Inspirado nas pistas para utilização nas estradas. O novo Porsche 911 GT3 resulta da colaboração direta com a Porsche Motorsport, divisão de competição da marca alemã, tirando proveito de muitos dos ensinamentos do desporto automóvel e de um motor boxer de seis cilindros com 510 CV de potência. A comprová-lo está o tempo abaixo dos sete minutos por volta no lendário traçado alemão de Nürburgring Nordschleife, sendo o primeiro automóvel de produção em série com motor atmosférico a fazê-lo.

Com um legado impressionante nas competições automóveis, a Porsche volta a colocar num modelo de produção em série todos os seus conhecimentos técnicos, com a mais recente geração do 911 GT3 – a sétima – a diluir ainda mais os mundos da competição e da utilização em estradas públicas, o que é visível não só pelas soluções aerodinâmicas adotadas, mas também pela vertente técnica oculta aos olhos.

Um desses exemplos, aponta a marca, é a configuração do eixo dianteiro com triângulos sobrepostos, a que se juntam ainda elementos como o sistema de travagem reforçado e o escape desportivo. Por fora, a aerodinâmica revela a sua proveniência: a asa traseira de estilo ‘pescoço de ganso’ e o difusor traseiro de generosas dimensões são originários do 911 RSR, modelo que compete ao mais alto nível em competições de resistência.

Por outro lado, o motor ‘boxer’ de seis cilindros e quatro litros, capaz de debitar 510 CV de potência e 470 Nm de binário máximo, é também baseado no conjunto motriz do 911 GT3 R, testado em provas de resistência, sendo utilizado praticamente sem alterações no novo 911 GT3 Cup, apresentado recentemente.

Caixa manual para os puristas

Apesar de apostar na eficiência da condução, a Porsche não esqueceu os seus adeptos amantes da caixa manual, sendo das poucas marcas que ainda resiste à ‘ditadura’ das caixas automáticas. Assim, o novo 911 GT3 pode ser equipado com uma caixa manual de seis velocidades a par da automática – a impressionante PDK –, dando assim uma duplicidade de opções aos seus potenciais clientes.

As prestações variam ligeiramente consoante a escolha de transmissão. O Porsche 911 GT3 com caixa automática é mais rápida a acelerar dos zero aos 100 km/h, cumprindo esse exercício em apenas 3,4 segundos, contra os 3,9 segundos registados no 911 GT3 de caixa manual. A velocidade máxima é de 318 km/h no GT3 PDK e de 320 km/h no GT3 manual.

Quanto a consumos e emissões, a versão com caixa automática apresenta valores de 12,4 l/100 km e 283 g/km de CO2, respetivamente, comparando-se com os 13,3 l/100 km e 304 g/km de CO2 do 911 GT3 de caixa manual.

Luta contra o vento

As soluções aerodinâmicas são diretamente inspiradas no desporto automóvel, procurando criar maior carga sem afetar o coeficiente de arrasto em reta. Não é descabido assumir que o desenho do 911 GT3 exibe os reflexos de uma luta contra o vento, oferecendo uma sensação de agressividade e rapidez, mesmo quando parado.

Na dianteira, além do ‘spoiler inferior’, há aberturas de ar de dimensões generosas para canalizar o ar de forma precisa através dos travões dianteiros e radiadores. Esse fluxo de ar é depois levado através do radiador em posição central através de uma nova peça de duas saídas no capot de baixo peso. Os cálculos precisos feitos pela Porsche para a secção dianteira permitem que as necessidades de refrigeração sejam cumpridas, sem provocar o levantamento do eixo dianteiro a altas velocidades. Atrás das rodas dianteiras há mais elementos aerodinâmicos que guiam o fluxo de ar pela carrorçaria, ao passo que na traseira o difusor de grandes dimensões tem um papel importante no trabalho de aderência à pista, com o fluxo de ar a fazer com que o 911 GT3 fique ‘colado’ ao chão. O fundo do veículo é também coberto para otimização aerodinâmica.

Por fim, em destaque está a asa traseira de grandes dimensões, inspirada nos carros de GT de Le Mans, com dois ‘braços’ de alumínio a segurar a asa pela sua parte superior. Esta solução permite tornar a passagem do ar mais limpa pela secção traseira, com os dados obtidos no túnel de vento durante os ensaios de desenvolvimento a apresentarem uma melhoria de mais de 50% face ao modelo anterior.

O 911 GT3 dispõe ainda de uma posição ‘Performance’ dos elementos aerodinâmicos, na qual a carga aerodinâmica é aumentada em 150% a uma velocidade de 200 km/h. Esta configuração está limitada aos circuitos com ajustes exclusivos da asa traseira (quatro posições diferentes) e dos elementos móveis no difusor dianteiro, denominados ‘cortinas de ar’, com a dianteira a oferecer uma carga aerodinâmica mais elevada para melhorar a velocidade de passagem em curva.

