Concebido para apelar às famílias que procuram funcionalidade e dinamismo, o BMW Série 2 Active Tourer apresenta-se agora em segunda geração, evoluindo as linhas da marca, sobretudo na dianteira – com a inclusão da grelha de maiores dimensões –, mas também incrementando o equipamento de série e a habitabilidade. No lançamento, o novo BMW terá quatro versões, esperando-se duas variantes híbridas Plug-in (PHEV) para uma fase posterior.
Colocando a marca bávara no segmento dos veículos de estilo monovolume compacto (MPV), o Série 2 Active Tourer acabou por ter uma aceitação bastante interessante, como atesta o número de vendas acima das 430 mil unidades desde 2014, quando a primeira geração foi lançada. Unindo o estilo e construção germânicos com a precisão da condução e uma maior funcionalidade, o Série 2 Active Tourer acabou por ganhar uma nova geração, que aposta em melhorar a funcionalidade espacial, o prazer de condução e a imagem agressiva, que não foge muito daquilo que tem sido visto noutros modelos da BMW.
Visualmente, a grelha dianteira em forma de ‘rim’ sobressai pelas suas maiores dimensões, mesmo que não tenha o formato polarizador que outros modelos já apresentaram anteriormente. A marca adianta que procurou obter um maior número de superfícies limpas na carroçaria, reforçando a sua presença na estrada. Os faróis, de contornos mais esguios, apostam agora em tecnologia Full LED de série, podendo ainda receber opcionalmente a tecnologia de iluminação LED Matrix adaptativa com ajuste automático dos máximos e luzes de curva e de mau tempo, entre outras funcionalidades.
De perfil, nota para os pilares A mais de inclinação mais pronunciada, para as janelas que ‘sobem’ na direção da traseira e para os puxadores das portas embutidos na carroçaria, tornando o Série 2 Active Tourer mais aerodinâmico. Na traseira, as cavas das rodas foram robustecidas, enquanto os pilares C mais estreitos contribuem para uma aparência mais desportiva. Os farolins dispõem de tecnologia LED.
Dependendo da variante, estão disponíveis jantes de 16 ou de 17 polegadas de série, mas opcionalmente, pode equipar jantes de até 19 polegadas, que incrementam a desportividade. Em termos de gamas de equipamento, o novo modelo da BMW pode ser encomendado com linhas de equipamento Luxury Line ou M Sport, que surgem em alternativa à especificação de base.
Face ao modelo precedente, as dimensões do novo Série 2 Active Tourer também cresceram. Mede agora 4386 mm de comprimento (mais 32 mm), 1824 mm de largura (mais 24 mm) e 1576 mm de altura (mais 21 mm), pelo que incrementa a sua funcionalidade para ocupantes e suas bagagens. Porém, a distância entre eixos é a mesma da anterior geração, com 2670 mm, ainda que a largura das vias dianteira e traseira tenha aumentado em 25 mm à frente e em 26 mm atrás.
O novo modelo beneficia ainda de uma construção que permite reduzir o peso geral e aumentar a rigidez estrutural, melhorando também os predicados de dinamismo da BMW, com a marca a efetuar também melhorias no sistema de direção e suspensão. Com a suspensão opcional desportiva M, com tecnologia de amortecimento de frequência seletiva, a altura ao solo reduz-se em 15 mm, dispondo também de direção com acerto desportivo.
Conforto a bordo
A geometria do habitáculo foi pensada para melhorar a vida a bordo e a comodidade, com muitos detalhes inspirados no elétrico iX. Elementos fundamentais, de acordo com a BMW, são o painel de instrumentos digital mais estreito de 10.25″ e o ecrã central tátil de 10.7″ que compõem o BMW Curved Display, com este a congregar a grande maioria dos controlos do veículo. Além disso, a marca trabalhou ainda na redução de comandos físicos no tablier. O espaço sob o apoio de braços é usado como área de arrumação, enquanto a zona imediatamente à frente pode alberga porta-copos generosos e um novo espaço para smartphones, que pode ser também carregado sem fios.
Com cinco lugares, o novo Série 2 Active Tourer é apresentado ainda como um modelo mais confortável, com bancos ajustáveis que podem ser configurados, opcionalmente, com revestimentos em Sensatec perfurado ou couro Vernasca. Também na lista de opções estão os bancos desportivos com suportes laterais de maiores dimensões, ajuste elétrico, suporte lombar e função de massagem. A BMW garante ainda ter melhorado o refinamento da nova geração, não só na insonorização, mas também na proteção dos ocupantes, oferecendo um airbag central entre os dois passageiros dianteiros.
De série, os bancos traseiros podem dispor de diferentes inclinações das costas, reclinando em proporção 40:20:40, possibilitando dessa forma um compartimento de carga que vai dos 470 aos 1455 litros nos BMW 218i Active Tourer e BMW 218d Active Tourer e dos 415 aos 1405 litros nos BMW 220i Active Tourer e BMW 223i Active Tourer. Os bancos traseiros podem ainda ser deslizados para a frente em 13 cm para ganhar mais espaço na bagageira (cuja abertura da tampa é feita de forma elétrica).
Tecnologicamente, este modelo oferece o BMW Live Cockpit Plus com sistema de navegação BMW Maps, conectividade com sistemas Apple CarPlay e Android Auto, acesso a aplicações e funcionalidades dedicadas da BMW, quatro portas USB-C e ar condicionado bi-zona automático. No equipamento de série surge ainda o volante desportivo, os sensores de luminosidade e de chuva e uma série de assistentes de condução, como o assistente de estacionamento com câmara traseira.
