A batalha dos compactos desportivos vai ter mais um concorrente e não se trata de um qualquer. Depois de ter visto a SEAT, Volkswagen e Honda arrebatarem os recordes do circuito de Nürburgring Nordschleife, a Renault prepara-se para responder com o seu novo Mégane R.S., herdeiro de uma linhagem digna de registo em termos de aptidões desportivas.

Com efeito, o mais recente Mégane R.S. mereceu grandes elogios pelas suas prestações e eficácia em circuito e fora dele, resistindo bem ao envelhecimento que os cerca de seis anos desde o seu lançamento provocaram. Tanto é assim que ainda hoje o modelo tem muitas e boas credenciais.

Mas o seu sucessor está já à porta, com a marca francesa a agendar a revelação do seu novo desportivo para um palco icónico – o circuito de Monte Carlo, onde este fim de semana se irá realizar o GP do Mónaco de Fórmula 1, cabendo ao alemão Nico Hulkenberg, piloto da equipa, a ‘tarefa’ de colocar o novo R.S. à prova entre os rails do traçado monegasco.

O cenário é perfeito, na medida em que a Renault celebra em 2017 o seu 40º aniversário na Fórmula 1, recuperando dessa forma a pintura amarela e preta que adornou os carros originais – os RS01 – e que na época receberam das equipas rivais o apelido, algo malicioso, de ‘bule de chá amarelo’ devido à sua tendência para partirem os turbos dos motores. A história viria a provar que a solução que todos olhavam com desconfiança era o caminho a seguir.

Regressando ao Mégane R.S., espera-se um novo motor turbo com potência em redor dos 300 CV e melhorias generalizadas em termos de rigidez estrutural, suspensão e travões, mantendo a tração dianteira como imagem de marca. Contudo, o sistema de rodas direcionais traseiras também deverá marcar presença, assim como uma caixa manual de seis velocidades de série. Opcionalmente, uma caixa de dupla embraiagem estará disponível para encomenda.

Mais novidades concretas do novo Mégane R.S. serão reveladas em breve, enquanto a sua apresentação oficial irá acontecer no Salão de Frankfurt.