Peso contido

Na construção do modelo, a Porsche dedicou ainda grande trabalho à contenção do peso. Ainda que com uma carroçaria mais larga, jantes mais largas e elementos técnicos adicionais, o peso do novo GT3 está a par com o do seu predecessor. Com caixa manual, pesa 1418 kg, ao passo que a versão de caixa PDK tem um peso marginalmente superior, de 1435 kg.
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O capot dianteiro em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP), os vidros mais ligeiros, os discos de travagem otimizados e as jantes forjadas garantem disciplina no peso, assim como o faz a cobertura do compartimento de arrumação para os lugares traseiros. O sistema de escape desportivo mais ligeiro reduz o peso em não menos do que 10 kg. Já as válvulas de escape ajustáveis eletricamente permitem uma experiência sonora específica do modelo. A bateria de série de 60 Ah permite, por si só, poupar 10 kg em comparação com o anterior 911 GT3. Para quem quiser ainda maior poupança, há uma variante de 40 Ah mais leve em 3,5 kg.

Todas estas medidas ajudam o 911 GT3 a aproximar-se ainda mais dos carros de competição.

Efeito no cronómetro

Essa ligação aos carros de competição reflete-se nos circuitos e no relógio, com os tempos por volta a beneficiarem dessa premissa. No desafiante circuito alemão de Nürburgring Nordschleife, o anel Norte com mais de 20 quilómetros que é tradicionalmente a referência para os todos os automóveis desportivos da Porsche, o 911 GT3 registou um impressionante recorde.

Durante os últimos trabalhos de afinação, o modelo da Porsche tornou-se no primeiro desportivo de produção em série com motor atmosférico a quebrar a marca dos sete minutos. O piloto de desenvolvimento, Lars Kern, precisou de apenas 6m59,927s para completar uma volta completa de 20,8 quilómetros. O traçado mais curto, com 20,6 quilómetros, que anteriormente serviu como referência, foi completado pelo 911 GT3 em 6m55,2s.

Com os opcionais pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R, o experiente piloto e embaixador da Porsche, Jörg Bergmeister, considerou que esta sétima geração do 911 GT3, “é, de longe, o melhor automóvel de produção” que já pilotou no ‘Inferno Verde’, a reveladora alcunha pela qual é conhecido o circuito germânico desenhado nas montanhas de Eifel.

Piloto concentrado

O habitáculo está em linha com a atual geração do modelo. Uma nova funcionalidade é o ecrã ‘track’: com um toque num botão, reduz os ecrãs digitais à esquerda e à direita do conta-rotações central, o qual alcança as 10.000 rotações por minuto, informações como indicação da pressão dos pneus, pressão do óleo, temperatura do óleo, nível do depósito de combustível e temperatura do líquido de refrigeração, as quais são essenciais durante a condução em circuito. Inclui também um indicador de passagem de caixa com barras coloridas à esquerda e à direita do conta-rotações e uma luz de passagem de caixa derivada do desporto automóvel.

Especialmente nos modelos GT da Porsche, os clientes estão a optar cada vez mais por equipamento personalizado. Por este motivo, a gama Porsche Exclusive Manufaktur está também disponível para o novo 911 GT3 e é complementada por opções específicas para o GT3, como o tejadilho com carbono exposto. Outros destaques são as capas dos espelhos retrovisores em carbono, faróis LED Matrix escurecidos e luzes traseiras Exclusive Design com a faixa de luz sem qualquer elemento vermelho. Os aros das jantes pintados em Vermelho Índico ou Azul Tubarão realçam as jantes pintadas em preto. No interior, detalhes de equipamento como os mostradores do conta-rotações e do cronómetro Sport Chrono, os cintos de segurança e os frisos criam destaques elegantes na cor da carroçaria ou outra cor desejada.

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Exclusivo do 911 GT3 é o cronógrafo que a Porsche Design oferece exclusivamente para os seus clientes, com um design dinâmico inspirado no modelo desportivo. Tal como as bielas do motor do GT3, é composta por titânio aligeirado. Esta peça intemporal é alimentada por um rotor reminiscente das jantes do 911 GT3. O anel colorido do mostrador pode ser customizado com as cores da pintura do 911 GT3.

A Porsche oferece o 911 GT3 com um preço a partir de 221.811€ (manual) e 222.072€ (PDK), estando o início das entregas previsto para maio de 2021.


Duas décadas de GT3

A história do 911 GT3 já leva mais de duas décadas. O primeiro 911 GT3 foi lançado em 1999, com base na geração 996. Com 360 CV extraídos a partir de motor com capacidade de 3.6 litros, foi utilizado pelo ex-piloto Walter Röhrl para completar uma volta ao Nürburgring Nordschleife abaixo dos oito minutos, sendo então o primeiro automóvel desportivo para utilização em estrada a fazê-lo. Atente-se na evolução conseguida em cerca de 20 anos, com o mais recente GT3 a fazer o mesmo mas com um tempo abaixo dos sete minutos.

A segunda geração do GT3 surgiu em 2006. Baseado no 911 da geração 997, foi apresentado com 415 CV, seguindo-se em 2013 um outro modelo, inicialmente lançado com 3.8 litros e 475 CV. Dois anos mais tarde, a capacidade aumentou para 4.0 litros e a potência subiu para os 500 CV.

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