Complementando a gama de modelos compactos da Mercedes-Benz, o GLB posiciona-se entre os GLA e o GLC, embora assuma, em distinção desses, um posicionamento mais aventureiro em que a grande novidade está na possibilidade de poder contar com sete lugares a bordo.
Um design mais robusto com extremidades curtas para um modelo mais versátil e funcional a todos os níveis. Eis a forma como a Mercedes-Benz apresenta este seu novo modelo, o GLB, que opcionalmente pode contar com sete lugares a bordo (aptos para pessoas até 1,68 m de altura), tração 4MATIC integral e com os mais recentes sistemas de conectividade MBUX e de segurança, como os assistentes de condução semiautónomos. Um compêndio de elementos que conhece agora mais uma etapa na sua disseminação pelas diferentes gamas da marca alemã, a que se juntam ainda os motores de nova geração de quatro cilindros.
Com 4634 mm de comprimento, 1834 mm de largura e 1658 mm de altura (1662 mm para o modelo de sete lugares), o GLB demarca-se ainda pela distância entre eixos de 2829 mm, o que supera o Classe B em 10 mm para um interior mais espaçoso em que a grande exigência foi o aproveitamento das dimensões disponíveis. No caso de optar pela variante de cinco lugares, a Mercedes-Benz destaca o muito espaço disponível para essa segunda fila, que pode ainda ser ajustada longitudinalmente e na reclinação dos encostos.
O compartimento da bagageira varia entre os 560 litros e os 1755 litros para o modelo de cinco lugares, podendo ainda aumentar em 179 litros se se jogar com a inclinação máxima da segunda fila de bancos. Na terceira fila opcional de dois bancos, a marca também não poupou em funcionalidades, tendo estes ao seu dispor encostos de cabeça retráteis, airbag de cortina, ISOFIX e tomadas USB, uma em cada banco, a que se junta também a um espaço duplo para arrumação de objetos.
Robustez exterior
Por fora, o desenho remete para uma influência mais aventureira, com extremidades curtas e proteções inferiores da carroçaria que enfatizam o seu carácter off-road. A iluminação pode recorrer ao sistema opcional MULTIBEAM LED de alta performance, que se adapta às condições de iluminação e do trânsito, e os faróis de nevoeiro podem também receber tecnologia LED para melhor distribuição da luz. Novidade é a inclusão, no caso dos modelos 4MATIC, do sistema Off-Road Engineering Package, que em combinação com o MULTIBEAM LED, oferecem um modo especial off-road para melhor identificação das condições noturnas fora de estrada: recorre à iluminação em curva para garantir um ângulo maior de visualização a velocidades até aos 50 km/h.
Já o interior replica, em grande parte, o visual dos Mercedes-Benz mais recentes, com o painel de instrumentos e o ecrã central ‘fundidos’ num grande ecrã horizontal que já é conhecido no estilo MBUX, embora o grande elemento diferenciador aqui seja o elemento tubular que alberga não só as saídas da climatização como conferem um visual mais ‘off-road’ para o lado do passageiro. Esse formato tubular é replicado depois noutros elementos do interior, como nas pegas das portas.
Quatro cilindros eficientes
Quanto à técnica, o GLB conta com a gama de motores de quatro cilindros (os únicos até aqui anunciados pela Mercedes-Benz) a gasolina e Diesel, num total de cinco variantes. Entre os primeiros, o GLB 200 recorre ao motor 1.33 com 163 CV, estando associado a uma caixa automática de sete velocidades 7G-DCT (consumo médio de 6,0-6,2 l/100 km e emissões de CO2 de 137-142 g/km), com desativação de cilindros para maior eficiência. Além desse, entre os gasolina, há ainda versão 250 4MATIC com 224 CV associado a caixa automática de oito velocidades (consumo médio de 7,2-7,4 l/100 km e emissões de CO2 de 165-169 g/km), recorrendo a técnicas para a redução de fricção interna de forma a incrementar a sua eficiência.
Nos Diesel, o motor OM654 desdobra-se em duas variantes – GLB 200 d (com e sem 4MATIC) e GLB 220 d, todos eles com caixa automática de oito velocidades 8G-DCT. Alvos de ainda mais trabalho de tratamento dos gases de escape, estes motores apresentam-se ainda mais eficientes, com um consumo médio anunciado de 4,9-5,0 l/100 km e emissões de 129-133 g/km de CO2 para a versão de acesso de 150 CV de tração dianteira. Este motor cumpre já a norma Real Driving Emissions (RDE) cuja entrada em vigor ocorrerá em 2020 e está certificado com a norma Euro 6d. A variante de dois litros mais potente debita 190 CV.
O GLB conta com suspensão Comfort de série (MacPherson na frente e multi-link atrás com trabalho especial ao nível do ruído e vibrações), mas pode receber amortecimento seletivo, variando de acordo com o modo de condução escolhido no Dynamic Select.
No que diz respeito aos sistemas de assistência, não existem grandes surpresas, beneficiando do leque de tecnologias estreadas no Classe S, ainda que existam melhorias, de acordo com a companhia de Estugarda. Assim, graças a câmaras e sistemas de radar melhorados, o GLB pode ‘ver’ até 500 metros por diante e guiar de forma parcialmente autónomo nalgumas circunstâncias, pode exemplo adaptando a velocidade antes de curvas ou rotundas, utilizando o sistema Active Distance Assist DISTRONIC com recurso aos dados do mapa e navegação.
Este novo modelo compacto será produzido na fábrica mexicana de Aguascalientes e na fábrica chinesa de Pequim para o mercado local. As vendas terão início no final deste ano.
FICHAS TÉCNICAS
GLB 200 d | GLB 200 d 4MATIC | GLB 220 d 4MATIC | |
Transmissão | 8G-DCT (automático) | 8G-DCT (automático) | 8G-DCT (automático) |
Cilindrada (cc) | 1951 | 1951 | 1951 |
Potência (kW/hp) | 110/150 | 110/150 | 140/190 |
às rpm | 3400 – 4440 | 3400 – 4440 | 3800 |
Binário (Nm) | 320 | 320 | 400 |
às rpm | 1400 – 2600 | 1400 – 2600 | 1600 – 2400 |
Consumo combinado (l/100 km) |
5.0-4.9 | 5.5-5.2 | 5.5-5.2 |
Emissões CO2 (g/km) | 133-129 | 144-136 | 146-138 |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 9.0 | 9.3 | 7.6 |
Velocidade máxima (km/h) | 204 | 201 | 217 |
GLB 200 | GLB 250 4MATIC | ||
Transmissão | 7G-DCT (automático) | 8G-DCT (automático) | |
Cilindrada (cc) | 1332 | 1991 | |
Potência (kW/hp) | 120/163 | 165/224 | |
às rpm | 5500 | 5800 | |
Binário (Nm) | 250 | 350 | |
às rpm | 1620 – 4000 | 1800 – 4000 | |
Consumo combinado (l/100 km) |
6.2-6.0 | 7.4-7.2 | |
Emissões CO2 (g/km) | 142-137 | 169-165 | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 9.1 | 6.9 | |
Velocidade máxima (km/h) | 207 | 236 |