Apontando a uma nova era de mobilidade, necessariamente eletrificada e tendencialmente partilhada, a Renault Portugal tem um novo Administrador Delegado, Ricardo Lopes, que tem por missão implementar em solo luso a estratégia traçada pelo CEO do Grupo Renault, Luca de Meo.

Fazendo parte da estrutura da Renault Portugal há 16 anos, com vários cargos pelo caminho, Ricardo Lopes, de 40 anos de idade, assume agora um novo desafio na sua carreira, sucedendo a Zineb Ghout, que esteve à frente dos destinos do Grupo Renault por cerca de um ano.

Fazendo a sua apresentação à imprensa, o novo Administrador Delegado da marca assume como missões a implementação da estratégia rumo ao futuro e a criação de maior valor para os clientes, ao mesmo tempo que aposta no reforço da rentabilidade.

Sem deixar o foco nos automóveis, a Renault entende “que a mobilidade é muito mais do que apenas fazer matrículas. O acesso à mobilidade é muito mais do que a compra de um automóvel e o serviço de pós-venda associado”, refere Ricardo Lopes, sublinhando que se trabalha “na mobilidade do amanhã”.

Com um histórico de liderança de vendas no mercado português (mais de duas décadas) e com um parque rolante de grande volume nas estradas, o responsável pela marca assegura que serão introduzidos cada vez mais novos modelos elétricos, como o Mégane E-Tech (totalmente elétrico) que foi recentemente apresentado no Salão de Munique e que aponta para o caminho a seguir “com uma pegada mais ecológica”.

Mas também haverá uma maior preponderância no acesso à mobilidade com o plano ‘Renaulution’, tendo criado a marca ‘Mobilize’ para a mobilidade partilhada de custo acessível, tendo também apresentado o primeiro elemento deste esforço – um elétrico criado especificamente para este segmento de negócio – em Munique.

“É um momento muito desafiante pela evolução tecnológica do próprio automóvel, mas a revolução maior vai ser na interação com os automóveis e com a noção de propriedade”, afiançou, para também adiantar que o plano é “incrementar o valor através de uma proposta que é valorizada pelo cliente e que terá de passar também pela eletrificação e pela integração de cada vez mais tecnologia. O foco maior estará na satisfação do cliente, de acordo com Ricardo Lopes, garantindo também que a produção foi reduzida, de forma a que não exista uma situação de superprodução, ou seja, produção em excesso.

Ana Seguro sucede a Ricardo Lopes

Tomando o lugar de Ricardo Lopes, Ana Seguro é a nova diretora de vendas da Renault Portugal SA, que iniciou a sua carreira na marca em 1990, na área da distribuição automóvel, como membro de uma equipa de projeto que implementou a funcionalidade de encomendas diretas da rede às fábricas. Agora, irá assumir outro desafio com a tarefa de implementação do plano ‘Renaulution’, trabalhando a par com o novo Administrador Delegado.

“O plano Renaulution é o futuro do Grupo Renault, e estou muito feliz por poder dar o meu contributo para continuarmos a implementação deste plano no seio da Renault Portugal. A RCI foi uma excelente experiência, fortaleceu as minhas capacidades, particularmente em negociação e gestão de equipas. Irei agora colocar estas ferramentas ao serviço da marca Renault”, referiu a nova diretora de vendas da Renault Portugal SA.

O percurso desta gestora de 55 anos tem sido feito em diversos cargos no seio da Renault Portugal. Entre 1992 e 1994, desempenhou diferentes funções, desde métodos comerciais à gestão de rent-a-cars, no âmbito das vendas diretas. Entre 1995 e 1998, desempenhou a função de conselheiro de gestão na região norte, e posteriormente a função de gestor operacional de frotas na região centro e sul e gestoras de frotas.

Em 1999, ingressou no departamento de marketing e, durante cinco anos, foi chefe de produto da gama de comerciais ligeiros da Renault e transformados. Durante este período, foi também responsável pelo projeto Renault Empresas (agora Renault Pro +).

Entre 2005 e 2006, foi gestor operacional de vendas da região sul e, em 2007, foi responsável pelo lançamento da marca Dacia em Portugal.

Entre 2008 e 2010, Ana Seguro liderou a equipa de vendas e após-venda para a região sul. Na última década, assumiu as funções de diretora de vendas da RCI Bank & Services, para a rede Renault/Dacia, Nissan e frotas.