Primeiro modelo da Kia a basear-se na nova plataforma E-GMP específica para veículos elétricos, o EV6 estreia a filosofia de design de ‘Opostos Unidos’, representando igualmente o primeiro esforço da transição da marca para a nova era de eletrificação sob a nova assinatura “Movement that inspires”.
A marca tem em curso um plano estratégico de eletrificação para os seus modelos, que prevê que os modelos 100% elétricos, plug-in híbridos (PHEV) e híbridos eletrificados (HEV) representem 40% do total das vendas da marca até 2040, com uma meta anual de 1.6 milhões de unidades deste tipo de propostas amigas do ambiente. Já em 2030, o objetivo é ter 880.000 unidades elétricas no mercado, sendo o EV6 o primeiro dos 11 novos modelos 100% elétricos que a Kia vai lançar até 2026, sete baseados na nova plataforma E-GMP e quatro derivados de modelos já existentes.
Estilo evolucionário
O visual do novo EV6 é vanguardista e revela linhas dinâmicas num estilo crossover, mantendo-se em linha com a tendência corrente da indústria automóvel. Esta nova linguagem de design promove o equilíbrio entre forças contrastantes, denominado pela marca como ‘Opostos Unidos’, inspirada nos contrastes que encontramos na Natureza e na Humanidade. Ligeiramente diferente e pensado para oferecer algo de diferente na classe dos crossovers, a versão GT do EV6 apresenta um exterior muito próprio, com características de alta tecnologia e prestações sem precedentes para um veículo elétrico da Kia.
Na dianteira, há um ‘Rosto de Tigre’ reinterpretado para a era digital, situado acima da entrada de ar em posição rebaixada que alarga visualmente a parte dianteira do veículo, acentuando a sua imagem de alta tecnologia. Na traseira, o proeminente spoiler de tejadilho canaliza o ar para baixo, na direção de um spoiler inferior colocado numa posição elevada, logo acima do característico conjunto de luzes traseiras.Espaço de vida
A bordo, o novo EV6 foi pensado para oferecer uma liberdade de vivência e aproveitamento do espaço sem precedentes na marca, beneficiando diretamente da plataforma E-GMP. Apesar das dimensões exteriores compactas (4680 mm de comprimento ou 4695 mm nos GT Line e GT), a distância entre eixos de 2900 mm permite oferecer um espaço no habitáculo ao nível do de muitos SUV médios. A nível tecnológico, destaque para o monitor curvo do sistema de infoentretenimento para um visual evoluído e moderno. Os bancos, por outro lado, convidam à distração, sendo revestidos com tecidos modernos e robustos, criados a partir de plástico reciclado – o equivalente a 111 garrafas.
A bagageira oferece 520 litros com os bancos da segunda fila na sua posição normal, aumentando para cerca de 1300 litros com os bancos rebatidos. Tal como é usual em muitos elétricos, face à ausência de um motor de combustão na dianteira, há aí uma bagageira dianteira, que acrescenta até 52 litros (versões 2WD) ou 20 litros (versões AWD) à capacidade de carga.
Potência elétrica
O EV6 2WD de 77.4 kWh conta com um motor elétrico de 168 kW (229 CV) e tração às rodas traseiras na versão 2WD ou dois motores elétricos com uma potência combinada de 239 kW (325 CV) para a versão 4WD. Esse modelo pode percorrer mais de 510 quilómetros com um único carregamento (ciclo combinado WLTP). Com um máximo de 605 Nm de binário disponível na versão AWD, o EV6 consegue acelerar de zero aos 100 km/h em apenas 5,2 segundos.
“O EV6 corporiza a nova Kia. Nasceu para inspirar cada viagem, através de design ousado, engenharia evolutiva, tecnologias inovadoras e performance elétrica entusiasmante. Trata-se de um modelo que marca o início do compromisso de longo prazo da Kia para com a mobilidade sustentável, acelerando a transição para as zero emissões não apenas no transporte, mas também nos produtos, materiais e produção”, refere Ho Sung Song, Presidente e CEO da Kia.
O EV6 de 58.0 kWh acelera de zero aos 100 km/h em 6,2 segundos, beneficiando de um binário máximo de 605 Nm na versão AWD. O conjunto de bateria de 58.0 kWh está equipado com um motor elétrico de 125 kW e tração às rodas traseiras. As versões AWD apresentam, também neste caso, dois motores elétricos (um para cada eixo), oferecendo uma potência combinada de 173 kW (235 CV).
Mas, a ‘cereja no topo do bolo’ é o EV6 GT, com dois motores elétricos e potência combinada de 430 KW e um binário máximo de 740 Nm entregue às quatro rodas. Acelera de zero a 100 km/h em 3,5 segundos, bem como uma velocidade máxima de 260 km/h. Com a incorporação de um software específico para o diferencial autoblocante eletrónico, os condutores dispõem de um controlo mais assertivo, a par de elevados parâmetros dinâmicos e de comportamento em todas as condições.
