Prosseguindo a sua ofensiva de modelos para este ano, a Hyundai lança agora no mercado nacional a nova geração do Santa Fe, modelo que é apresentado como o porta-estandarte SUV da marca sul-coreana ao ser também o mais antigo dos modelos com esta filosofia de carroçaria. As versões eletrificadas híbrida e plug-in híbrida estarão disponíveis.

Para a Hyundai, o Santa Fe representa um papel especial, levando já 20 anos de história, uma vez que foi apresentado no Salão de Genebra de 2000, sendo a entrada da marca no segmento dos SUV, que entretanto se tornou no preferido dos clientes quase a nível mundial. Se o Santa Fe não é o SUV mais vendido da Hyundai – esse papel cabe ao Tucson –, este modelo conta com quase seis milhões de unidades vendidas na contabilização das quatro gerações já vendidas.

Também o mercado nacional segue a tendência da predileção pelos SUV, com 2021 a mostrarem igualmente essa tendência num mercado que está em quebra por culpa das medidas de restrição à Covid-19. Na Hyundai, os SUV representam já 50% do total de vendas, podendo ainda ser reforçado atendendo ao facto de que a marca prepara o lançamento de mais SUV, como o Bayon e o Kauai N (além do IONIQ 5, noutro âmbito). A Hyundai refere mesmo que esta é a sua montra tecnológica e qualitativa, assentado em pilares como o design, motores, conforto e segurança.

Além de permitir ganhos na aerodinâmica e no espaço a bordo, a nova plataforma que dá ‘corpo’ ao novo Santa Fe oferece melhorias significativas relativamente à segurança durante uma colisão, graças a desenvolvimentos na engenharia. Através do uso de uma estrutura de multi-carga, estampagem a quente e a integração de uma chapa de aço de alta resistência, a plataforma permitirá que o veículo absorva o impacto na eventualidade de uma colisão, enquanto minimiza a deformação do espaço dos passageiros.

A disposição inteligente da nova plataforma fez com que o conjunto de baterias fique localizado sob o assento do passageiro na versão híbrida e debaixo dos bancos dianteiros na versão híbrida plug-in, sem causar qualquer impacto no habitáculo e espaço da bagageira. As dimensões também foram acrescidas, com mais 15 mm de comprimento (4785 mm), mais 10 mm de largura (1900 mm) e mais 5 mm de altura (1710 mm), embora a distância entre eixos permaneça a mesma (2765 mm), sendo os ganhos no comprimento conseguidos nas extremidades (5 mm à frente e 10 mm na traseira).

Ainda assim, a Hyundai garante um ganho de três centímetros adicionais de espaço para as pernas dos ocupantes da segunda fila de bancos. A capacidade da bagageira foi também aumentada. Com os assentos da terceira fila rebatidos, a capacidade da bagageira melhorou em 24 litros, alcançando uma capacidade total de 571 litros. Rebatendo as duas filas traseiras, a capacidade total sobe para 782 litros.

Eletrificação em destaque

Mas a nova plataforma permite ainda que o novo Santa Fe passe a contar com uma gama mais ampla de motores, sendo o primeiro modelo da marca na Europa a contar com as novas motorizações ‘Smartstream’ híbrida e híbrida plug-in. A primeira tem por base o novo motor ‘Smartstream’ 1.6 T-GDi e um motor elétrico de 44.2 kW, extraindo a sua energia de uma bateria de polímero de iões de lítio com 1.49 kWh. Esta motorização estará disponível apenas com tração dianteira. O sistema possui uma potência combinada de 230 CV e 350 Nm de binário.

A segunda versão eletrificada tem por base uma combinação do motor ‘Smartstream’ 1.6 T-GDi, conjugado com um motor elétrico de 66.9 kW, alimentado por uma bateria de polímero de iões de lítio com 13.8 kWh de capacidade. Esta versão irá estar disponível apenas com tração integral, oferecendo uma potência máxima de 265 CV e o binário combinado de 350 Nm. Esta versão plug-in tem uma autonomia estimada em modo elétrico de 58 quilómetros, com emissões inferiores a 50 g/km de CO2.

Ambas as motorizações HEV e PHEV estão disponíveis com uma transmissão automática de seis velocidades (6AT), recentemente desenvolvida, com eficiência de combustível melhorada.

