) e de 245 CV e 370 Nm (45 TFSI quattro). Esta última é escolha única da A4 Allroad, carroçaria que não terá, nesta fase, qualquer outra motorização programada.

Aquilo que também já é certo é o final da caixa manual na gama A4, uma vez que todos os modelos passam a ter caixa automática, ora S tronic de sete velocidades nos motores de quatro cilindros, ora Tiptronic de oito velocidades no S4.

Datas de chegada e equipamentos

A maior parte da gama chega em setembro, com os modelos TDI de 163 CV e de 190 CV à cabeça, esperando-se que a Allroad chegue um pouco mais tarde, durante o último trimestre, o mesmo sucedendo com o S4 TDI que não terá suspensão pneumática mas sim controlo de amortecimento, podendo ser até 23 mm mais baixo do que a suspensão da carrinha normal.

Os níveis de equipamento serão os Basic, Advance e S-line (com jantes de 18 polegadas e suspensão desportiva) embora no lançamento haja ainda uma Edition One com base no S-line. A Audi detalhe que, para Portugal, as funções por pedido (‘Function on Demand’) vão poder ser subscritas pela app myaudi (comprar opções à distância por período de tempo limitado, dia ou mês, como por exemplo o já referido Traffic Light Info), quando os mesmos estiverem disponíveis no nosso país. Os preços para a gama renovada do A4/S4 ainda não estão determinados, o mesmo sucedendo com a composição da totalidade dos equipamentos.

GAMA Potência Binário
A4 35 TFSI S tronic 150 CV às 3900-6000 rpm 270 Nm às 1350-3900 rpm
A4 40 TFSI S tronic 190 CV às 4200-6000 rpm 320 Nm às 1450-4200 rpm
A4 45 TFSI quattro S tronic 245 CV às 5000-6500 rpm 370 Nm as 1600-4300 rpm
A4 30 TDI S tronic 136 CV às 3000-4400 rpm 320 Nm às 1500-2750 rpm
A4 35 TDI S tronic 163 CV às 3250-4200 rpm 380 Nm às 1500-2750 rpm
A4 40 TDI quattro S tronic 190 CV às 3800-4200 rpm 400 Nm às 1750-3000 rpm
A4 45 TDI quattro Tiptronic 231 CV às 3250-4750 rpm 500 Nm às 1750-3250 rpm
S4 TDI 347 CV às 3850 rpm 700 Nm às 2500-3100 rpm

Em Bolzano, Itália.

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