Um dos pontos mais destacados pela Mercedes-Benz durante estes meses de antevisão do seu novo Classe S é a capacidade de a berlina germânica proporcionar longas viagens com conforto referencial, propondo mesmo sistemas e tecnologias inspiradas nos SPA para relaxamento físico e mental. Para conhecer as linhas finais e todos os detalhes do novo Classe S será preciso esperar até ao próximo dia 2 de setembro.
A marca alemã vai revelando detalhes daquilo que serão os elementos principais do novo Classe S ao longo das últimas semanas, sendo agora destacadas as suas qualidades enquanto berlina de relaxamento, um “terceiro espaço”, entendido como um local de descanso e tranquilidade entre a casa (primeiro espaço) e o trabalho (segundo espaço).
Inspirando-se uma vez nas ideias que apresentou no concept ESF 2019, o novo Classe S oferece um interior pautado pela “elegância, elevada qualidade e luminosidade”, tendo como influência a arquitetura interior de um iate em termos de design e de sumptuosidade.
A multiplicidade de ecrãs é ponto de destaque para o modelo de topo da Mercedes-Benz, sendo o do sistema de infoentretenimento o centro nevrálgico do sistema MBUX mais evoluído que será estreado. No topo do ecrã central, disposto na vertical, estão novos elementos de design na forma das quatro saídas da climatização, com formato horizontal.
Bancos ‘inteligentes’
Dotado de novas funcionalidades tecnologicamente avançadas, a função Adapt permite que o banco do condutor e o volante se ajustem automaticamente para uma posição de condução perfeita, devendo o condutor escrever a sua altura no sistema MBUX, que trata de calcular a posição de condução ótima para o efeito, ajustando ainda os espelhos retrovisores. Naturalmente, o condutor pode ainda fazer os seus ajustes. Este sistema foi desenvolvido com o recurso a modelos digitais e validado por estudos em condutores reais.
A próxima geração da berlina de luxo terá ainda bancos com massagem, aquecimento e ventilação, com os lugares traseiros a poderem ainda ser trocados por um conjunto denominado ‘Primeira Classe’, que torna o luxo ainda mais determinante.
Igualmente fundamental é o muito espaço oferecido a bordo deste Classe S, contando com duas variantes de distâncias entre eixos – uma standard e outra longa (especialmente procurada no mercado chinês) – de forma a ir ao encontro de todos os desejos. Neste campo, o veículo pode ser equipado com dois ou três bancos atrás, com funções como o encosto das costas reclinável ou a consola central profissional no caso da opção pela versão de dois lugares traseiros.
Para os momentos de maior tranquilidade, o Classe S dispõe de iluminação ambiente (com 250 LED) para harmonizar o estado de espírito dos ocupantes, inserindo-se no pacote de tecnologias Energizing Comfort, que ajustam a luz interior, as fragrâncias e a temperatura de acordo com o estado de espírito do passageiro. As cores ambiente podem ser escolhidas a partir do sistema MBUX ou por comandos vocais, num método que também já pode ser feito nos atuais modelos da Mercedes-Benz. Opcionalmente, a iluminação ambiente pode mesmo servir como método de alerta, por exemplo, quando o veículo sai da faixa de rodagem (passando para tonalidade vermelha) ou no alerta de saída do veículo, integrando-se dessa forma com os sistemas de assistência do Classe S.
Para avaliar o bem-estar dos ocupantes do Classe S, a Mercedes-Benz criou ainda o sistema Energizing Coach, que sugere programas de fitness de acordo com o veículo e com os dados da viagem, determinando ainda dados da qualidade do sono e do stress quando utilizado um smartphone ou bracelete compatíveis.
Também em destaque está o sistema de filtragem do ar do habitáculo, especialmente contra as partículas finas, pólens e odores desagradáveis, havendo ainda um indicador da qualidade do ar (funcionalidade dependente do mercado). Já conhecido, o sistema Air-Balance permite aromatizar o habitáculo com uma de dois fragrâncias especiais.