A Skoda está a ultimar o lançamento das novas gerações dos Superb e Kodiaq, que já superaram os testes de desenvolvimento levados a cabo no Círculo Polar Ártico, onde o frio e gelo servem de desafio à prestação dos diferentes sistemas dos veículos. Concluídos os estudos de frio extremo, os novos modelos entram agora na fase final de testes, antes da revelação oficial no outono de 2023.

Os ensaios intensivos em condições de frio extremo fazem parte do programa habitual de todas as marcas no processo de desenvolvimento dos seus automóveis. A Skoda não difere do padrão e faz testes regularmente no Círculo Polar Ártico, utilizando aquela região uma vez mais para a conceção da quarta geração do Superb e da segunda geração do SUV Kodiaq.

Todos os componentes dos veículos de teste foram examinadas: chassis, carroçaria, motor, aquecimento e todo o sistema elétrico. Todas as funções mecânicas da carroçaria, bem como a parte elétrica do veículo devem funcionar sem falhas, mesmo a temperaturas de 25 graus negativos. O motor deve também trabalhar sem problemas a temperaturas próximas dos 30 graus negativos.

Para avaliar a performance geral de inverno, a Skoda examina o impacto da neve na carroçaria e os efeitos da neve que entra no compartimento do motor e nas entradas de ar. Todas as portas, o capot e a porta da bagageira, bem como a tampa do depósito de combustível e a tampa da tomada de carregamento nos veículos PHEV devem poder abrir-se, mesmo em condições tão adversas.

“Os testes em circunstâncias tão extremas quanto possível continuam a ser uma parte crucial do desenvolvimento de novos veículos, apesar dos avanços na simulação por computador. Os nossos extensos programas de testes em climas desérticos com temperaturas extremamente elevadas, por um lado, e no Círculo Polar Ártico, por outro, asseguram que os clientes Škoda podem confiar a 100 por cento nos seus veículos, em quaisquer condições climatéricas. Estes testes dão-nos também a oportunidade de identificar as necessidades de otimização o mais cedo possível e de produzir os veículos da melhor forma possível para satisfazer todos os requisitos da condução diária”, afirma
Johannes Neft, membro do Conselho de Administração da Skoda Auto para o Desenvolvimento Técnico.

São avaliados inúmeros aspetos do comportamento do veículo durante a condução em condições reais – por exemplo, a forma como o veículo lida com a lama na estrada, a robustez da suspensão e a proteção inferior da carroçaria, o bom funcionamento dos sistemas de assistência e todos os indicadores da dinâmica de condução. A iluminação do veículo à noite e o comportamento acústico das partes geladas são também testados. As baterias de alta potência dos veículos PHEV são carregadas num estado de congelamento, seguido de uma medição da autonomia máxima.

O programa de testes também analisa inúmeras funções internas, por exemplo, o desempenho do sistema de aquecimento a temperaturas externas extremamente baixas e o nível de conforto térmico no interior do veículo. Os condutores também verificam se as janelas embaciam e a rapidez com que podem reverter este efeito. Avaliam também se os sistemas de aquecimento dos bancos, do volante, espelhos retrovisores exteriores, para-brisas e vidro traseiro funcionam como esperado.

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