Publicidade Continue a leitura a seguir

Nova Volvo V60: A evolução nunca pareceu tão acertada

Volvo V60
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
Volvo V60
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 interior
New Volvo V60 interior
New Volvo V60 interior
New Volvo V60 interior
New Volvo V60 interior
New Volvo V60 interior
New Volvo V60 interior
New Volvo V60 interior
New Volvo V60 interior
New Volvo V60 interior
New Volvo V60 interior
New Volvo V60 interior
New Volvo V60 interior
New Volvo V60 interior
New Volvo V60 interior
New Volvo V60 interior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 - double-link front and multilink rear suspension
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
Volvo V60
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
Power outlet
New Volvo V60 exterior
Volvo V60 Twin Engine
Volvo V60 Twin Engine
Volvo V60
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior
New Volvo V60 exterior

Publicidade Continue a leitura a seguir

Mantendo um certo ar de família em relação à restante gama moderna da Volvo, a nova carrinha V60 traduz numa carroçaria familiar os predicados que a marca procura atrair para o seu mundo: requinte, funcionalidade, elegância e tecnologia de ponta. Eis, então, a forma arrojada da nova geração da V60.

Tendo por base a nova plataforma SPA (Scalable Product Architecture), utilizada nos modelos da Série 90 e no novo XC60, a nova Volvo V60 procura dar continuidade a um legado que dura há mais de 60 anos no que diz respeito a carrinhas, ao longo dos quais teve sempre como objetivo “melhorar a vida das pessoas”. A nível mundial, note-se, a Volvo já vendeu mais de 6 milhões de carrinhas, o que lhe valeu a reputação de marca capaz de desenvolver modelos sinónimos de qualidade, fiabilidade e segurança numa tradição iniciada em 1953, com o lançamento da Volvo Duett.

“Puro design escandinavo”

É desta forma que a Volvo descreve as linhas desta sua nova carrinha, aludindo ao seu estilo escandinavo com “detalhes que fazem a diferença”, conforme explica a companhia de Gotemburgo. No interior, uma vez mais, o mesmo estilo ‘limpo’ e funcional com primazia para o conforto, graças a bancos e controlo de climatização ajustável individualmente. Além disso, a Volvo enaltece ainda alguns “detalhes refinados”, como o padrão de diamante nos botões de comando e o painel de central. Atrás, procurou-se oferecer muito espaço para adultos, ao mesmo tempo que o conforto foi sempre a premissa mais procura pela marca no desenvolvimento do interior.

O tejadilho de vidro panorâmico (opcional) garante mais luminosidade no habitáculo, sendo matizado para reduzir o brilho e contando com cortina elétrica. Com o controlo de climatização de quatro zonas, os ocupantes do banco dianteiro e os passageiros traseiros podem selecionar a sua temperatura ideal, enquanto a tecnologia CleanZone filtra o ar que entra na cabine do habitáculo para ajudar a remover pó, pólen, partículas e odores.

O artesanato sueco e os materiais nobres na V60 constituem uma parte importante do conceito da própria marca, com realce para o cristal sueco Orrefors, de produção artesanal presente no seletor da caixa de algumas versões combinando técnicas tradicionais com design e tecnologia avançados.

A bagageira, com uma capacidade de 529 litros, disponibiliza formas regulares, sem qualquer intromissão da suspensão traseira, ao passo que o portão da bagageira tem abertura e fecho elétrico. Está disponível com uma função mãos-livres que permite abrir e fechar deslocando simplesmente o pé sob o para-choques traseiro.

 

Conforto e dinamismo

Quanto à vertente da condução, a Volvo argumenta que a nova V60 é uma carrinha “configurada para inspirar prazer de condução”, valendo-se da combinação entre chassis e suspensão para elevar os níveis de controlo. A marca adianta que está garantido um modo de condução verdadeiramente dinâmico. Na frente, a suspensão desportiva com geometria de duplo braço triangular, proporciona o melhor contacto possível entre a superfície do pneu e a estrada. Atrás, a suspensão traseira de eixo integral apresenta uma sofisticada mola de lâmina transversal feita de materiais compósitos leves e destinada especificamente a proporcionar uma condução desportiva e dinâmica sem comprometer o requinte e o conforto de rolamento. Materiais avançados e leves reduzem o peso total e asseguram respostas incisivas.

O comportamento dinâmico da V60 pode ser personalizado através de quatro modos de condução que permitem escolher a configuração preferida para motor, caixa de velocidades, acelerador e direção. É possível construir uma configuração personalizada com o modo Individual.

Segurança sempre como premissa principal

A nova VC60 partilha a sua tecnologia de segurança com os mais recentes modelos da marca e vem equipado com um avançado pack, combinando sistemas de segurança ativa e passiva. Em estreia mundial surge o Oncoming Mitigation com travagem, tratando-se de tecnologia capaz de detetar veículos que se dirigem contra a V60, em contramão. Se uma colisão não puder ser evitada, este sistema trava automaticamente a V60 e prepara os cintos de segurança dianteiros para ajudar a reduzir o efeito de uma colisão

Noutros âmbitos, volta a contar com a denominada Safety Cage, ou ‘jaula de segurança’, que mais não é do que uma estrutura avançada com elevada robustez estrutural graças à combinação de aço e alumínio, além de sistemas como o Oncoming Lane Mitigation (que evita colisões com veículos em sentido contrário, sempre que o desvio seja protagonizado pelo condutor do Volvo), ou o Lane Keeping Assist. Em termos de condução automatizada, a função Pilot Assist está disponível na V60, permitindo condução semiautónoma até 130 km/h em estradas com marcações no piso e sem um veículo à frente. O condutor permanece responsável pela monitorização, supervisão e operação geral do veículo

No início da sua produção, a nova V60 estará disponível nas motorizações D3 e D4 Diesel e T5 e T6 gasolina. A breve trecho serão introduzidas novas opções onde se inclui a motorização eletrificada.