A Ford revelou o seu novo Kuga para o mercado europeu, modelo que reforça a sua identidade tecnológica e a aposta na eletrificação, incluindo uma nova variante Active com um estilo mais robusto e atualizações técnicas para proporcionar uma versatilidade adicional.

A marca americana pretende ter a sua gama de automóveis de passageiros e comerciais totalmente eletrificada na Europa até 2035, com as soluções híbridas plug-in (PHEV) e Full Hybrid (HEV) a servirem de trampolim para a locomoção 100% elétrica. O novo Kuga é disso exemplo, apresentando diversas melhorias em termos técnicos e tecnológicos que visam dar ao modelo um apelo redobrado no mercado.

No exterior, o design distingue-se pela sua nova frente, com uma grelha frontal emoldurada por uma barra de luzes LED a toda a largura, disponível em opção, conectada com os novos faróis 100% LED. O logótipo está agora posicionado no centro da grelha, enquanto o capot passa a apresentar uma saliência distinta e linhas de carácter definidas. As óticas traseiras também revelam um novo desenho, com um elemento opaco que adiciona diferenciação. O novo difusor traseiro e a eliminação da pega do portão da bagageira completam o visual mais sóbrio e sofisticado da secção traseira.

Por dentro, o Kuga apresenta funcionalidades melhoradas e uma configuração mais simples, a que se juntam ainda novas competências tecnológicas. Com base num ecrã tátil panorâmico de 13.2”, a tecnologia Ford SYNC 4 de última geração surge de série, incluindo navegação conectada à ‘nuvem’, controlo por voz conectado com compreensão de linguagem natural. Adicionalmente, adiciona integração wireless dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, conetividade 5G FordPass para transferência rápida de dados e atualizações de software para aperfeiçoar o veículo ao longo do tempo.

O novo sistema SYNC 4 tem o dobro da capacidade de computação do sistema SYNC 3 do anterior Kuga e inclui um sofisticado algoritmo de aprendizagem automática para conhecer os dados introduzidos pelo condutor e fornecer resultados de pesquisa mais precisos ao longo do tempo. Os principais controlos, como o aquecimento e a ventilação, estão sempre apresentados na secção inferior do ecrã tátil central de 13.2″, deixando a consola central mais organizada.

A marca procurou também simplificar o habitáculo, reduzindo o número de botões físicos para evitar as distrações para o condutor. Tanto o painel de instrumentos como as guarnições das portas apresentam agora um elemento decorativo maior com um acabamento exclusivo para cada versão, com novas guarnições e costuras dos bancos a condizer, dependendo da especificação.

O ecrã central panorâmico é suportado por um novo painel de instrumentos digital TFT de 12.3 polegadas de série, com temas exclusivos para se adequar ao modo de condução selecionado, enquanto as informações de alta prioridade, tais como as tecnologias de assistência ao condutor são apresentadas de forma mais proeminente quando ativadas.

Para melhorar a funcionalidade, os bancos da segunda fila estão dotados de regulação longitudinal em 150 mm, para proporcionar mais de um metro de espaço para as pernas nos lugares traseiros, ou até 553 litros de capacidade na bagageira.

As versões Kuga X estão também equipadas com bancos confortáveis com 18 regulações para o condutor e passageiro dianteiro, certificados pela Aktion Gesunder Rücken e.V. (AGR), com acabamentos em pele sintética e efeito de camurça Sensico.

Maior diferenciação entre versões

Noutra novidade, o Kuga conta, a partir de agora, com uma maior diferenciação entre as versões da gama, dando aos clientes maior flexibilidade para escolherem a opção que melhor se adapta aos seus gostos e necessidades. Uma dessas novidades é a versão Active, que se destaca pelo seu design exterior e interior únicos, juntamente com melhoramentos específicos para aumentar o desempenho em condições difíceis. A grelha frontal mais pronunciada apresenta barras verticais largas com acabamento em preto brilhante, complementadas por uma grelha inferior diferenciada e placa de proteção, assinalando a sua atitude mais aventureira.