Mais leve (com recurso a alumínio em vez de ferro no bloco), o novo motor ‘Smartstream’ 1.6 T-GDi utiliza a tecnologia de Controlo permanente da duração da Abertura Variável de Válvulas (CVVD), que regula a duração da abertura e fecho da válvula de acordo com as condições de condução, estando também equipado com a tecnologia de recirculação de gases de escape de baixa pressão (LP EGR) com o intuito de otimizar ainda mais a eficiência de combustível.

Versão Diesel ‘resiste’

O Santa Fe contará com um motor 2.2 Diesel com caixa automática de dupla embraiagem de oito velocidades (8DCT). O motor foi aprimorado para alcançar melhorias na eficiência de combustível e desempenho, dispondo igualmente de novo bloco do motor em alumínio em vez de aço, reduzindo o seu peso em 19,5 kg. Diferentes partes do motor foram aperfeiçoadas, incluindo por exemplo, a cambota, para reduzir a fricção interna e melhorar a eficiência de combustível.

Adicionalmente, o motor foi equipado com um sistema de injeção de 2200 bar (em comparação com o sistema de injeção de 2000 bar no motor anterior), melhorando o desempenho geral do motor. O motor de quatro cilindros produz 202 CV e 440 Nm de binário e está disponível com tração dianteira. A nova caixa de dupla embraiagem de oito velocidades permite uma melhoria na eficiência e na eficácia, graças ao aumento de 58% no binário, conseguido pelo desempenho otimizado de arrefecimento da embraiagem (com recurso a uma bomba elétrica de óleo dedicada para lubrificação).

A eficiência de combustível é melhorada em 3% através da redução de perda de potência do motor e do aumento de eficiência hidráulica, em comparação com os modelos de transmissão automática de oito velocidades.

Tração integral e modos de condução

Este novo SUV de grandes dimensões incorpora a tecnologia de tração integral HTRAC na motorização Plug-in. Esta tecnologia destina-se a permitir um manuseamento mais ágil e melhor aplicação de binário, dependendo da aderência das rodas e velocidade do veículo.

Além disso, pela primeira vez, o novo Santa Fe conta com um seletor de Modos de Terreno para condução em areia, neve e lama, assim como os modos de condução ‘Eco’, ‘Sport’ e ‘Comfort’. Adicionalmente, o modo Smart Driving, faz com que o veículo reconheça automaticamente o estilo de condução e seleciona o modo de condução mais adequado. No modo mais ecológico, a tração faz-se unicamente às rodas dianteiras.

Mais tecnologia

Este modelo dispõe de instrumentação de 12.3″ digital a que se junta ainda um ‘Head Up Display’ (HUD) que projeta informação relevante diretamente no para-brisas. A projeção de 8.0” garante uma ótima visibilidade, mesmo em diferentes condições de iluminação. A altura e o ângulo do HUD podem ser ajustados para corresponder às necessidades individuais do condutor.

Ao centro, o ecrã digital da Hyundai tem 10.25″, permitindo conexão com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, além de carregador sem fios (15 watts), entrada de carregamento USB para os passageiros traseiros, sistema de navegação, reconhecimento inteligente por voz e sistemas de conectividade melhorados. A marca destaca ainda as melhorias na vertente da qualidade e dos revestimentos, a par de iluminação ambiente de 64 cores disponíveis.

No equipamento de segurança, o Santa Fe destaca-se por contar com o pacote de tecnologias SmartSense, que oferece, entre outros elementos, a Travagem Autónoma de Emergência (FCA) com função de travagem na mudança de direção em cruzamentos (uma novidade), cruise control Inteligente com base na Navegação (NSSC), assistência de prevenção de colisões durante o estacionamento à retaguarda, Sistema Remoto de Estacionamento Automático (RSPA), radar de Ângulo Morto (BCA), monitorização do Ângulo Morto (BVM) e Assistência de Acompanhamento da Faixa de Rodagem (LFA).

Os primeiros modelos da Santa Fe a chegar aos concessionários serão as versões Diesel e híbrida (HEV), com os preços do primeiro a iniciarem-se nos 58.950€ e os do segundos nos 59.465€. O Plug-in irá chegar mais tarde, em junho, com preços a partir dos 64.900€. A marca terá em vigor uma campanha extra de retoma de 2000€ da viatura usada dos clientes.

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