A Kia apresentou de forma oficial o seu novo elétrico de nova geração, o EV6, que beneficia de carregamentos ultrarrápidos com base na tecnologia de 800V e de uma versão GT de alta performance com que pode rivalizar com os superdesportivos de ponta – a aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em apenas 3,5 segundos com uma velocidade máxima de 260 km/h.

Primeiro modelo da Kia a basear-se na nova plataforma E-GMP específica para veículos elétricos, o EV6 estreia a filosofia de design de ‘Opostos Unidos’, representando igualmente o primeiro esforço da transição da marca para a nova era de eletrificação sob a nova assinatura “Movement that inspires”.

A marca tem em curso um plano estratégico de eletrificação para os seus modelos, que prevê que os modelos 100% elétricos, plug-in híbridos (PHEV) e híbridos eletrificados (HEV) representem 40% do total das vendas da marca até 2040, com uma meta anual de 1.6 milhões de unidades deste tipo de propostas amigas do ambiente. Já em 2030, o objetivo é ter 880.000 unidades elétricas no mercado, sendo o EV6 o primeiro dos 11 novos modelos 100% elétricos que a Kia vai lançar até 2026, sete baseados na nova plataforma E-GMP e quatro derivados de modelos já existentes.

Estilo evolucionário

O visual do novo EV6 é vanguardista e revela linhas dinâmicas num estilo crossover, mantendo-se em linha com a tendência corrente da indústria automóvel. Esta nova linguagem de design promove o equilíbrio entre forças contrastantes, denominado pela marca como ‘Opostos Unidos’, inspirada nos contrastes que encontramos na Natureza e na Humanidade. Ligeiramente diferente e pensado para oferecer algo de diferente na classe dos crossovers, a versão GT do EV6 apresenta um exterior muito próprio, com características de alta tecnologia e prestações sem precedentes para um veículo elétrico da Kia.

Na dianteira, há um ‘Rosto de Tigre’ reinterpretado para a era digital, situado acima da entrada de ar em posição rebaixada que alarga visualmente a parte dianteira do veículo, acentuando a sua imagem de alta tecnologia. Na traseira, o proeminente spoiler de tejadilho canaliza o ar para baixo, na direção de um spoiler inferior colocado numa posição elevada, logo acima do característico conjunto de luzes traseiras.

Espaço de vida

A bordo, o novo EV6 foi pensado para oferecer uma liberdade de vivência e aproveitamento do espaço sem precedentes na marca, beneficiando diretamente da plataforma E-GMP. Apesar das dimensões exteriores compactas (4680 mm de comprimento ou 4695 mm nos GT Line e GT), a distância entre eixos de 2900 mm permite oferecer um espaço no habitáculo ao nível do de muitos SUV médios. A nível tecnológico, destaque para o monitor curvo do sistema de infoentretenimento para um visual evoluído e moderno. Os bancos, por outro lado, convidam à distração, sendo revestidos com tecidos modernos e robustos, criados a partir de plástico reciclado – o equivalente a 111 garrafas.

A bagageira oferece 520 litros com os bancos da segunda fila na sua posição normal, aumentando para cerca de 1300 litros com os bancos rebatidos. Tal como é usual em muitos elétricos, face à ausência de um motor de combustão na dianteira, há aí uma bagageira dianteira, que acrescenta até 52 litros (versões 2WD) ou 20 litros (versões AWD) à capacidade de carga.

Potência elétrica

O EV6 oferece aos clientes múltiplas configurações de motorização elétrica e isenta de emissões, incluindo opções de grande autonomia (77.4 kWh) ou de média autonomia (58.0 kWh). A nível intermédio, o EV6 GT-Line está disponível com bateria de grande e média autonomia, enquanto o EV6 GT oferece exclusivamente a bateria de grande autonomia, sendo também o primeiro automóvel da Kia a estar disponível com opções de tração a duas ou quatro rodas.

O EV6 2WD de 77.4 kWh conta com um motor elétrico de 168 kW (229 CV) e tração às rodas traseiras na versão 2WD ou dois motores elétricos com uma potência combinada de 239 kW (325 CV) para a versão 4WD. Esse modelo pode percorrer mais de 510 quilómetros com um único carregamento (ciclo combinado WLTP). Com um máximo de 605 Nm de binário disponível na versão AWD, o EV6 consegue acelerar de zero aos 100 km/h em apenas 5,2 segundos.

“O EV6 corporiza a nova Kia. Nasceu para inspirar cada viagem, através de design ousado, engenharia evolutiva, tecnologias inovadoras e performance elétrica entusiasmante. Trata-se de um modelo que marca o início do compromisso de longo prazo da Kia para com a mobilidade sustentável, acelerando a transição para as zero emissões não apenas no transporte, mas também nos produtos, materiais e produção”, refere Ho Sung Song, Presidente e CEO da Kia.

O EV6 de 58.0 kWh acelera de zero aos 100 km/h em 6,2 segundos, beneficiando de um binário máximo de 605 Nm na versão AWD. O conjunto de bateria de 58.0 kWh está equipado com um motor elétrico de 125 kW e tração às rodas traseiras. As versões AWD apresentam, também neste caso, dois motores elétricos (um para cada eixo), oferecendo uma potência combinada de 173 kW (235 CV).