As insígnias ‘Active’ nos guarda-lamas dianteiros e os logótipos ‘Active’ nas molduras inferiores prateadas das portas, ajudam a realçar a abordagem mais robusta do Kuga Active, enquanto na traseira um para-choques exclusivo com placa de proteção inferior contribuem para a sua postura mais confiante. Esta versão adota, também, jantes de liga leve exclusivas de 18 e 19 polegadas, com acabamento maquinado e pintado, enquanto o Kuga Active X adiciona a opção de capas dos espelhos retrovisores e tejadilho com acabamento em preto, bem como placas de proteção inferior exclusivas.

Esta versão distingue-se, ainda, pelo logótipo ‘Active’ no revestimento exclusivo dos bancos e nos tapetes, e pelos acabamentos Brush Dark Wood com efeito mate no painel de instrumentos e nos revestimentos das portas. As versões Active X também beneficiam dos acabamentos com efeito de camurça Sensico nos confortáveis bancos dotados de 18 regulações.

As novas versões Kuga Active Hybrid e EcoBoost beneficiam de um aumento da altura ao solo de 10 mm à frente e de 5 mm atrás, proporcionando uma distância adicional para terrenos mais complicados, enquanto o modo de condução ‘Trail’ altera o controlo de tração e a resposta do acelerador para manter a dinâmica em superfícies macias, como areia ou lama.

O resto da gama conta com versões já conhecidas, como a Titanium, que se distingue pela grelha dianteira com barras verticais, barras horizontais na sua parte inferior e faróis de nevoeiro verticais finos. Uma barra cromada inferior realça a largura do Kuga e é acompanhada por um friso cromado nas janelas laterais. Já o Kuga ST-Line tem um design exclusivo da dianteira, com grelha ‘nariz de tubarão’ mais ampla e spoiler inferior no para-choques dianteiro, enfatizando subtilmente a sua natureza mais desportiva. As versões Kuga ST-Line também apresentam elementos adicionais na cor da carroçaria, incluindo os para-choques à frente e atrás, as saias laterais e o elemento difusor inferior. Os clientes que procuram uma maior distinção podem optar pelo ST Line X, que adiciona lâminas inferiores cromadas no para-choques, pinças de travão vermelhas e placas de proteção com a marca ST-Line X.

As opções de cores exteriores também foram renovadas, com a introdução das tonalidades ‘Desert Island Blue’ (azul) e ‘Bursting Green’ (verde), enquanto cinco novos designs de jantes de liga leve sublinham o novo impacto visual do Kuga.

Tecnologia híbrida melhorada

A Ford atualizou também as motorizações do novo Kuga, com duas versões de alto impacto eletrificado. Tanto o Kuga Plug-In Hybrid como o Kuga Hybrid AWD (Full Hybrid) beneficiam agora de um motor elétrico de tração de maiores dimensões e de uma transmissão automática power-split melhorada, proporcionando benefícios significativos em termos de desempenho e capacidade de reboque para uma versatilidade ainda maior.

O Kuga Plug-In Hybrid combina um motor a gasolina de 2.5 litros de ciclo Atkinson com um motor elétrico, um gerador e a bateria de iões de lítio de 14.4 kWh de capacidade para uma potência total de 243 CV com emissões de CO2 em ciclo combinado WLTP de entre 20 e 28 g/km. O consumo de combustível situa-se entre os 0,9 e os 1,2 l/100 km, com uma autonomia de condução 100% elétrica dos 60 aos 69 quilómetros.

O Kuga Plug-In Hybrid acelera dos 0 aos 100 km/h em 7,3 segundos – quase dois segundos mais rápido do que anteriormente – sendo que o Kuga Plug-In Hybrid e o Hybrid AWD oferecem capacidade de reboque até 2100 kg, o que representa um aumento superior a 30%.

Já o Kuga Hybrid dispõe de um grupo propulsor com função de autocarregamento que oferece uma capacidade de condução puramente elétrica por breves períodos, com a opção de tração dianteira ou de Tração Integral Inteligente Ford. O motor a gasolina de ciclo Atkinson de 2,5 litros combina-se com um motor elétrico, um gerador e uma bateria de iões de lítio para proporcionar emissões de CO2 entre 121 e 146 g/km (homologação WLTP) e um consumo de combustível de 5,3 a 6,4 l/100km. A marca aponta uma autonomia de até 900 quilómetros com um único depósito de combustível e até 64% de condução puramente elétrica em cidade.

