Apresentado como o modelo da metamorfose para a Alfa Romeo, o Tonale foi revelado com uma identidade bastante próxima à do concept de que deriva, revestindo-se de códigos de elegância e desportividade que são bastante queridos à marca italiana. A eletrificação faz parte integrante deste novo SUV, estreando-se versões híbridas e Plug-in.

Embora permaneça fiel ao nobre caráter desportivo italiano presente no ADN da marca desde 1910, o Tonale representa uma evolução radical na Alfa Romeo, ao olhar para o futuro, para uma nova era de conectividade e eletrificação. O design apresenta pontos de contacto com o atual Stelvio, sobretudo quando olhado de perfil, mas tem o seu principal polo inspirador o concept que foi apresentado no Salão de Genebra de 2019, graças ao trabalho realizado no Centro Stile Alfa Romeo.

Destinado a um cliente jovem, cosmopolita e dinâmico, o Alfa Romeo Tonale oferece um design distinto, sensual e virado para o futuro, destacando princípios estilísticos destinados a permanecer como pontos de referência no desenvolvimento da gama Alfa Romeo: jantes de cinco orifícios, painel de instrumentos do tipo “telescópico”, volante desportivo de três raios e faróis em forma de curva sinusoidal.

Com um comprimento de 4,53 metros, largura de 1,84 metros e altura de 1,6 metros, o Tonale tem dimensões compactas, recorrendo a filosofias e a traços estéticos como a ‘GT Line’, uma linha que se prolonga desde a retaguarda até aos faróis dianteiros, recordando as formas do Giulia GT. A frente apresenta a grelha ‘Trilobo’ e o distinto escudo Alfa Romeo, o ‘Scudetto’, que atua como um foco central.

Os faróis dianteiros ‘3+3’ com tecnologia Full LED Matrix evocam o aspeto orgulhoso do SZ Zagato e do concept Proteo. Desenvolvidos em conjunto com a Marelli, os três módulos formam uma linha dianteira única para o automóvel e fornecem, simultaneamente, as luzes diurnas, indicadores dinâmicos de mudança de direção e a funcionalidade “Welcome and Goodbye” (ativada sempre que o condutor liga ou desliga o automóvel). Adicionalmente, permitem ainda funções distintas de iluminação, como a ‘Adaptive Driving Beam’, que ajusta constantemente os médios de acordo com a velocidade e condições específicas de condução, ou a ‘Glare-Free High Beam Segmented Technology’, que deteta automaticamente o tráfego imediatamente à frente e/ou a circular na direção oposta para evitar o encandeamento de outros condutores. Por último, um terceiro módulo é ativado automaticamente durante as curvas para assegurar as melhores condições de iluminação lateral.

As luzes traseiras assumem as mesmas soluções de design dos faróis dianteiros e formam uma curva sinusoidal que envolve totalmente a traseira do automóvel, assumindo uma assinatura de luz verdadeiramente única e distinta. O óculo traseiro inspira-se no 8C Competizione, bem como o design das jantes de liga leve, ao reproduzirem o estilo “disco de telefone” da Alfa Romeo.

Interior desportivo com foco tecnológico

Inspirado na história da Alfa Romeo no mundo da competição, o interior está fortemente focado no condutor, estando dotado de elevado cuidado com os materiais e nos acabamentos. De série, o Tonale está equipado com um sistema de infoentretenimento totalmente novo. Com um sistema operativo Android personalizável e com conectividade 4G com atualizações Over-the-Air (OTA), também disponibiliza conteúdo, funcionalidades e serviços que são constantemente atualizados.

Este sistema inclui um ecrã totalmente digital de 12.3″ para a instrumentação de condução (com três estilos de apresentação: Evolved, Relax e Heritage, este último inspirado nos modelos icónicos da marca), bem como uma unidade tátil de 10.25″, com uma dimensão total de 22.5″ que serve de centro de comando do sistema de infoentretenimento de nova conceção.

A tecnologia está também ao serviço da segurança e do conforto: condução autónoma de nível 2 com novos Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) que atuam de acordo com a filosofia Alfa Romeo. Estes incluem o “Intelligent Adaptive Cruise Control” (IACC), o “Lane Centering” (LC) e o “Traffic Jam Assist”, capazes de ajustar automaticamente a velocidade e a trajetória, mantendo o automóvel no meio da faixa e a uma distância segura para o veículo da frente, garantindo assim segurança e conforto em condições de autoestrada.

Uma das particularidades do Tonale é a de contar com o assistente de voz integrado Amazon Alexa. Cortesia do serviço “Secure Delivery”, o condutor pode escolher o Tonale como o ponto de entrega das suas encomendas da Amazon, por exemplo, destrancando as portas e deixando o estafeta colocá-las dentro do automóvel. Pode também receber atualizações constantes sobre o estado do veículo a partir do conforto da sua casa, consultar o nível de carga e/ou de combustível, procurar pontos de interesse, verificar a última localização do seu automóvel, enviar comandos de bloqueio e desbloqueio à distância e muito mais. O assistente “Alexa” também pode ser utilizado para pedir para adicionar produtos à sua lista de compras, para procurar um restaurante próximo ou para ajustar as luzes ou o aquecimento ligado ao seu sistema de domótica, tudo isto enquanto se mantém concentrado na estrada.