A hora da eletrificação
Nas motorizações, a gama de lançamento será composta por quatro variantes de tração dianteira com potências entre os 136 CV e os 218 CV, estando a chegada ao mercado prevista para o mês de fevereiro de 2022. Tendo por base uma arquitetura moderna do Grupo BMW, será capaz de albergar motores de combustão interna e sistemas eletrificados, com duas variantes híbridas plug-in previstas para alguns meses depois do lançamento no mercado. A caixa automática de sete velocidades Steptronic é de série em todos os modelos.
Os 220i Active Tourer e 223i Active Tourer estreiam uma nova versão da tecnologia ‘mild hybrid’ de 48V, aumentando a eficiência, bem como a competência nas prestações. O primeiro debita uma potência combinada de 170 CV (156 CV do motor de combustão e 14 kW/19 CV do motor elétrico), enquanto o segundo oferece uma potência combinada de 218 CV (204 CV do motor de combustão e 14 kW/19 CV do motor elétrico). No caso do primeiro, o consumo médio homologado é de 5,9-6,5 l/100 km para emissões de CO2 de 133-148 g/km, enquanto no mais potente os valores são de 6,0-6,6 l/100 km e 137-149 g/km, respetivamente.
As outras duas versões são a 218i Active Tourer de 136 CV de potência e a 218d Active Tourer de 150 CV de potências, em ambos os casos com melhorias nos processos de combustão e redução de fricções internas.
Ligação à tomada
Os dois PHEV que serão lançados posteriormente farão parte da quinta geração de produtos eletrificados BMW eDrive, estando disponíveis no verão.
Tirando partido das vantagens da plataforma de nova geração, os modelos híbridos plug-in oferecem uma arrumação bastante eficiente dos componentes do sistema elétrico, com destaque para a colocação sob o piso entre os dois eixos da bateria de 16.3 kWh de capacidade total (14.9 kWh ‘úteis’) que permitirá, de acordo com os primeiros dados da BMW, cumprir até 80 quilómetros em modo elétrico.
O modelo mais potente será o 230e xDrive com 326 CV de potência combinada a partir dos 150 CV do motor de combustão e os 176 CV (130 kW) do motor elétrico, enquanto o 225e xDrive terá uma potência de 245 CV, resultante da combinação dos 136 CV do motor de combustão com os 109 CV do motor elétrico. Ambos poderão carregar até 7.4 kW, o que lhe permitirá repor a totalidade da carga da bateria em menos de 2h30 quando ligado a um posto que lhe permita dispor da máxima capacidade de carregamento.
Modelos no lançamento
BMW 218i Active Tourer
Motor: Gasolina, 1499 cc, três cilindros em linha, injeção direta, turbo
Transmissão: Tração dianteira; Caixa automática de dupla embraiagem Steptronic de sete velocidades
Potência: 136 CV entre as 4400 e as 6500 rpm.
Binário máximo: 230 Nm entre as 1500 e as 4000 rpm.
Acceleração 0–100 km/h: 9,0 segundos
Velocidade máxima: 214 km/h
Consumo médio (combinado) WLTP: 6,2-6,8 l/100 km
Emissões CO2 (combinado) WLTP: 140-154 g/km
BMW 220i Active Tourer
Motor: Gasolina, 1499 cc, três cilindros em linha, injeção direta, turbo+tecnologia mild hybrid 48V
Transmissão: Tração dianteira; Caixa automática de dupla embraiagem Steptronic de sete velocidades
Potência: 170 CV (156 CV do motor a gasolina mais 14 kW/19 CV do motor elétrico)
Binário máximo: 280 Nm (240 Nm do motor a gasolina e 55 Nm do motor elétrico)
Acceleração 0–100 km/h: 8,1 segundos
Velocidade máxima: 221 km/h
Consumo médio (combinado) WLTP: 5,9-6,5 l/100 km
Emissões CO2 (combinado) WLTP: 133-148 g/km
BMW 223i Active Tourer
Motor: Gasolina, 1998 cc, quatro cilindros em linha, injeção direta, turbo+tecnologia mild hybrid 48V
Transmissão: Tração dianteira; Caixa automática de dupla embraiagem Steptronic de sete velocidades
Potência: 218 CV (204 CV do motor a gasolina mais 14 kW/19 CV do motor elétrico)
Binário máximo: 360 Nm (320 Nm do motor a gasolina e 55 Nm do motor elétrico)
Acceleração 0–100 km/h: 7,0 segundos
Velocidade máxima: 241 km/h
Consumo médio (combinado) WLTP: 6,0-6,6 l/100 km
Emissões CO2 (combinado) WLTP: 137-149 g/km
BMW 218d Active Tourer
Motor: Diesel, 1995 cc, quatro cilindros em linha, injeção direta, tgv
Transmissão: Tração dianteira; Caixa automática de dupla embraiagem Steptronic de sete velocidades
Potência: 150 CV entre as 3750 e as 4000 rpm.
Binário máximo: 360 Nm entre as 1500 e as 2500 rpm.
Acceleração 0–100 km/h: 8,8 segundos
Velocidade máxima: 220 km/h
Consumo médio (combinado) WLTP: 4,8-5,3 l/100 km
Emissões CO2 (combinado) WLTP: 125-138 g/km