Porém, a Ford não abandona ainda os motores de combustão ‘puros’, podendo os clientes optar pelo motor 1.5 EcoBoost a gasolina com 150 CV de potência e consumo de combustível de 6,3 a 7,2 l/100 km e emissões de CO2 de 144 a 163 g/km.

Novas tecnologias para aumentar a segurança

As tecnologias de conveniência de última geração e os sistemas avançados de assistência ao condutor estão também garantidos no novo Kuga. Além daquelas já apontadas mais acima na abordagem ao sistema SYNC 4, o novo Kuga inclui ainda o Alexa Built-in (nos países em que tal está disponível) que permite aos clientes fazer perguntas ou efetuar comandos sem um smartphone ligado e desfrutar das vantagens das funcionalidades de entretenimento e produtividade do Alexa.

A Navegação para Reboque (Trailer Tow Navigation), igualmente disponibilizada através do
sistema SYNC 4, permite aos clientes criar um perfil de utilizador que inclui o comprimento, a altura e o peso do veículo e do reboque. Uma vez introduzido um destino na navegação, o sistema calcula um percurso para ajudar a evitar curvas apertadas, pontes e viadutos de baixa altura e outros obstáculos e condições perigosas na estrada, reduzindo o esforço do condutor e dando aos clientes maior liberdade para desfrutarem das suas atividades.

O Kuga Plug-In Hybrid oferece tecnologia de geofencing (demarcação geográfica) para comutar automaticamente para o modo de condução elétrica sem emissões ao entrar numa zona de baixas emissões sem intervenção do condutor, ajudando a maximizar os benefícios da qualidade do ar onde estes são mais necessários.

Através da aplicação FordPass, é possível aceder a uma gama de serviços conectados utilizando um smartphone, permitindo ao cliente manter-se ligado ao seu automóvel a partir de qualquer lugar com sinal de dados e utilizar funcionalidades como o Estado do Veículo – para verificar os níveis de combustível, a vida útil do óleo e muito mais – e o arranque remoto. De série, disponibiliza ainda faróis 100% LED com controlo automático de máximos, podendo ainda receber, opcionalmente, os faróis opcionais Dynamic Pixel LED de alta tecnologia incorporam características avançadas, como a luz de máximos sem encandeamento, luzes de curva dinâmicas preditivas (Predictive Dynamic Bending Light), que conta com o apoio dos dados de navegação e de uma câmara montada no para-brisas para direcionar o feixe de luz para o ponto ideal, em linha com a curvatura da estrada, antes mesmo do condutor girar o volante, ou luzes com base em sinais, que utilizam uma câmara virada para a frente para detetar sinais de trânsito e utilizá-los como indicação para ajustar o padrão do feixe e iluminar melhor os ciclistas e peões em cruzamentos e rotundas.

Ao nível da segurança, o Pack Assistência ao Condutor (Driver’s Assist Pack), disponível em opção, reúne as principais tecnologias, como a versão atualizada do Cruise Control Adaptativo com Stop & Go, o qual inclui agora o Assistente Preditivo de Velocidade para ajustar a velocidade do veículo às curvas na estrada, rotundas e nos acessos e saídas de autoestradas, bem como de moderar a velocidade para outros veículos e alterações ao limite de velocidade. O sistema avisa o condutor do motivo do ajuste da velocidade, reduzindo a necessidade de intervenção do condutor e contribuindo para uma experiência de condução mais descontraída e confortável.

O Assistente de Intersecção monitoriza o caminho para detetar potenciais veículos em faixas paralelas, dispondo agora de nova câmara frontal, com um campo de deteção mais amplo, que consegue detetar motociclos e bicicletas em sentido contrário quando se vira para o outro lado, e também consegue detetar peões e ciclistas numa via que o condutor pretende atravessar. O sistema pode travar automaticamente para ajudar a evitar ou atenuar acidentes deste tipo e funciona sem a necessidade de marcações ou mobiliário rodoviário, bem como à noite com os faróis ativados.

O Kuga é construído na fábrica da Ford em Valência, Espanha, e estará disponível para encomenda ainda durante este mês de janeiro de 2024.

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