A Renault alarga a sua gama de automóveis elétricos com a chegada da versão de passageiros da Kangoo E-Tech Electric, que tem como ponto de partida o modelo comercial, mas neste caso com competências melhoradas para a vivência familiar sem emissões.

Sendo um autêntico sucesso com mais de 4.4 milhões de unidades vendidas mundialmente desde 1997, o Renault Kangoo tornou-se visão comum nas nossas estradas, não só em funções estritamente profissionais, mas também como veículo de passageiros num nicho que tem vindo a crescer nos últimos anos.

Pertence também à Kangoo o epíteto de pioneiro no que diz respeito à eletrificação neste setor, pois desde 2012 que este modelo conta com uma versão elétrica, a Kangoo Z.E., da qual se venderam cerca de 75.000 unidades. A Renault reclama para si, dessa forma, uma vasta experiência área dos veículos elétricos no segmento dos comerciais e suas variantes de passageiros.

O Kangoo E-Tech Electric conta com um motor elétrico de 90 kW/120 CV de potência e 245 Nm de binário, dispondo ainda de uma nova bateria de iões de lítio com 45 kWh para autonomia de 285 quilómetros em ciclo combinado WLTP, ou até 430 quilómetros em ciclo urbano também WLTP.

De série, esta nova versão dispõe de carregador de 11 kW (AC) trifásico para recarga de 15% a 100% em 2h40 (em ‘wallbox’ de igual potência ou em menos de 6h00 numa ‘wallbox’ de 7.4 kW), enquanto a carga rápida pode fazer-se a 80 kW (DC), o que permite repor cerca de 170 quilómetros de autonomia em apenas 30 minutos. Em combinação com o carregador de 22 kW, a bateria tem um sistema de arrefecimento líquido e uma resistência elétrica que permite a sua utilização na gama de temperaturas ideal, com o objetivo de manter a autonomia e reduzir o tempo de carga.

Opcionalmente, o Kangoo E-Tech Electric pode também equipar um carregador AC de 22 kW para carregamento acelerado em estações de carregamento públicas.

Ao nível da condução, este modelo aposta na fluidez e entrega rápida da potência, oferecendo ainda três modos de regeneração para recuperar energia das travagens para a bateria: o mais suave é o ‘Sailing’ (B1), que permite ao modelo deslizar praticamente sem efeito de travagem, havendo depois modos ‘Drive’ (B2) para utilização quotidiana e sensação de condução semelhante à de um modelo com motor térmico e ‘Brake’ (B3), o qual acentua ao máximo o efeito de desaceleração para uma condução ao jeito ‘one pedal’, propício para engarrafamentos ou descidas acentuadas.

Por outro lado, atendendo às necessidades de cada momento, oferece ainda dois modos de condução: o ‘Normal’, por defeito, que oferece condução mais equilibrada por exemplo em situações de mais carga a bordo, e o ‘Eco’, o qual limita a potência a 56 kW, cerca de 75 CV, com velocidade máxima de 110 km/h para preservar ao máximo a autonomia.

Para garantir a melhor autonomia possível em todas as estações do ano, o novo Kangoo E-Tech Electric dispõe de um sistema de ar condicionado bi-zona equipado com bomba de calor, trabalhando sobre o princípio de uma climatização reversível. A bomba de calor proporciona uma eficiência ótima quando a temperatura se situa entre -15 e +15°C, permitindo aquecer ou arrefecer o interior sem prejudicar a autonomia (a marca aponta mesmo uma preservação de até 85 quilómetros na autonomia).

Para salvaguardar a confiança no desempenho do Kangoo E-Tech Electric, a Renault oferece garantia das baterias de oito anos ou 160.000 quilómetros. Durante este período, são substituídas gratuitamente se a sua capacidade descer abaixo dos 70% do seu valor nominal (SoH).

Funcionalidade reforçada

A Renault trabalhou para que Kangoo elétrico não tivesse qualquer tipo de prejuízo na sua funcionalidade em comparação com a versão idêntica de motor de combustão, saindo até beneficiada nalguns aspetos. Na versão L1 para cinco ocupantes, o banco traseiro é 10 cm mais alto para facilitar a entrada e a saída do habitáculo, havendo ainda a possibilidade de deslocar o banco traseiro – apenas no Kangoo E-Tech Electric – para aumentar a capacidade da bagageira em 100 litros.

Neste aspeto, a bagageira varia dos 850 litros de capacidade até aos 2500 litros, a que se juntam ainda diversos locais de arrumação no habitáculo para mais 49 litros no habitáculo.

Para os passageiros do banco traseiro, a Renault trabalhou na melhoria da difusão do ar ao centro e na parte inferior para que o ar condicionado seja mais eficaz, melhorando o conforto durante as viagens. Os processos de entrada e saída do Kangoo foram melhorados, com uma porta lateral traseira deslizante capaz de oferecer uma abertura de 615 mm aos lugares posteriores, enquanto a porta dianteira abre num ângulo de aproximadamente 90º.

A marca emprega ainda um conceito inovador de barras de tejadilho, que podem ser manuseadas sem ferramentas, alterando a sua disposição de maneira fácil e rápida.

No que diz respeito a elementos de tecnologia, a Renault oferece como novidade um painel de instrumentos digital com ecrã de 10 polegadas que mostra as informações relativas ao modo de condução selecionado, gestão da energia elétrica e auxiliares de condução, sendo ainda totalmente personalizável. Em opção, pode dispor de para-brisas, bancos dianteiros e de volante aquecidos.

Também não houve compromissos na segurança, com o Kangoo E-Tech Electric a dispor de tecnologias como o cruise control adaptativo, sistema ‘Highway & Traffic Jam Companion’ para condução semi-autónoma de nível 2 em autoestrada, ou o assistente de ventos laterais, entre outros, num total de 14 assistentes tecnológicos que visam facilitar a vida do condutor e proteger os demais ocupantes.

Finalmente, através da aplicação para smartphone MyRenault ou do sistema multimédia Renault Easy Link, o novo Kangoo E-Tech Elétrico oferece serviços conectados específicos como a programação da carga da bateria e monitorização remota do estado de carga da mesma, a programação do pré-condicionamento térmico do habitáculo ou o cálculo dos destinos acessíveis com a autonomia restante na bateria.

Gama com três níveis

O novo Renault Kangoo E-Tech Elétrico está disponível em três versões, cada uma construída em torno das necessidades específicas dos seus clientes. Na base está a Authentic, que oferece o equipamento essencial necessário para os clientes que procuram uma dupla utilização pessoal/profissional. No patamar intermédio está a versão Equilibre, para as instituições que querem oferecer um serviço de transporte de passageiros de qualidade, confortável e económico. Por fim, para os que prezam mais o conforto e o refinamento, está disponível a versão Techno, para famílias ou profissionais independentes.

Este novo modelo fará a sua estreia oficial no Salão de Paris, a 17 de outubro, estando a abertura das encomendas prevista para novembro e as primeiras entregas para o final do mês de fevereiro.

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