O EV6 oferece capacidades de carregamento de 800 e 400 V, sem necessidade de componentes adicionais ou adaptadores. Fruto dos carregamentos de alta velocidade será possível carregar de 10 a 80% da capacidade da bateria em apenas 18 minutos em todas as variantes ou repor energia suficiente para 100 quilómetros em menos de quatro minutos e meio na versão 2WD com a bateria de 77.4 kWh.
O sistema de carregamento deste modelo conta com uma Unidade de Comando de Carregamento Integrado (ICCU), que permite uma nova função ‘vehicle-to-load’ (V2L, ou “veículo para carregamento”) que transforma este modelo numa fonte de energia para dispositivos elétricos. Esta função pode fornecer até 3.6 kW, o que se traduz, por exemplo, no consumo de uma televisão de 55 polegadas ou de um aparelho de ar condicionado durante mais de 24 horas. Se necessário, o sistema pode ainda carregar outro EV. Com mais de 35% de carga na bateria, o EV6 tem uma capacidade de reboque até 1600 kg.
O EV6 está equipado com tecnologias de recuperação de energia que ajudam a aumentar a sua autonomia, como a bomba de calor de última geração que aproveita o calor dissipado pelo sistema de refrigeração do veículo. Desta forma, a uma temperatura exterior de -7 ºC, o veículo consegue oferecer 80% da autonomia que seria possível a uma temperatura de 25 ºC.
Igualmente presente está a mais recente geração do sistema de travagem regenerativa da Kia, que é comandado por patilhas localizadas na parte de trás do volante, com o condutor a poder escolher entre seis níveis de travagem regenerativa (nenhum, 1 a 3, “i-PEDAL” ou modo automático), dependendo do nível de recuperação energética desejado. O modo de condução “i-PEDAL” permite ao veículo recolher a máxima quantidade de energia dos travões, oferecendo ainda ao condutor a possibilidade de parar suavemente sem necessidade de carregar no pedal dos travões.
O EV6 estreia um sistema de infoentretenimento com dois ecrãs de 12 polegadas. Estes monitores curvos do EV6 incorporam painéis de película finos, que recorrem a uma nova estrutura e a tecnologia avançada para diminuir o impacto da luz. Este Kia também disponibiliza um ecrã head-up display com realidade aumentada (AR), que projeta informações de condução na base do para-brisas, na linha de visão do condutor. Este sistema mostra avisos dos Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor, pormenores sobre a velocidade do veículo e instruções de navegação curva a curva.
Pela primeira vez num BEV da Kia, está também disponível um sistema de som surround Meridian, com 14 altifalantes, com várias tecnologias de processamento de sinal digital (DSP) exclusivas. O sistema de altifalantes disponibiliza ainda o Active Sound Design (ASD), uma funcionalidade nova desenvolvida pela Kia que fornece um feedback audível em função da velocidade do veículo, e que é comandada através de uma interface do utilizador.
Entre as tecnologias de segurança, destaque para a de Assistência à Condução em Autoestrada 2 (HDA 2), que ajuda a manter uma distância e uma velocidade programadas em relação ao veículo da frente durante a circulação em autoestrada, mantendo o veículo na sua via mesmo em curva. Ao mesmo tempo – desde que as mãos do condutor estejam no volante e que o veículo circule acima de uma determinada velocidade – um toque na alavanca dos indicadores de mudança de direção fará com que o EV6 se desloque para a faixa correspondente.
O EV6 será fabricado na Coreia do Sul, estando o início das suas vendas à escala mundial previsto para o segundo semestre de 2021, com as reservas online a começarem no segundo trimestre do ano.
Especificações – EV6:
Dimensões |
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(Modelo europeu) |
EV6 |
EV6 GT-Line |
EV6 GT |
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Distância entre eixos |
2900 mm |
2900 mm |
2900 mm |
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Comprimento |
4680 mm |
4695 mm |
4695 mm |
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Largura |
1880 mm |
1890 mm |
1890 mm |
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Altura |
1550 mm |
1550 mm |
1545 mm |
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Carga |
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Espaço na bagageira |
520 – 1300 litros |
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Bagageira dianteira |
Modelos exceto América do Norte: 52 l (2WD) ou 20 l (AWD) |
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Performance |
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Plataforma |
Plataforma Modular Global Elétrica |
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EV6
GT-line |
Grande autonomia Bateria de 77,4 kWh |
AWD |
Potência |
239 kW (combinada) |
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Binário |
605 Nm (combinado) |
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2WD |
Potência |
168 kW traseira |
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Binário |
350 Nm traseira |
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Autonomia normal Bateria de 58.0 kWh |
AWD |
Potência |
173 kW (combinada) |
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Binário |
605 Nm (combinado) |
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2WD |
Potência |
125 kW traseira |
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Binário |
350 Nm traseira |
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EV6 GT |
Grande autonomia Bateria de 77.4 kWh |
AWD |
Potência |
430 kW (combinada) |
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Binário |
740 Nm (combinado) |
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Funções |
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Infraestrutura de carregamento suportada |
400 V e 800 V |
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Carregamento ultrarrápido (800 V) |
De 10 a 80% em 18 minutos; 100 km de autonomia (WLTP) em 4,5 minutos de carregamento |
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