Na renovação do A8, a Audi aproveitou também para revelar a faceta renovada do S8 TFSI quattro, modelo que, uma vez mais, dota a berlina de luxo de grande desportividade, com 571 CV de potência máxima disponível a partir de um motor V8 bi-turbo.

Recorrendo a uma imagem diferenciada e a uma série de características técnicas de relevo, o S8 assume-se como o modelo de topo dentro daquela gama (descontando a nova submarca Horch que irá suportar uma versão exclusiva para o mercado chinês), com uma série de elementos únicos, começando desde logo pela motorização.

O S8 recorre a um bloco V8 de 4.0 litros com dupla sobrealimentação, debitando 571 CV de potência e 800 Nm de binário entre as 2050 rpm e as 4500 rpm, estando associado a uma caixa Tiptronic de oito velocidades (graças a uma bomba de óleo elétrica, a transmissão automática pode mudar de relação mesmo quando o motor de combustão não está em funcionamento) e ao sistema de tração integral quattro. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em apenas 3,8 segundos.

Apesar de ter foco desportivo, este modelo não desvirtua o lado da eficiência, dispondo de tecnologia Cylinder on Demand (CoD), que permite desativar quatro dos oito cilindros quando as condições de condução assim o permitem. Por outro lado, os ‘flaps’ no sistema de escape tornam a sonoridade mais grave quando desejado.

Além disso, o modelo mais potente da família A8 sai da linha de montagem com equipamento de série particularmente extenso. Entre outros elementos, destaque para uma combinação única de componentes de suspensão, integrando a suspensão ativa preditiva, o diferencial desportivo e a direção dinâmica nas quatro rodas.

A suspensão ativa preditiva é um dos pontos altos desta renovação. Dependendo do acerto escolhido, tanto pode dar ao veículo um nível superior de conforto, como a firmeza de um desportivo. A suspensão preditiva consegue antecipar determinados aspetos da condução, contando, para o efeito, com atuadores eletromecânicos que podem levantar ou baixar a carroçaria do veículo
de forma independente, gerindo a altura ao solo em cada situação. Tirando partido de um motor elétrico, regula ativamente a posição do chassis em qualquer situação de condução.

Quando o modo ‘dynamic’ está ativado no sistema Audi drive select, acentua a firmeza e reduz os ângulos de rolamento da carroçaria. Em contrapartida, no modo ‘comfort+’, circula suavemente sobre irregularidades. Aqui, a direção funciona em conjunto com a câmara dianteira, permitindo reconhecer irregularidades dentro das limitações do sistema e regular os atuadores de forma preditiva. Com isso, reduz-se a série de movimentos da carroçaria em mau piso.

No modo comfort+, a suspensão ativa preditiva tem uma característica especial, conseguindo reduzir a força transversal de atuação em curva. Ou seja, ao entrar em curva, a carroçaria do lado exterior é levantada, enquanto a do lado interior é rebaixada, o que contraria o movimento da gravidade e reduz a perceção de inclinação para os passageiros, inclinando-o na curva em até três graus.

Para ajudar a entrar e sair do carro, esta suspensão consegue elevar ou baixar a carroçaria em 50 mm. O novo Audi S8 pode montar discos de travão em carbo-cerâmica.

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