Visual mais evoluído, mais tecnologia e uma maior tendência de eletrificação, incluindo uma variante plug-in (PHEV): estes são os traços gerais da nova geração do Skoda Kodiaq, modelo de estilo SUV que faz ainda do espaço a bordo e a das muitas soluções de conveniência dois argumentos de peso.

Abre-se um novo capítulo para o Kodiaq, que foi o primeiro dos SUV lançados pela Skoda em meados da década de 2010, trazendo consigo vários pontos fortes na funcionalidade, dinamismo de condução e bastante espaço a bordo. No total, a primeira geração já vendeu mais de 800 mil unidades em 60 mercados em redor de todo o mundo.

No capítulo do design, o novo Kodiaq revela um aspeto mais musculado e arrojado, com dianteira marcada pela grelha hexagonal de grandes dimensões com lamelas verticais, ao passo que os grupos óticos estão bipartidos, numa evolução do desenho da primeira geração, incorporando tecnologia LED (opcionalmente LED Matrix de segunda geração com 36 segmentos individuais). O capot foi também redesenhado, incorporando o novo logótipo da Skoda.

A lateral revela grande ‘limpeza’ em termos de arestas e vincos, destacando-se a linha de cintura elevada e o pilar C com maior superfície vidrada. Já a traseira conta com um para-choques que se ‘liga’ com as proteções em plástico negro das cavas das rodas, com o destaque a ser os farolins
em unidos horizontalmente para conferir uma sensação de maior largura. A vertente aerodinâmica melhorada traduz-se num coeficiente de arrasto de 0.282.

O novo Kodiaq apregoa ainda uma melhoria do espaço interior, tanto para os passageiros, como para as bagagens, crescendo seis centímetros no comprimento, para 4578 mm. A capacidade da bagageira foi aumentado também para os 910 litros na variante de cinco lugares.

Interior redesenhado e mais tecnológico

O interior foi totalmente redesenhado, com o foco principal a ser o ecrã central tátil de 13” de visual flutuante, complementado por um cockpit virtual composto por um ecrã de 10”. Opcionalmente, pode equipar tecnologia head-up display para apresentação de informações de condução.

Abaixo do ecrã central com o novo sistema de infoentretenimento da marca, encontram-se novos comandos multifunções a que a Skoda deu o nome de ‘Smart Dials’ (comandos inteligentes), três botões rotativos e de pressão que integram ecrãs que identificam as funções que estão a desempenhar naquele momento. Já o seletor da caixa de velocidades passou da consola central para a coluna de direção, libertando espaço entre os dois bancos. Os bancos ergonómicos opcionais são mais orientados para o conforto e oferecem uma função de massagem com dez almofadas insufláveis.

O novo SUV está sempre online e oferece uma variedade de serviços móveis e aplicações, com um ecrã tátil de 10” (incluindo rádio digital, controlo por gestos e comandos de voz) nas versões de equipamento inferiores e de 13” nas versões mais equipadas com navegação. O carro está equipado com quatro portas USB-C com 45 watts de potência para carregamento rápido de dispositivos móveis. Um novo recurso é o carregamento sem fio aprimorado, que permite que dois smartphones sejam carregados sem fios simultaneamente com 15 watts de potência.

De série, o Kodiaq conta com oito altifalantes, embora o sistema de som opcional da Canton eleve esse número para 14.

De ligar à tomada pela primeira vez

Pela primeira vez, o Kodiaq passa a dispor de um sistema híbrido plug-in com uma potência combinada de 204 CV, para uma autonomia em modo elétrico superior a 100 quilómetros em ciclo WLTP.

Adicionalmente, a nova geração deste SUV passa a contar também com tecnologia mild-hybrid de eletrificação simples no caso do 1.5 TSI a gasolina com 150 CV de potência. A gama de motorizações a gasolina conta ainda com um 2.0 TSI a gasolina e dois 2.0 TDI de 150 CV e de 193 CV de potência, com a marca checa a manter assim uma ampla variedade de opções na sua gama. Todos os motores estão associados a caixas automáticas de dupla embraiagem (DSG), ao passo que as variantes a gasolina e turbodiesel mais potentes contam com tração integral.

As novidades abarcam também o chassis, com o Kodiaq a introduzir a tecnologia DCC Plus de controlo dinâmico que permite variar as facetas de condução. O sistema conta com duas válvulas separadas que controlam as fases de compressão e de ressalto da suspensão, resultando assim num controlo mais rápido do amortecimento e num dinamismo melhorado, mantendo ao mesmo tempo os elevados índices de conforto.

Tecnologicamente, o novo Kodiaq revela também uma série de novidades nos assistentes de segurança, como o ‘Turn Assist’ (assistente de curva), que ajuda a prevenir colisões em cruzamentos, ou o estacionamento remoto que é ativado a partir de uma app e que pode gravar até cinco manobras de estacionamento, executando-as de forma sozinha posteriormente.

Uma melhoria no sistema de deteção de veículos no ângulo morto permite agora detetar veículos de 70 até 90 metros, melhorando a segurança, sobretudo nas autoestradas. O ‘Traffic Jam Assist’ renovado oferece também uma visualização melhorada do ambiente envolvente do veículo no virtual cockpit. O novo Kodiaq dispõe de até nove airbags, incluindo airbags laterais opcionais nos lugares traseiros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.