Eletrificação no topo das prioridades

Adaptar a eletrificação ao estilo desportivo da Alfa Romeo foi uma das grandes premissas de desenvolvimento do Tonale, já sob alçada da Stellantis. A companhia italiana dá o mote com aquilo que denomina de ‘paradigma Alfa Romeo’, no qual a eletrificação serve a marca, bem como o seu ADN, com a missão de reinventar a desportividade para o século XXI.

Existirão dois níveis de eletrificação – Hybrid e Plug-in Hybrid Q4 – com atuações diferentes. Na versão Hybrid, a Alfa Romeo oferece uma experiência de condução eletrificada com um novíssimo sistema de propulsão híbrido de 48 V, específico da Alfa Romeo, capaz de transmitir potência às rodas mesmo quando o motor de combustão interna é desligado.

O Tonale estreia o motor 1.5 Hybrid VGT (Variable-Geometry Turbo) de 160 CV, um exclusivo da Alfa Romeo. Recorre a um turbocompressor de geometria variável, bem como a uma transmissão de dupla embraiagem TCT de sete velocidades da Alfa Romeo. O motor elétrico ‘P2’ de 48 V com 15 kW de potência e 55 Nm de binário, consegue alimentar as rodas mesmo quando o motor a gasolina de 1.5 litros é desligado. A transmissão permite o arranque a propulsão em modo elétrico a baixa velocidade, durante as manobras de estacionamento e a velocidade de cruzeiro.

No lançamento, a versão Hybrid de 130 CV e 240 Nm também estará disponível, novamente acoplada com a transmissão TCT de sete velocidades da Alfa Romeo e o motor elétrico ‘P2’ de 48 V.

O melhor desempenho é garantido pela versão Plug-in Hybrid Q4 de 275 CV, que recorre a um motor 1.3 litros MultiAir Turbo da família Global Small Engine, para proporcionar tração às rodas dianteiras, ao passo que o motor elétrico está acoplado às rodas traseiras. O sistema dispõe de uma bateria de 15.5 kWh. Este modelo é capaz de acelerar dos zero aos 100 km/h em 6,2 segundos e apresenta uma autonomia em modo puramente elétrico de até 80 quilómetros no ciclo urbano (ou mais de 60 quilómetros no ciclo combinado). Nesta combinação, o propulsor Plug-in Hybrid surge associado ao sistema de tração integral Q4. Uma carga completa da bateria demora 2h30 ao utilizar-se um carregador rápido de 7.4 kW.

Nas opções Diesel, o Tonale poderá contar com o novo motor de 1.6 litros, com 130 CV de potência e 320 Nm de binário, acoplado à transmissão automática de dupla embraiagem TCT da Alfa Romeo de seis velocidades e com tração às rodas dianteiras.

O novo SUV italiano terá duas configurações de tração: tração integral Q4 na versão Plug-in Hybrid e-Q4 e tração dianteira nas versões Hybrid e com motor Diesel. Estas últimas estão também equipadas com o diferencial autoblocante eletrónico Alfa Romeo.

Dinamismo emblemático

Se a Alfa Romeo é conhecida pela sua aptidão desportiva na condução, o Tonale é posicionado como modelo descendente dessa linhagem. A marca italiana adianta que o comportamento foi desenvolvido para se aproximar à de um modelo desportivo, com foco na correta distribuição de peso e na precisão da direção, considerada pela Alfa Romeo a mais direta do seu segmento (13,6). O Tonale é também o único modelo da sua classe equipado com o Integrated Brake System (IBS) e a dispor de patilhas de alumínio para controlo da transmissão. A adoção de pinças de travão fixas da Brembo, com quatro êmbolos, e discos ventilados à frente e discos sólidos atrás, contribui para a melhoria do desempenho de travagem.

O Tonale opta por uma geometria de suspensão do tipo MacPherson, totalmente independente, com amortecedores FSD (Frequency Selective Damping). As especificações são complementadas pela suspensão ativa ‘Dual Stage Valve’ com amortecimento controlado eletronicamente.

Nova estratégia de gama

O Alfa Romeo Tonale introduz uma nova estratégia de gama, tornando a configuração, por parte do cliente, ainda mais fácil. Estão disponíveis dois níveis de acabamento – Super e Ti. O nível Super, visto como ‘porta de entrada’ na Alfa Romeo, pode ser personalizado com o pacote Sprint, que inclui inúmeras opções com uma forte conotação desportiva. Alternativamente, o nível Ti – que realça as qualidades de elegância e caráter distintivo do Tonale – pode ser complementado com o pack Veloce para maior foco no desempenho e desportividade.

As encomendas terão início em abril com a edição de lançamento exclusiva ‘Edizione Speciale’. O Tonale é produzido em Itália, na renovada fábrica “Giambattista Vico” em Pomigliano d’Arco, uma das instalações de produção mais avançadas do mundo automóvel, onde foi construída uma linha de montagem dedicada, com tecnologia de ponta e níveis de automatização sem precedentes.

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