Parente afastado do lendário Classe G, mas caracterizado pela Mercedes-Benz como o melhor de dois mundos: situado entre duas das tipologias de automóveis mais requisitadas do mercado, o GLB combina a versatilidade funcional de um SUV com as dimensões fundamentais de um veículo compacto, sendo também um dos representantes da casa alemã da nova família de modelos compactos.
Visivelmente orgulhoso da sua mais recente criação, o diretor de design da Mercedes-Benz, Gorden Wagener, apresentou o GLB como “um dos automóveis mais ‘cool’ que desenvolvemos nos últimos”, combinando um visual robusto e com traços do Classe G, mas num formato também mais urbano que pode, quando necessário, mostrar atributos de TT longe do asfalto. Para isso, contam as extremidades muito curtas, mas a maior distância entre eixos (2829 mm) dos modelos produzidos sob esta plataforma de veículos compactos da marca, denominada MFA.
É nessa que está o berço de oito veículos diferentes para a gama compacta da Mercedes-Benz, que começou no Classe A de nova geração, mas que conta com outros integrantes, como o A Limousine, o CLA Coupé e CLA Shooting Brake e, no próximo ano, o GLA, também ele totalmente novo.
Com 4634 mm de comprimento, 1834 mm de largura e 1658 mm de altura (1662 mm para o modelo de sete lugares), a sua distância entre eixos supera a do Classe B em 10 cm para um interior mais espaçoso em que a grande exigência foi o aproveitamento das dimensões disponíveis. Trata-se de um veículo com a possibilidade de receber até sete lugares, sendo que a terceira fila de bancos (dois lugares para alturas até 1,68 m) é opcional por 950€. Seja como for, trata-se de um acrescento de versatilidade, dispondo a segunda e a terceira fila de fixações ISOFIX para a fixação de cadeirinhas de bebé, por exemplo. Espaço é, portanto, característica que não falta, sobretudo na configuração de cinco lugares, podendo ainda ‘jogar-se’ com a deslocação longitudinal do banco traseiro da segunda fila em até 14 cm (9 cm para a frente e 5 cm para trás) para ajudar a ganhar espaço de mala ou no acesso os lugares ‘do fundo. Na versão de sete lugares, o banco da segunda fila é rebatível em proporção 40:20:40, sendo essa funcionalidade um opcional do modelo de cinco lugares. Na bagageira ainda mais espaço: de 570 litros até ao máximo de 1805 litros no cinco lugares e 1680 litros de máximo no de sete lugares.
Os responsáveis da Mercedes-Benz confirmaram o lançamento de uma versão 100% elétrica do GLB, denominada EQB, para 2021, não havendo ainda grandes detalhes quanto aos seus dados técnicos. Este é mais um passo na eletrificação da gama da marca alemã, sendo que o SUV compacto não terá versão Plug-in como os A 250e e B 250e.
Na terceira fila opcional de dois bancos, a marca também não poupou em funcionalidades, tendo estes ao seu dispor encostos de cabeça retráteis, airbag de cortina, ISOFIX e tomadas USB, uma em cada banco, a que se junta também a um espaço duplo para arrumação de objetos.
Família de motores renovada
O GLB conta com gama de motores de quatro cilindros a gasolina e Diesel de última geração, num total de seis variantes. Entre os primeiros, o GLB 200 recorre ao motor 1.33 com 163 CV, estando associado a uma caixa automática de sete velocidades 7G-DCT (consumo médio de 6,0-6,2 l/100 km e emissões de CO2 de 137-142 g/km), com desativação de cilindros para maior eficiência. Além desse, entre os gasolina, há ainda versão 250 4MATIC com 224 CV associado a caixa automática de oito velocidades (consumo médio de 7,2-7,4 l/100 km e emissões de CO2 de 165-169 g/km), recorrendo a técnicas para a redução de fricção interna de forma a incrementar a sua eficiência. No topo da ementa, versão AMG, com motor a gasolina de quatro cilindros e 306 CV de potência – abordado separadamente.
Nos Diesel, o motor OM654 desdobra-se em três variantes, com uma novidade importante: o motor turbodiesel de origem Renault sai da gama, sendo substituído por variante totalmente desenvolvida pela marca alemã com base no mesmo motor de 2.0 litros que se estreou no Classe E em 2016. Alvo de ainda maiores trabalhos de ‘limpeza’ ao nível das emissões poluentes e do NOx, este motor Diesel, um dos mais limpos do mercado, passa a ser a base de versão de acesso GLB 180 d com 116 CV de potência.
Além desse, há ainda o GLB 200 d (com e sem 4MATIC) e GLB 220 d, todos eles com caixa automática de oito velocidades 8G-DCT. Estes motores apresentam-se ainda mais eficientes, com um consumo médio anunciado de 4,9-5,0 l/100 km e emissões de 129-133 g/km de CO2 para a versão de acesso de 150 CV de tração dianteira. Este motor cumpre já a norma Real Driving Emissions (RDE) cuja entrada em vigor ocorrerá em 2020 e está certificado com a norma Euro 6d. A variante de dois litros mais potente debita 190 CV.
O GLB conta com suspensão Comfort de série (MacPherson na frente e multi-link atrás com trabalho especial ao nível do ruído e vibrações), mas pode receber amortecimento seletivo, variando de acordo com o modo de condução escolhido no Dynamic Select. Entre esses, caso tenha disponível sistema 4MATIC de tração integral, passa a contar com um programa dedicado OffRoad, que reparte a potência em 50:50 entre os dois eixos, dispondo de sistemas acessórios, como o de controlo de velocidade em descida e indicadores de ângulo para controlar a inclinação lateral, por exemplo.
Já o interior replica, em grande parte, o visual dos Mercedes-Benz mais recentes, com o painel de instrumentos e o ecrã central ‘fundidos’ num grande ecrã horizontal que já é conhecido no estilo MBUX (na versão de ponta do sistema), embora o grande elemento diferenciador aqui seja o elemento tubular horizontal do tablier que alberga não só as saídas da climatização como conferem um visual mais ‘off-road’ para o lado do passageiro (ainda que não seja propriamente uma pega). Esse formato tubular é replicado depois noutros elementos do interior, como nas pegas das portas.
No que diz respeito aos sistemas de assistência, não existem grandes surpresas, beneficiando de câmaras e sistemas de radar melhorados, o que lhe permite ‘ver’ até 500 metros por diante e guiar de forma parcialmente autónomo nalgumas circunstâncias: pode, por exemplo, adaptar a velocidade antes de curvas ou rotundas, utilizando o sistema Active Distance Assist DISTRONIC com recurso aos dados do mapa e navegação.
Este novo modelo compacto será produzido na fábrica mexicana de Aguascalientes e na fábrica chinesa de Pequim para o mercado local. Já a chegada ao mercado nacional está agendada para o mês de dezembro, com preços a partir dos 42.350€ para o GLB 180 d de 116 CV.
Preços
GLB 180 d (116 cv): 42.350 €
GLB 200 d (150 cv): 49.100 €
GLB 200 d 4MATIC (150 cv): 52.450 €
GLB 220 d 4MATIC (190 cv): 57.200 €
GLB 200 (163 cv): 42.900 €
GLB 250 4MATIC (224 cv): 52.350 €