Mas, a ‘cereja no topo do bolo’ é o EV6 GT, com dois motores elétricos e potência combinada de 430 KW e um binário máximo de 740 Nm entregue às quatro rodas. Acelera de zero a 100 km/h em 3,5 segundos, bem como uma velocidade máxima de 260 km/h. Com a incorporação de um software específico para o diferencial autoblocante eletrónico, os condutores dispõem de um controlo mais assertivo, a par de elevados parâmetros dinâmicos e de comportamento em todas as condições.

Carregamento ultrarrápido de 800 V

O EV6 oferece capacidades de carregamento de 800 e 400 V, sem necessidade de componentes adicionais ou adaptadores. Fruto dos carregamentos de alta velocidade será possível carregar de 10 a 80% da capacidade da bateria em apenas 18 minutos em todas as variantes ou repor energia suficiente para 100 quilómetros em menos de quatro minutos e meio na versão 2WD com a bateria de 77.4 kWh.

O sistema de carregamento deste modelo conta com uma Unidade de Comando de Carregamento Integrado (ICCU), que permite uma nova função ‘vehicle-to-load’ (V2L, ou “veículo para carregamento”) que transforma este modelo numa fonte de energia para dispositivos elétricos. Esta função pode fornecer até 3.6 kW, o que se traduz, por exemplo, no consumo de uma televisão de 55 polegadas ou de um aparelho de ar condicionado durante mais de 24 horas. Se necessário, o sistema pode ainda carregar outro EV. Com mais de 35% de carga na bateria, o EV6 tem uma capacidade de reboque até 1600 kg.

O EV6 está equipado com tecnologias de recuperação de energia que ajudam a aumentar a sua autonomia, como a bomba de calor de última geração que aproveita o calor dissipado pelo sistema de refrigeração do veículo. Desta forma, a uma temperatura exterior de -7 ºC, o veículo consegue oferecer 80% da autonomia que seria possível a uma temperatura de 25 ºC.

Igualmente presente está a mais recente geração do sistema de travagem regenerativa da Kia, que é comandado por patilhas localizadas na parte de trás do volante, com o condutor a poder escolher entre seis níveis de travagem regenerativa (nenhum, 1 a 3, “i-PEDAL” ou modo automático), dependendo do nível de recuperação energética desejado. O modo de condução “i-PEDAL” permite ao veículo recolher a máxima quantidade de energia dos travões, oferecendo ainda ao condutor a possibilidade de parar suavemente sem necessidade de carregar no pedal dos travões.

Novas funções de conectividade

O EV6 estreia um sistema de infoentretenimento com dois ecrãs de 12 polegadas. Estes monitores curvos do EV6 incorporam painéis de película finos, que recorrem a uma nova estrutura e a tecnologia avançada para diminuir o impacto da luz. Este Kia também disponibiliza um ecrã head-up display com realidade aumentada (AR), que projeta informações de condução na base do para-brisas, na linha de visão do condutor. Este sistema mostra avisos dos Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor, pormenores sobre a velocidade do veículo e instruções de navegação curva a curva.

Pela primeira vez num BEV da Kia, está também disponível um sistema de som surround Meridian, com 14 altifalantes, com várias tecnologias de processamento de sinal digital (DSP) exclusivas. O sistema de altifalantes disponibiliza ainda o Active Sound Design (ASD), uma funcionalidade nova desenvolvida pela Kia que fornece um feedback audível em função da velocidade do veículo, e que é comandada através de uma interface do utilizador.

Entre as tecnologias de segurança, destaque para a de Assistência à Condução em Autoestrada 2 (HDA 2), que ajuda a manter uma distância e uma velocidade programadas em relação ao veículo da frente durante a circulação em autoestrada, mantendo o veículo na sua via mesmo em curva. Ao mesmo tempo – desde que as mãos do condutor estejam no volante e que o veículo circule acima de uma determinada velocidade – um toque na alavanca dos indicadores de mudança de direção fará com que o EV6 se desloque para a faixa correspondente.

O EV6 será fabricado na Coreia do Sul, estando o início das suas vendas à escala mundial previsto para o segundo semestre de 2021, com as reservas online a começarem no segundo trimestre do ano.

Especificações – EV6:

Dimensões

(Modelo europeu)

EV6

EV6 GT-Line

EV6 GT

Distância entre eixos

2900 mm

2900 mm

2900 mm

Comprimento

4680 mm

4695 mm

4695 mm

Largura

1880 mm

1890 mm

1890 mm

Altura

1550 mm

1550 mm

1545 mm

Carga

Espaço na bagageira

520 – 1300 litros

Bagageira dianteira

Modelos exceto América do Norte: 52 l (2WD) ou 20 l (AWD)

Performance

Plataforma

Plataforma Modular Global Elétrica

EV6


EV6

GT-line

Grande autonomia

Bateria de 77,4 kWh

AWD

Potência

239 kW (combinada)

Binário

605 Nm (combinado)

2WD

Potência

168 kW traseira

Binário

350 Nm traseira

Autonomia normal

Bateria de 58.0 kWh

AWD

Potência

173 kW (combinada)

Binário

605 Nm (combinado)

2WD

Potência

125 kW traseira

Binário

350 Nm traseira

EV6

GT

Grande autonomia

Bateria de 77.4 kWh

AWD

Potência

430 kW (combinada)

Binário

740 Nm (combinado)

Funções

Infraestrutura de carregamento suportada

400 V e 800 V

Carregamento ultrarrápido (800 V)

De 10 a 80% em 18 minutos; 100 km de autonomia (WLTP) em 4,5 minutos de carregamento

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.