O Fiat 500 reinventa-se e torna-se 100% elétrico, com uma autonomia de até 320 quilómetros (WLTP) e possibilidade de carregamento a 85 kW de série. O novo elétrico da marca italiana também é o protagonista do manifesto ecológico que Leonardo DiCaprio encabeça em prol de uma mobilidade de zero emissões.

A terceira geração de um autêntico ícone de design e sucesso de vendas a nível europeu renova-se por completo, com um estilo mais evoluído, mais espaço a bordo, mais tecnologia, mas com motorização elétrica como única opção. O motor elétrico tem uma potência de 87 kW, para uma velocidade máxima limitada de 150 km/h e uma aceleração dos zero aos 100 km/h em 9,0 segundos.

A marca de Turim revela que o projeto partiu de uma folha em branco, procurando obter as melhores soluções em termos de carregamento e de eficiência, sem comprometer o espaço a bordo. Assim, as baterias de iões de lítio de 42 kWh permitem uma autonomia de 320 quilómetros já no ciclo WLTP, ao mesmo tempo conseguindo carregar a 85 kW graças a um carregador de bordo dedicado. Assim, numa tomada rápida, é possível recarregar até 80% da bateria em apenas 35 minutos ou obter 50 quilómetros em apenas cinco minutos de carga. A ficha ‘Combo 2’ posicionada na lateral traseira direita permite corrente alternada (AC) ou contínua (DC).

Mas também pode ser carregado nas ‘wallboxes’ domésticas, sendo a versão de lançamento acompanhada de uma ‘Easy Wallbox’ que pode ser ligada a qualquer tomada normal e cujo desenvolvimento para a FCA ficou a cargo da Engie EPS, com gestão por Bluetooth e que será comercializada na Europa pela MOPAR, divisão de acessórios da marca italiana.

Esta solução ‘plug & charge’ não necessita de intervenção técnica e pode carregar um 500 em casa com uma carga de 3 kW, estabilizando a corrente elétrica. A ‘Easy Wallbox’ pode ser melhorada para 7.4 kW, permitindo uma carga completa em casa em pouco mais de seis horas. Surge ainda com um cabo ‘Modo 3’ para carregamentos públicos até 11 kW.

O novo 500 beneficia de uma plataforma também nova, o que contribui para um ligeiro incremento nas dimensões: é 60 mm mais comprido e mais longo, enquanto a distância entre eixos cresce 20 mm para oferecer um interior mais amplo. Entre as suas particularidades está a possibilidade de est

Este modelo citadino conta com três modos de condução, entre o ‘Normal’, ‘Range’ e ‘Sherpa’, com os dois últimos pensados para maior eficiência e longevidade da bateria, sobretudo o derradeiro, que otimiza todos os recursos para um consumo energético mínimo. A origem da palavra remonta aos xerpas dos Himalaias, que ajudam os guias das expedições a chegarem aos seus destinos.

Aqui, ajuda a chegar a um ponto de carga, limitando por exemplo a aceleração ou desativando a climatização. O modo ‘Range’ permite condução com um único pedal, como outros modelos, perdendo velocidade de forma rápida quando se alivia o pedal do acelerador. O modo ‘Normal’ é apresentado como o mais aproximado de um carro com motor de combustão interna.

A bordo, maiores evoluções, sobretudo em matéria de construção e de materiais, com uma particularidade importante na forma de um novo sistema de infoentretenimento, UConnect 5, que recorre a um ecrã tátil de 10.25 polegadas.

DiCaprio dita manifesto

Na revelação do novo 500, o popular ator Leonardo DiCaprio foi apresentado como um impulsionador da mobilidade elétrica e deste pequeno automóvel, associando-se à Fiat para um manifesto em defesa do ambiente. O ator de filmes como ‘Titanic’,The Revenant‘ ou ‘O Lobo de Wall Street‘ surge ao lado deste carro, apelando a uma maior consciência ecológica numa jogada de marketing da marca que aproveita também o empenho de DiCaprio nas causas ecológicas.

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